Âncora, AWPer, lurker e mais: saiba quais são as posições do CS:GO e entenda seus respectivos objetivos dentro do jogo

Quais são as posições do CS:GO? Quais são as funções do CS:GO?

Você é novato no famoso FPS da Valve e não conhece as principais atribuições do jogo? Pô, não se preocupe. Depois de ler o nosso texto pode ter certeza que sua mente vai clarear!

Diferentemente de League of Legends e DotA 2, dois games com tarefas muito bem definidas entre os players de uma equipe, no Counter-Strike a dinâmica é um pouquinho diferente. Existem posições primárias, outras desempenhadas apenas no lado CT e outras exclusivas de TRs. Calma que a gente te explica tudo! Segue o fio.

Posições do CS:GO

  • AWPer (primária)
  • IGL (primária)
  • Âncora (CT)
  • Coringa (CT)
  • Rotativo (CT)
  • Entry fragger (TR)
  • Lurker (TR)
  • Suporte (TR)

As posições primárias são aquelas que podem ser acumuladas. Um AWPer pode ser In-Game Leader ao mesmo tempo, por exemplo. Já as demais são divididas entre terroristas e contra-terroristas. Vamos esmiuçar tudo abaixo!

Posições do CS:GO (primárias)

  • AWPer
  • IGL

AWPer

curiosidades sobre fallen
FalleN é um dos AWPers mais famosos do CS:GO

Começamos a lista de posições do CS:GO com uma função clássica que é necessária em qualquer equipe. Estamos falando do AWPer, ou seja, o jogador que empunha a AWP – a sniper mais poderosa do jogo.

O AWPer é o cara que precisa ter a mira afiada, pois seu principal objetivo é eliminar adversários de longa distância. Afinal, a AWP possui dois scopes de precisão. Ele também tem que ser ágil para arrastar a mira no corpo dos inimigos (ou na cabeça, de preferência). É uma role muito difícil que demanda treinamento intenso!

O sniper fica a maior parte do tempo cravado em pixels específicos do mapa, justamente para “pescar” alguém desprevenido. Ele também se movimenta para outro pontos com o intuito de colher informações.

Existe também o que chamamos de “second AWPer”, isto é, o segundo sniper do time. É o player que não joga o tempo inteiro nessa função e que só pega a AWP em situações bem pontuais da partida.

Atletas que jogam de AWPer: Gabriel “FalleN” Toledo (Brasil), Nicolai “device” Reedtz (Dinamarca) e Oleksandr “s1mple” Kostyliev (Ucrânia).

IGL

posicos do csgo
arT é o capitão da FURIA

IGL significa In-Game Leader. Trazendo para o português, é como se fosse uma espécie de capitão da equipe. É o jogador que fica encarregado de orquestrar jogadas, organizar chamadas e comandar todas as ações que acontecem no mapa.

O IGL precisa observar a partida como um todo e não focar apenas na sua própria visão. O player responsável por essa função precisa conhecer o Counter-Strike na palma da mão e gravar todas as estratégias desenvolvidas nos treinos.

Existem diversos tipos de In-Game Leaders. Alguns são mais pragmáticos e seguem à risca o que foi treinado. Outros são mais soltos e costumam improvisar. Depende da personalidade de cada capitão.

Atletas que são IGL na atualidade: Dan “apEX” Madesclaire (França), Peter “stanislaw” Jarguz (Canadá) e Andrei “arT” Piovezan (Brasil).

Leia mais sobre games:

Posições do CS:GO (lado CT)

  • Âncora
  • Coringa
  • Rotativo

Âncora

Funções do CSGO
TACO é conhecido por jogar na posição de âncora

Existem posições do CS:GO específicas do lado contra-terrorista. E a função “âncora” é uma delas. Trata-se do jogador que fica fixo no bombsite até que a C4 seja localizada. É seu dever proteger o perímetro enquanto os demais colegas rotacionam pelo mapa.

Algumas equipes utilizam um âncora para cada bombsite. Outras preferem cobrir os dois bombsites com apenas um jogador. As estratégias variam.

Atletas que costumam jogar como âncoras: Epitácio “TACO” de Melo (Brasil), Peter “dupreeh” Rothmann (Dinamarca) e Finn “karrigan” Andersen (Dinamarca).

Coringa

Roles do CSGO
flamie é um exemplo clássico de coringa

O coringa é o jogador que transita entre os bombsites. Portanto, precisa estar ligado nos 220v. Seus principais objetivos são conseguir informações, pegar algum adversário bobeando no mapa e organizar jogadas, sejam elas ofensivas ou defensivas.

