Draft da NBA de 2023 está marcado para o dia 22 de junho. Após a loteria definir a ordem das escolhas, as franquias da liga terão a oportunidade de contratar novas promessas para a próxima temporada.

Assim, falaremos de um dos possíveis destaques da NBA futuramente, Sidy Cissoko, atleta europeu e filho de um conhecido atleta olímpico africano.

A promessa Sidy Cissoko

Nascido em 2 de abril de 2004, é uma das promessas do basquete francês, no qual atua na NBA G League Ignite da NBA G League.

Crescendo na França, Sidy jogou basquete desde muito jovem e admirou Kyrie Irving, visto que ele era mais baixo que o resto de seus companheiros de equipe na época.

Ele alcançou o nível sub-15 com o CTC Center Essonne. Em 2017, aos 13 anos, Cissoko mudou-se para a Espanha e ingressou nas categorias de base do Baskonia.

Em 2020–21, Cissoko jogou com os reservas do Baskonia na Liga EBA da quarta divisão e obteve uma média de 17,4 pontos por jogo, líder da equipe.

Ele também levou o time júnior do Baskonia (sub-18) ao quarto lugar no campeonato nacional júnior, enquanto liderava a competição em pontos e assistências.

Carreira profissional

Cissoko foi convocado para o time principal do Baskonia antes da temporada 2021–22 da ACB.

Em 26 de setembro de 2021, Sidy fez sua estreia sênior pelo Baskonia aos 17 anos, jogando 28 segundos na derrota por 72–61 para Joventut Badalona. Isso permitiu que o clube espanhol mantivesse seus direitos europeus.

Poucos dias depois de sua estreia, Cissoko foi emprestado ao clube satélite do Baskonia, Iraurgi SB, na segunda divisão LEB Oro. Ele teve média de 10,8 pontos, 3,0 rebotes e 2,4 assistências em 32 partidas disputadas.

Cissoko também treinou com o time principal do Baskonia; ele disse mais tarde que aprendeu muito assistindo Wade Baldwin IV.

Posteriormente, Cissoko foi convidado para jogar no Nike Hoop Summit 2022 em Portland, Oregon, registrando três pontos, sete rebotes, quatro assistências e três roubos de bola em 23 minutos para a Seleção Mundial em uma derrota por 102 – 80 para a Equipe dos EUA.

NBA G League Ignite

Em 19 de julho de 2022, foi anunciado que Cissoko havia assinado com a NBA G League Ignite, uma equipe de desenvolvimento afiliada à NBA G League. O francês se tornou o primeiro jogador europeu a assinar com o Ignite.

Na época de sua contratação, Cissoko foi classificado como o terceiro melhor candidato europeu em sua classe por Jonathan Givony da ESPN, atrás dos compatriotas Victor Wembanyama e Rayan Rupert.

Cissoko foi um dos quatro jogadores do Ignite escolhidos para competir no Rising Stars Challenge no NBA All-Star Weekend de 2023, registrando um rebote, uma assistência e um roubo de bola para o Team Jason em uma derrota por 40–32 para o Team Joakim. 

Ele também foi um dos 24 jogadores nomeados para o próximo jogo inaugural da G League. Em 16 de janeiro de 2023, Cissoko marcou 21 pontos, o recorde da temporada, na derrota por 141–119 para o Fort Wayne Mad Ants.

Por fim, em 29 de março de 2023, Cissoko anunciou que estava entrando no draft de 2023 da NBA.

Pai olímpico

Uma das grandes curiosidades na vida de Sidy Cissoko, é que seu pai, Yaya Cissoko, foi atleta olímpico, mas não pela França, nacionalidade de Sidy.

Nas olimpíadas de 1980 em Moscou, Yaya defendeu a seleção senegalesa, mas que não obteve muito sucesso no torneio. Entretanto, o pai de Cissoko é reconhecido até hoje como uma estrela olímpica em seu país, já que Senegal não tem tradição em Jogos Olímpicos.