Nascido em 9 de março de 1999, em Tupã, interior de São Paulo, Yago Mateus dos Santos é um dos principais nomes do atual cenário do basquete brasileiro. Atuando na posição de armador, o jogador é considerado o líder da nova geração da modalidade no país.
Revelado pelas categorias de base do Palmeiras, clube da capital paulista, Yago também passou por outras equipes de renome do Brasil até desembarcar no basquete europeu, onde joga hoje, defendendo as cores do Estrela Vermelha.
Veja as estatísticas de Yago Mateus, craque do basquete brasileiro
A carreira de Yago Mateus
Considerado um dos grandes talentos do basquete brasileiro na década de 2010, Yago Mateus iniciou a sua trajetória no esporte atuando pelo Palmeiras. Mas como a equipe possui apenas a categoria de base, sem time profissional, o jogador foi revelado pelo Paulistano.
Ainda aos 16 anos, Yago Mateus foi um dos grandes nomes da equipe da capital paulista na temporada de 2016/17 do NBB, o Novo Basquete Brasil, considerada a principal liga da modalidade no país. Na época, a promessa colaborou de forma significativa para a campanha do clube paulista, que chegou na final da competição.
Ainda em 2017, Yago participou do Adidas Global Nations, realizado em Houston, no Texas, nos Estados Unidos. O brasileiro integrou o time latino da competição, que reúne os melhores do mundo entre 17 e 18 anos, terminando no 3º lugar.
O primeiro título profissional de Yago Mateus veio ainda em 2017, quando o Paulistano se tornou campeão do Campeonato Paulista de basquete, após derrotar o Franca, fora de casa. No ano seguinte, o atleta foi convidado para o Jogo das Estrelas do NBB.
Ainda em 2018, Mateus faturou o primeiro título nacional de sua carreira ao ajudar o Paulistano a vencer o Mogi na final do NBB, levando o troféu para casa. Na última partida do confronto, foi o cestinha do jogo, com um total de 21 pontos e cinco rebotes.
A história de Yago Mateus com o Paulistano terminou na temporada 2019/20, depois de quatro anos defendendo o clube de São Paulo. A partir de então, se iniciou uma nova era para o atleta, que foi defender as cores do Flamengo, do Rio de Janeiro.
Assista aos lances de Yago Mateus no Paulistano
O nome de peso do Flamengo
Yago Mateus foi contratado pelo Flamengo em julho de 2020. Mas a primeira grande conquista com o Rubro-negro foi no ano seguinte, quando venceu o NBB pela 2ª vez na carreira, ao passo que o clube vencia pela 7ª vez em sua história.
Mas as condecorações não pararam por aí, uma vez que Yago foi eleito o MVP das finais daquele campeonato. Durante a conquista do título, foi o jogador com maior média de tempo de quadra por jogo. A média de pontos ficou em 11,5 em 37 partidas.
Além disso, Yago Mateus ajudou o Flamengo a conquistar, ainda naquele ano, a Champions League das Américas e a Copa Super 8, torneio de tiro curto do NBB, caindo de vez nas graças da Nação.
A passagem do jogador pelo clube do Rio de Janeiro teve fim em 2022, depois da conquista da Copa Intercontinental, enfrentando equipes como Zamalek SC (EGI), Hereda San Pablo Burgos (ESP), e Lakeland Magic (EUA).
Você ama outros esportes além de basquete? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
Carreira internacional
A estreia de Yago Mateus por um clube que não fosse brasileiro aconteceu na temporada de 2022/23, pelo Ratiopharm Ulm, da Alemanha. Curiosamente, o mesmo clube que havia contratado também o brasileiro Cristiano Felício anos antes.
Pela equipe alemã, Yago terminou a sua primeira temporada com uma média de 15 pontos, 3,5 rebotes e 5,7 assistências, chegando ao número de 15,3 de efetividade. Mateus foi responsável por dar ao Ratiopharm Ulm o seu primeiro título da liga nacional de sua história, se tornando o MVP das finais.
Mas como não é possível omitir as partes desagradáveis, é necessário dizer que o jogador brasileiro foi vítima de insultos racistas durante partida da EuroCopa, contra o Joventut Badalona, da Espanha.
Yago Mateus deixou o time alemão na mesma temporada.
Mais um "caso isolado" lá na Espanha…
O brasileiro Yago Mateus foi vítima de racismo no meio de uma partida de basquete (percebam a racista ao fundo gritando "mono").
