Imagina ter apenas 15 anos e já ultrapassar o irmão que joga na NBA? Esse é o caso de Eduardo Santos, o “Edu”, que aos 2,06m superou os 2,03m de Gui Santos, do Golden State Warriors.

E não é só a altura que impressiona. O jovem ala/pivô do Corinthians Basquete também mostrou serviço na Seleção Brasileira Sub-16 e vem chamando atenção nos principais camps do país.

Irmão de Gui Santos: o gigante Edu Santos, de 15 anos, que carrega a herança do basquete

Nascido em agosto de 2009, Eduardo Santos joga como ala/pivô e já mede 2,06m, a mesma altura de LeBron James.

Com passagem pelas categorias de base do Minas, ele hoje defende o Corinthians e foi destaque da Seleção Sub-16 na Copa América do México, onde vestiu a camisa 14, que pertenceu a Oscar Schmidt.

No torneio, Edu foi titular e ajudou o Brasil a chegar até as quartas de final. A equipe venceu a República Dominicana, mas caiu diante de potências como EUA, Canadá e Venezuela. Ainda assim, garantiu o 5º lugar da competição.

Com técnica apurada, mobilidade para a idade e um corpo já desenvolvido, Edu vem sendo tratado como uma das maiores promessas do país. E além da genética privilegiada, conta com uma rotina inspiradora de treinos e aprendizado familiar.

O peso de ser irmão de jogador da NBA

Filho de ex-jogadores e irmão de um atleta da NBA, Edu convive com o basquete desde que nasceu. Mas, segundo ele, isso é mais força do que pressão:

Minha mãe e meu pai jogam basquete, então ter essa família dentro de casa ajuda muito. Quando você tá mal, tá precisando de uma dica, tem sempre alguém que entende do assunto. Isso é muito bom.

Sobre a convivência com Gui Santos, o jovem destaca uma semelhança curiosa:

Uma coisa que eu faço bem parecida com o meu irmão, que todo mundo fala, é o sobrepasso. Sempre que eu faço, não tem erro. Puxei isso dele. E do meu pai, acho que puxei a parte dos rebotes. Ele era pivô, tinha 2,10m.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por @edusantos_4

Treinos com a elite do NBB e sonho com a NBA

Edu participou recentemente do NBB Elite Camp, uma espécie de laboratório para jovens talentos do Brasil. Lá, treinou com atletas mais velhos e ouviu conselhos de técnicos experientes como Jota Cuspinera.

É uma honra estar participando. Tem gente dois anos mais velha do que eu. Cara, você aprende com pessoas mais fortes. Tá sempre ali tomando umas porradas, mas evolui muito.

E ele não esconde o sonho de chegar no maior palco de basquete do mundo para performar contra os melhores, seguindo os passos de seu irmão, Gui Santos:

Meu sonho é participar de um draft da NBA, chegar na Europa, no mais alto nível. É isso que eu quero.

Qual é a altura de Eduardo Santos?

Eduardo Santos mede atualmente 2,06 metros, o que já o coloca acima da média até mesmo entre atletas profissionais. Ele é mais alto que seu irmão Gui Santos (2,03m) e está entre os jogadores mais altos da base brasileira.

Em que time joga o irmão de Gui Santos?

Edu Santos defende atualmente o Corinthians Basquete, nas categorias de base e LDB. Anteriormente, passou pelo Minas Tênis Clube e foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-16.

Eduardo Santos pode chegar à NBA?

Com 15 anos, 2,06m de altura e experiência internacional, Eduardo Santos já é observado como uma promessa real. Caso mantenha o desenvolvimento físico e técnico, tem todas as ferramentas para disputar um draft da NBA nos próximos anos.

Continue no Esportelândia e leia mais sobre basquete, suas curiosidades e as melhores histórias:

Eric Filardi Content Coordinator

Coordenador do Esportelândia desde 2021, é jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo. Autor do livro “Os Mestres do Espetáculo”, que está na biblioteca do Museu do Futebol de São Paulo. Passou por Jovem Pan, Futebol na Veia e PL Brasil.