Os coringas podem jogar tanto com rifles quanto AWPs. Esse tipo de jogador é também conhecido como “playmaker”, justamente pela capacidade de criação e improvisação.

Atletas que costumam jogar como coringas: João “felps” Vasconcellos (Brasil), Timothy “autimatic” Ta (Estados Unidos) e Egor “flamie” Vasilev (Rússia).

Rotativo

Quais são as posições do CSGO
fer costuma jogar de rotativo no lado CT

O rotativo é um meio termo entre âncora e coringa: não fica plantado no bombsite como o primeiro; mas não se movimenta a todo instante como o segundo. Deu pra pegar a ideia?

Seu principal objetivo é ajudar as outras posições. Pegar alguma informação inimiga, estar junto ao coringa para criar jogadas ou ajudar o âncora a defender alguma tentativa de entrada terrorista.

Atletas que costumam jogar como rotativos: Fernando “fer” Alvarenga (Brasil), Kirill “ANGE1” Karasiow (Rússia) e Haowen “somebody” Xu (China).

Posições do CS:GO (lado TR)

  • Entry fragger
  • Lurker
  • Suporte

Entry fragger

o que é entry fragger
gla1ve é entry fragger na Astralis

Agora chegou a hora de apresentar a vocês as posições do CS:GO que dizem respeito ao lado terrorista. Começando com a mais clássica de todas: entry fragger.

O entry fragger possui várias funções dentro do mapa, porém é bom destacar as duas mais importantes. A primeira é durante a marcação. Ele joga sozinho para ganhar mapa e aumentar a área de controle de sua equipe.

A segunda é durante as invasões aos bombsites. É ele que costuma “dar a cara” primeiro para buscar eliminações saindo de smokes, flashs e covers. Por ser o player que “entra” antes de todo mundo (por isso entry fragger), geralmente morre mais vezes do que os demais companheiros.

Atletas especialistas em entry frag: Havard “rain” Nygaard (Noruega), Lukas “gla1ve” Rossander e Leon “Ryotzz” Felipe (Brasil).

Lurker

biografia de coldzera
cold é um dos maiores lurkers da história do CS:GO

O lurker é uma das posições mais complexas do CS:GO, pois ela pode funcionar de três formas diferentes. Vamos dar uma olhada nelas?

O primeiro tipo é o que conhecemos aqui no Brasil como “costinha” – o lurker mais tradicional das composições TR. O player fica isolado da equipe, estaciona em algum local do mapa e joga na reação do adversário. Ele pode eliminar alguém rotacionando naquele local, pegar informação ou simplesmente achar nada. A paciência aqui é fundamental.

O segundo tipo é o lurker “distração”. Ao contrário do costinha, ele jogará de forma ativa, porém ainda isolado do time. Não aguardará a movimentação inimiga e tentará surpreender algum bombsite. Enquanto isso, o resto da equipe vai tentar invadir outro setor. Pode funcionar. E pode não funcionar. Depende um pouco da sorte.

O terceiro tipo é o lurker que não atua isolado. Ele simplesmente será o último do quinteto em alguma execução. Essa situação acontece quando a equipe quer entrar com força total no bombsite desejado.

Atletas que são referências como lurker: Marcelo “coldzera” David (Brasil), Emil “magisk” Reif (Astralis) e Vincent “happy” Cervoni (França).

Suporte

o que é suporte csgo
Xyp9x é um exemplo de suporte (e bom clutcher)

Finalizamos nossa lista de posições do CS:GO com o suporte. É normalmente quem se sacrifica para pegar trocas e coordena o lançamento de utilitários.

Não é o primeiro a entrar na execução (como o entry fragger) e nem atua isolado no mapa (como o lurker). Ele aguarda a passagem dos primeiros companheiros para depois adentrar o perímetro, mas isso não é sinônimo de vida fácil.

Os suportes geralmente precisam lidar com os utilitários lançados pelos inimigos e por vezes se encontram em situações de clutch. É preciso ter sangue frio para executar todas essas obrigações!

Atletas que costumam jogar de suporte: Andreas “Xyp9x” Hojsleth (Dinamarca), Gabriel “FalleN” Toledo (Brasil) e Vinícios “PKL” Coelho (Brasil).

Pronto! Agora você sabe quais são todas as posições do CS:GO. Gostou desse guia? Sugere algum complemento? Não deixe de participar nos comentários!

Leia também:

*Última atualização feita em 25 de setembro de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin