Trae Young é um dos principais jogadores da nova geração da NBA. Nascido em 19 de setembro de 1998, em Lubbock, Texas, Young é conhecido por seu poderio ofensivo, sendo um ótimo pontuador, driblador e assistente. Trae é um especialista na bola de três, tendo um estilo de jogo semelhante ao de Stephen Curry.

Draftado em 2018 pelo Dallas Mavericks, foi trocado para o Atlanta Hawks por Luka Doncic ainda no dia da escolha. Ainda não conquistou títulos, tendo chegado até a final de conferência uma vez, mas acabou derrotado. Jogador de uma das franquias mais icônicas da NBA, os Atlanta Hawks, o jogador é um dos pilares da equipe.

Biografia de Trae Young

Trae Young é filho de Candice e Rayford Young. Seu pai jogou basquete na Texas Tech e profissionalmente na Europa. Ele tem três irmãos mais novos, sendo um homem e duas mulheres. Trae também tem um tio que jogou basquete universitário no NAIA. O jovem Trae Young foi criado em Pampa, Texas, por sua mãe e avós paternos, enquanto seu pai jogava na Europa.

Young frequentou a Norman North High School e em sua primeira temporada com o time teve médias de 25 pontos, 5 assistências e 4 rebotes por jogo, ajudando sua escola a vencer o torneio regional em 2015. Na temporada seguinte sua média de pontos disparou, subindo para 34.2 levando o time a um recorde de 28–4, ganhando o título regional e ficando em segundo lugar no jogo do campeonato Oklahoma Classe 6A de 2016.

No último ano do ensino médio chegou a uma média incrível de 42,6 pontos por jogo. Foi para Universidade de Oklahoma e ao longo da temporada de 2017 começaram as primeiras comparações com Stephen Curry pelo estilo de jogo. Fez ótimos jogos e em uma partida atingiu as 22 assistências, empatando o recorde de maior número de assistências em uma única partida da NCAA.

Com o decorrer da temporada recebeu elogios de Curry e LeBron James, além de ver sua possível posição no draft de 2018 subir para as três primeiras escolhas. Quebrou alguns recordes como calouro na Conferência Big 12. Liderou o país em diversas estatísticas, como pontos marcados, pontos por jogo, assistências dadas e assistências por jogo, dentro da conferência quebrou o recorde de maior número de pontos para um calouro, ultrapassando Kevin Durant e Michael Beasley.

Foi eleito Calouro do Ano e recebeu o Prêmio Wayman Tisdale. Young foi eleito o calouro do ano da Big 12 e esteve no primeiro time da conferência. Além disso, foi consenso que ele estaria no All-American First Team, que são os melhores jogadores universitários do país. Trae junto com Deandre Ayton e Marvin Bagley III foram eleitos para o primeiro All-American First-Team a ter três calouros.

No fim da temporada decidiu renunciar aos seus três anos restantes na universidade para ir para o draft da NBA. Foi selecionado na 5ª posição pelo Dallas Mavericks mas foi trocado no mesmo dia para o Atlanta Hawks. No fim de sua primeira temporada foi escolhido para o primeiro time de calouros. Na temporada seguinte conseguiu participar de seu primeiro All-Star Game, na sequência, mais uma temporada e a chegada na final da Conferência Leste. Em 2022 foi novamente All-Star e foi eleito para o terceiro time da NBA.

Estatísticas de Trae Young

As estatísticas de Trae Young mostram que o jogador tem ótimos números em pontuação e assistências, além de ser um grande arremessador, principalmente de três pontos e da linha do lance livre. Na temporada 2021/22, Trae teve suas melhores porcentagens de arremessos de quadra, arremessos de três pontos e de lances livres. Na temporada de 2022/23 teve pela primeira vez média de duplo-duplo, com 10.2 assistências e 26.2 pontos. Confira as estatísticas da carreira de Trae Young abaixo:

 

Recordes de Trae Young

Trae Young ainda é um jovem jogador na NBA e terá muito tempo para tentar bater alguns recordes da liga. Por enquanto seu recorde pessoal de pontos é de 56 em uma partida contra o Portland Trail Blazers. Além disso, ele empatou o recorde da franquia Atlanta Hawks que pertencia apenas a Dominique Wilkins e agora é dividido entre os dois, de 17 jogos consecutivos com 25 pontos ou mais. Confira os principais recordes de Trae Young abaixo:

 

Prêmios e títulos de Trae Young

Ao longo de sua carreira, Trae Young recebeu vários prêmios e títulos. Foi selecionado para o All-Star Game da NBA em duas oportunidades, mas não conquistou o título da NBA ainda, chegando até a final da Conferência Leste em 2021 mas perdendo para o Milwaukee Bucks de Giannis Antetokounmpo.

Esteve na primeira equipe de calouros em seu ano de estreia e também foi eleito para o terceiro time da NBA em 2022. Em seus tempos de faculdade ganhou disversos prêmios e esteve em vários times de melhores jogadores. Já saindo da escola esteve no McDonald's All-American, que reúne os melhores jogadores do ensino médio dos Estados Unidos, depois jogou uma temporada pela Universidade de Oklahoma antes de ir para a NBA e foi eleito Calouro do Ano nacional e esteve na primeira equipe de todo os Estados Unidos e também da Conferência Big 12.

Salário de Trae Young

Trae Young é um dos jogadores mais bem pagos da NBA. Entrou na liga já como uma estrela e assinou seu primeiro contrato, pós contrato de calouro na última temporada, tendo recebido cerca de 37 milhões de dólares. Esse valor irá aumentar até o último ano de contrato onde ele deve receber cerca de 48,9 milhões de dólares, para um total de cinco temporadas, recebendo 173 milhões de dólares.

 

Curiosidades de Trae Young

Além de suas habilidades no basquete, Trae Young tem algumas curiosidades a serem destacadas, a primeira é que o jogador adora um jogo de cartas e não vive sem um baralho, ficando sempre ocupado com isso nas viagens de avião da equipe pelo país. Young tem medo de pássaros, não é um medo muito comum e é conhecido como ornitofobia. Segundo Trae, ele viu uma amiga ser atacada por um pássaro e isso contribuiu para o medo dele.

O pai de Trae, Rayford Young teve uma boa carreira universitária jogando por Texas Tech, mas acabou não sendo escolhido por nenhuma equipe da NBA, com isso rumou para Europa onde jogou em diversos países como França, Itália, Portugal e Espanha. Quanto Trae Young ganhou em salários na NBA?

Quanto Trae Young ganhou em salários na NBA?

Trae Young estreou seu primeiro contrato, pós contrato de calouro na temporada passada, tendo recebido cerca de 37 milhões de dólares, esse valor aumentará até o quinto ano de contrato onde ele deve receber cerca de 48,9 milhões de dólares, para um total de cinco temporadas recebendo 173 milhões de dólares.

Qual foi a posição de Trae Young?

Trae Young é um armador na NBA.

Quanto calça Trae Young?

O atleta calça 12 na numeração dos Estados Unidos. No Brasil, é equivalente ao número 44.

Quem foram os pais de Trae Young?

Trae Young é filho de Russell Westbrook Jr. e Shannon Horton.

Onde nasceu Trae Young?

Seu local de nascimento é Lubbock, Texas.

Qual a altura de Trae Young?

Trae Young tem 1,85 metros de altura.

Estilo de jogo de Trae Young

Trae Young é um armador rápido, ágil e de muita técnica, tendo nas bolas de três pontos sua principal arma. Além disso sempre foi um grande pontuador e assistente, se destacando principalmente nos dribles e arremessos longos. Mesmo antes de chegar à NBA já era comparado com Stephen Curry pelo estilo de jogo, os dois tem muita habilidade nos dribles, arremessos de três pontos e infiltrações rápidas com bandeja.

Young ainda está em seus primeiros anos de liga mas ainda assim vem se destacando nesse curto período, tendo chegado até a final da Conferência Leste com sua equipe, porém perdendo para os favoritos do ano, o Milwaukee Bucks de Giannis Antetokounmpo. O jogador recebe críticas por não ser um bom defensor, mas ainda assim tem em seu repertório as roubadas de bola, apesar disso, sua defesa de perímetro realmente não é tão boa.

Legado de Trae Young e influência na NBA

Trae Young tem pouco tempo na liga para ter deixado um legado importante na NBA. Seu período na liga até o momento, o coloca como um dos principais atletas dos últimos cinco anos e um dos principais cestinhas desse período na NBA, além de ser também um dos principais assistentes da liga. Nas estatísticas, Young se destaca principalmente pelos pontos, sendo um pontuador prolífico em todo o seu período na liga, além disso, é um armador nato, encontrando companheiros em boas posições para marcar pontos.

Além disso, em cinco temporadas jogadas na NBA até o momento, ele se consolidou entre os melhores jogadores da liga com seu estilo de jogo muito parecido com o de Stephen Curry, mostrando que pode seguir os passos dele e ser uma influência para os jovens jogadores que adotem esse estilo de jogo, o que cada vez é mais comum na NBA dos novos tempos. Com isso, Trae ainda deve ter muitos anos para deixar seu nome marcado na liga e quem sabe conquistar alguns títulos, seja pelo Atlanta Hawks ou por outra franquia.