Não há como negar, o Brasil está fazendo história da edição de 2023 dos Jogos Pan-Americanos. Até o momento já são mais de 50 medalhas conquistas em cinco dias de torneio.

Na disputa do Remo, por exemplo, o país Canarinho tem outro motivo para comemorar. A delegação brasileira derrubou um tabu de 36 anos após uma conquista para lá de especial. Confira todas as informações agora, no Esportelândia.

Lucas Verthein, atleta que queboru tabu de 36 anos no Pan-Americano 2023

Quais esportes você ama? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:

O tabu de 36 anos quebrado pela Brasil

A última vez em que o Brasil havia conquistado uma medalha de ouro no remo em edições dos Jogos Pan-Americano foi em 1987. Na época, a dupla Ricardo e Ronaldo Carvalho realizaram o feito em Indianápolis, nos Estados Unidos.

Desde então, nunca mais o Brasil havia conseguido repetir a conquista, entrando em um tabu de 36 anos. No entanto, a manhã desta quarta-feira (25) vai entrar para a história.

Com o tempo de 6min58s76, o brasileiro Lucas Verthein deixou para trás o norte-americano Plihal James e o mexicano Juan Jose Rodriguez, conquistando a medalha de ouro no skiff simples masculino do remo e quebrando a marca indigesta.

Após a conquista, o Lucas Verthein falou sobre a importância do feito realizado e ainda disse que agora seu objetivo se tornou a medalha olímpica.

Esse resultado representa tudo. Representa um marco na história do nosso remo brasileiro, o início de uma nova história. Agradecer por estar vivendo esse momento, por todo mundo que esteve envolvido nessa vitória. Não tem como numerar, não tem como descrever quantas pessoas foram. 

É histórico, é para o Brasil e é tudo. Agora eu quero mais, quero Paris, quero a medalha olímpica. Vai estar todo mundo trabalhando por isso, assim como eu.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: