O Draft da NBA de 2023 está marcado para o dia 22 de junho. Após a loteria definir a ordem das escolhas, as franquias da liga terão a oportunidade de contratar novas promessas para a próxima temporada.
Com isso, confiramos detalhes da história do pivô James Nnaji, promessa africana que estará no Draft deste ano e que se inspira em um conhecido nome do basquete brasileiro.
A promessa James Nnaji
Nascido em 14 de agosto de 2004, Nnaji cresceu em Makurdi, na Nigéria, e começou a jogar basquete lá. Em 2018, Nnaji mudou-se para a Ratgeber Basketball Academy, na Hungria.
Desse modo, Nnaji começou sua carreira no Pecsi VSK, time da liga húngara. Ele se mudaria da Hungria para o Barcelona em 2020, ingressando no FC Barcelona B.
A partir daí, ele se mudaria para o time A do FC Barcelona em 2021, fazendo 13 partidas na temporada 2021–22.
Nnaji se declararia para o Draft da NBA de 2023, onde foi classificado como o 24º maior candidato no ESPN Top 100.
James Nnaji's physical tools give him a great floor as a defender. He has great fundamentals with his stance and footwork on the perimeter. He's also really comfortable and disciplined with his drop coverage and rotations. Really impressive, especially at 18 years old. pic.twitter.com/ZKUuJPmNlb
— Tyler Metcalf (@tmetcalf11) June 17, 2023
Inspiração a Anderson Varejão
Revelação do Barcelona, o jovem nigeriano de 18 anos é projetado como uma escolha de primeira rodada no recrutamento deste ano.
Dessa forma, o atleta se inspira na lenda brasileira Anderson Varejão, com diversas passagens ao longo de sua carreira pela NBA.
A curiosidade é que Varejão também era atleta do Barcelona quando ingressou para o Draft da NBA, cenário atual do atleta africano.
James Nnaji is your morning motivation 📈
pic.twitter.com/XUHjew4jlP— You First (@TeamYouFirst) June 15, 2023
Estilo de jogo de James Nnaji e projeção na NBA
Nnaji faz todas as pequenas coisas de forma muito efetiva em quadra.
Assim, o nigeriano demonstra uma presença física impressionante e habilidades defensivas notáveis, o que o torna um prospecto desejado.
Com o jogo de trocas de marcação da NBA, há potencial para ele se torne uma peça valiosa, se conseguir traduzir suas habilidades defensivas, consequentemente.
Entretanto, sua capacidade de contribuir de forma efetiva no lado ofensivo da quadra ainda é uma dúvida. Melhorias em sua mecânica de lance livre e refinamento nas habilidades ofensivas serão determinantes para transformá-lo ou não em um pivô titular na NBA.