Guia completo do Pro Clubs FIFA 21: modos de jogo, customização, como evoluir o jogador e dicas para arrasar nos gramados virtuais

Opa! Tá começando sua trajetória no Pro Clubs do FIFA 21 e caiu de paraquedas? Seus problemas acabaram! Preparamos um guia completo para você entender todas as características essenciais desse modo que virou xodó dos jogadores.

Ainda que o Pro Clubs não seja tão popular quanto o Ultimate Team, atrai milhões de players toda edição – principalmente aqueles que gostam de jogar com os amigos.

Abaixo você aprenderá a customizar seu personagem, entenderá como funciona a evolução de atributos e descobrirá tudo o que dá pra fazer no modo. Partiu?

O que é o Pro Clubs?

pro clubs fifa
Customização no Pro Clubs FIFA

Pro Clubs é um modo cooperativo muito popular no FIFA, que existe desde a edição 2009. A premissa consiste em criar o seu próprio jogador, também conhecido como Craque Virtual, e disputar partidas jogando apenas em uma única posição.

Sim! Ao contrário dos modos normais, os quais é preciso controlar todos os atletas de uma equipe, no Pro Clubs você entra em campo usando apenas um.

Dá pra jogar online com até 11 pessoas no mesmo time. Você pode juntar seus próprios amigos e criar um clube ou pisar no gramado com players aleatórios.

Atacante, meia, defensor e até goleiro: basta escolher sua função preferida, customizar seu jogador, ganhar pontos de habilidade e se tornar um verdadeiro craque.

Como jogar Pro Clubs no FIFA?

Como jogar Pro Clubs no FIFA
Você precisa de PS Plus para entrar no modo

O primeiro passo para jogar Pro Clubs no FIFA é ter uma assinatura PS Plus, pois o modo é online. Depois disso, é só entrar no jogo e customizar seu boneco.

A personalização é completa: peso, altura, rosto, cabelo, chuteira e por aí vai. Dá pra escolher até a maneira como seu jogador corre, bate falta e comemora um gol.

Depois disso, é hora de escolher sua posição e distribuir os primeiros pontos nas seis árvores de habilidades disponíveis: físico, defesa, condução, passe, finalização, ritmo e goleiro. A divisão, obviamente, vai depender do setor onde seu atleta costuma jogar.

banner fifa 2

Leia mais sobre games:

Como evoluir no Pro Clubs?

Como evoluir no Pro Clubs
Árvores de habilidades do Pro Clubs FIFA

O Pro Clubs gira em torno do seu boneco. Para evoluí-lo, é preciso ganhar pontos de experiência disputando partidas. Quanto mais XP acumulada, melhores serão os atributos básicos do personagem como cabeçada, potência do chute, agilidade, etc.

Ao fim de cada jogo, você ganha uma quantia de experiência que é calculada através de sua nota geral (0 a 10) e ações realizadas em campo, como marcar gols, dar assistências, desarmar adversários ou um simples ato de tocar a bola.

No site oficial da EA Sports é possível acessar a tabela de experiência por nota alcançada, a lista completa de ações e quanto de XP cada uma delas proporciona ao jogador.

Vale lembrar que os atributos básicos vão subir automaticamente, sem a necessidade de ter que adicioná-los manualmente. Os tipos de qualidades que serão evoluídas dependem da posição do seu atleta.

Jogar partidas também te dará pontos de habilidade, que vão deixar seu craque virtual ainda mais poderoso. Esses sim precisam ser adicionados de forma manual nas árvores que citamos acima – e vão depender de suas escolhas pessoais.

Experiência pode ser acumulada em qualquer modo do Pro Clubs. Já os pontos de habilidade são ganhos apenas nas Partidas Improvisadas, de Liga ou de Copa. Existe também um overall máximo para cada posição. Não dá pra evoluir seu jogador pra sempre.

Ah, dá pra trocar de posição a qualquer momento. Você vai conseguir redistribuir todos os pontos da habilidade. A XP dos atributos também será dividida novamente.

Modos de jogo do Pro Clubs

modos de jogo pro clubs
Chame seus amigos e batam uma gameplay!

Se você joga sozinho, só poderá entrar em Partidas Improvisadas. Elas são feitas especialmente para reunir players sem clubes. São válidas para ganhar XP, pontos de habilidade e, claro, experiência no Pro Clubs.

Se você tem um time formado, então poderá disputar a Liga. A cada divisão é possível realizar 10 partidas. Ao fim desse período, dependendo da performance, sua equipe permanecerá, subirá ou cairá de divisão. Existem 10 divisões no total e esse modo pode ser jogado a qualquer momento.

A Copa é uma terceira opção para quem joga em grupo. Ao contrário da Liga, as Copas ficam disponíveis de tempos em tempos. Quando estiver aberta, seu clube entra e enfrenta outras equipes no formato mata-mata.

Dicas para jogar Pro Clubs FIFA

dicas para jogar pro clubs
Menu do Pro Clubs

A primeira dica para mandar bem no Pro Clubs é moldar o físico do seu personagem e distribuir as skills de acordo com a posição. Defensores, por exemplo, normalmente precisam ser altos e fortes. Já pontas, baixinhos e velozes. E assim por diante.

O segundo conselho pode parecer trivial, mas muita gente acaba esquecendo na hora de dar os primeiros passos: Pro Clubs é um modo extremamente coletivo. Fique calmo, evite ser fominha e na hora de defender, marque em bloco com seus amigos.

A terceira recomendação é pra quem gosta de jogar de goleiro: comece em outra posição. É mais negócio juntar pontos de habilidades como meia, atacante ou até mesmo defensor – e só depois ir pro gol, pois aí você terá muito mais skills para redistribuir. Arqueiros no começo do Pro Clubs são extremamente horrorosos. Vai por mim.

A dica final é focar nas partidas de liga. É jogando elas que você vai evoluir seu boneco de forma mais rápida. Além disso, quanto maior sua divisão, melhores serão os bots. Nem sempre você terá um time completo pra jogar, né?

Chegamos ao fim do nosso guia completaço sobre Pro Clubs! Agora é a sua vez, hein? Crie seu atleta, evolua bastante, chame seus amigos e se destaque nos gramados virtuais! Um grande abraço e até a próxima.

*Última atualização feita em 22 de abril de 2021

Salvar