Isso é um absurdo, eles têm passe livre pra serem racistas e nada acontece.pic.twitter.com/bQAxsl7eK3
— NBA da bad (@NBAdabad) February 8, 2023
Passagem pelo Chicago Bulls
O grande ano pelo Ratiopharm Ulm, no qual se tornou MVP das finais, deu grande visibilidade ao armador do Brasil, que foi convidado para disputar a Summer League da NBA, pelo Chicago Bulls, equipe em que a lenda Michael Jordan fez história no basquete.
Yago Mateus esteve presente em quatro jogos da equipe norte-americana, terminando a competição com uma média de 8,3 pontos e 4,5 assistências por jogo.
É O BRASA 🇧🇷
O Chicago Bulls postou um vlog do Yago sobre a passagem dele na Summer League
pic.twitter.com/aBZYwWTBwe— NBA do Povo 🏀🇧🇷 (@NBAdoPovo) July 13, 2023
De volta à Europa
Em 17 de julho de 2023, Yago Mateus acertou com o Estrela Vermelha, da Sérvia, clube quatro vezes campeão nacional. Atuando no velho continente, o jogador já conseguiu se tornar o brasileiro com mais assistências em uma única partida da Euroliga.
Na derrota da equipe sérvia para o Zalgiris Kaunas, da Lituânia, foram 14 passes decisivos distribuídos para os seus parceiros de time anotarem a cesta.
O primeiro título de Yago Mateus no Estrela Vermelha veio no último dia 17 de fevereiro, com a conquista da Copa da Sérvia, contra o Partizan.
COM 10 SEGUNDOS NO RELÓGIO, YAGO DOS SANTOS VENCE O JOGO PARA O ESTRELA VERMELHA NO DERBY SÉRVIO VS PARTIZAN!
🎥 – @meridianbet pic.twitter.com/PZhbANFRCB
— Coast to Coast Brasil | NBA (@brasilcoast2) January 28, 2024
Seleção Brasileira
A estreia de Yago Mateus na Seleção Brasileira de basquete aconteceu ainda em 2017. O primeiro jogo foi contra o Chile, em 24 de novembro daquele ano. Apesar da pouca idade, o jogador foi o líder em assistências da equipe na partida, ao lado de Ricardo Fischer.
O primeiro título com a Amarelinha veio em agosto de 2018, quando o Brasil foi campeão do Sul-Americano Sub-21, contra a Argentina. Yago anotou um total de 20 pontos naquele dia, levando o troféu de MVP da competição.
Em julho de 2022, Yago venceu outro prêmio de MVP com a Seleção, agora na disputa do GLOBL Jam, na cidade de Toronto, no Canadá. A equipe brasileira conquistou a medalha de ouro no torneio.
Em 2023, o armador liderou a Seleção Brasileira na disputa da Copa do Mundo de basquete. No jogo contra a Costa do Marfim, marcou um duplo-duplo e levou o país à 2ª fase da competição, se destacando para o planeta inteiro.
Em duelo contra o Paraguai pelas Eliminatórias da AmeriCup 2025, na última sexta-feira (23), Yago Mateus concedeu entrevista exclusiva ao Esportelândia, onde falou sobre o atual momento do Brasil e a expectativa pela vaga nas Olimpíadas de Paris 2024.
Eu estou feliz. A gente teve pouco tempo de treino, mas deu para mostrar o que a gente faz de melhor, que é correr, chutar de 3 pontos e defender forte.
Além do jogo, eu estou mais feliz de estar ao lado da minha família, ao lado dos torcedores e de vir para o Brasil de novo, para coroar um grande ano que eu tive.
Continuem nos apoiando, não só eu, mas a seleção em si. Somos jovens, a gente particularmente gosta disso, a gente gosta de jogar para a torcida, de realmente dar show.
Sem dúvida (o Brasil vai para as Olimpíadas)! Se a Olimpíada fosse agora, a gente estaria preparado, mas como é daqui uns meses, a gente vai estar ainda mais preparado. Está todo mundo confiante para ir lá e buscar a vaga.
Ver essa foto no Instagram
Aproveite para se aprofundar ainda mais em nossos outros conteúdos:
- Líder da geração, Yago Mateus revela chance de vaga do Brasil em Paris 2024: “Sem dúvidas que…”
- Jogador do Corinthians tem atuação de gala na vitória da Seleção Brasileira
- Após amassar o Paraguai, Yago Mateus exalta desempenho do Brasil: “Gostamos de dar show!”
- Definida a sede para a Copa do Mundo de basquete feminino 2026
- NBA no Brasil? Dirigente da liga fala a verdade sobre chance do país receber jogos
- Eliminação do Brasil no Pré-Olímpico marca despedida de lenda do basquete nacional
- Com investimento milionário, Corinthians tem plano ousado para basquete 2024
Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.