A Stock Car tem mais de 40 anos de história e é uma categoria que vem crescendo ainda mais nos últimos anos, tendo ganho bastante visibilidade e muitos adeptos. Esse crescimento pode ter acontecido também pela presença de grandes nomes.
Rubens Barrichelo e Felipe Massa participaram em algum momento da categoria, o primeiro, inclusive, foi campeão em 2022. Para conhecer mais sobre a Stock Car e tirar suas dúvidas, acompanhe esse texto!
Vamos explicar como surgiu, como ela funciona e quais são as regras. Também relacionamos pilotos e equipes, além de todas as provas.
Fique com a gente e sabia tudo sobre a Stock Car!
Conhecida por ser a mais importante e tradicional categoria do automobilismo brasileiro, a Stock Car é uma das queridinhas dos fãs de esportes a motor.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
O que é a Stock Car?
/https%3A%2F%2Fwww.esportelandia.com.br%2Fapp%2Fuploads%2F2023%2F03%2FStock-Car-2023-1.jpg)
A Stock Car é a principal categoria do automobilismo brasileiro, tendo sido criada em 1979. No início era uma categoria que utilizava apenas uma marca, já que tinha o apoio da Chevrolet, mas nos últimos anos Mitsubishi, Volkswagen e Peugeot, participaram.
Em 2019, todos os carros da Stock Car foram o Cruze, da Chevrolet. Já em 2020, com a entrada do Toyota Corolla, a categoria voltou a ter mais de uma marca e segue assim até hoje.
A igualdade do equipamento dos pilotos é garantida por itens como chassi, motor e câmbio idênticos para todos os competidores.
A Stock conta ainda com a Stock Car Light como categoria de base, em substituição ao Campeonato Brasileiro de Turismo.
A seguir, conheça mais detalhes da história da principal categoria do automobilismo no Brasil!
História da Stock Car
/https%3A%2F%2Fwww.esportelandia.com.br%2Fapp%2Fuploads%2F2020%2F02%2Fhistoria-da-stock-car.jpg)
A Stock Car foi criada pela Associação Brasileira de Revendedores Chevrolet e teve como inspiração a americana Nascar.
A primeira corrida da categoria foi disputada em 22 de abril 1979, no autódromo de Tarumã, em Viamão-RS. Participaram 10 carros que tinham a mesma concepção mecânica dos veículos de passeio sem os revestimentos internos.
Com um Opala 250 S, Affonso Giaffone ganhou as duas corridas da rodada dupla, tornando-se o primeiro piloto a vencer na Stock Car. Porém, o grande campeão da temporada inaugural foi Paulo Gomes.
Em 1982, a Stock Car expandiu fronteiras e realizou sua primeira corrida no exterior, no autódromo de Estoril, em Portugal.
Cinco anos depois, a carenagem dos carros passou a ser inserida sobre o chassi do Opala, com equipamentos de segurança mais sofisticados e ganhando em aerodinâmica e no desempenho.
Novas mudanças vieram na década de 1990. A General Motors passou a produzir um protótipo monobloco com o chassi do Opala e a organizar a Stock Car. Assim, foram realizadas rodadas duplas em conjunto com a Fórmula Chevrolet.
O chassi de Opala seguiu até 1994, quando a categoria adotou como veículo o Omega, adaptado para as corridas.
Evolução da Stock Car neste século
/https%3A%2F%2Fwww.esportelandia.com.br%2Fapp%2Fuploads%2F2019%2F04%2Frubens-barichello-campeao-stock-car.jpg)
Já nos anos 2000, a Stock Car aposentou os carros adaptados para corrida e passou a competir com bolhas que simulam um veículo sobre um chassi tubular, fabricado pela JL, empresa do ex-piloto Zeca Giaffone.
A partir de 2003, os carros passam a usar motores de oito cilindros importados dos Estados Unidos pela JL.
A categoria passou também a ser multimarca, com a entrada de montadoras como Mitsubishi, Peugeot e Volkswagen. Nesse período, as equipes começaram a usar a telemetria para ter mais informações e controle sobre o comportamento do carro.
A década também foi marcada pelo grande número de pilotos competindo, com 40 carros no grid em 2005. No mesmo ano, também foi realizada uma corrida inédita em Buenos Aires.
Já a primeira Corrida do Milhão em 2008, com o prêmio de US$ 1 milhão ao vencedor Valdeno Brito. No ano seguinte a categoria estreou nos circuitos de rua, com uma prova em Salvador vencida por Cacá Bueno.
Na segunda década deste século, o sucesso da Stock Car começou a atrair grandes pilotos com passagens nas principais categorias do automobilismo mundial, como Rubens Barrichello.
Ele conquistou seu 1º título apenas no seu segundo ano no campeonato. Em 2022, o ex-piloto de Fórmula 1 conquistou seu 2º troféu. Quer saber quem tem mais títulos na história da Stock Car? A gente conta agora mesmo!
Quem é o maior vencedor da Stock Car?
/https%3A%2F%2Fwww.esportelandia.com.br%2Fapp%2Fuploads%2F2020%2F02%2Fingo-hoffman-campeao-stock-car.jpg)
Em mais de 40 temporadas, a Stock Car teve 18 pilotos campeões. O recordista de títulos na categoria é Ingo Hoffmann, vencedor em 12 anos. O “Alemão”, como é conhecido, disputou 30 temporadas e alcançou 77 vitórias em 332 corridas.
Na sequência de maiores campeões da história da Stock Car vem Cacá Bueno, com 5 títulos. Vencedor da primeira edição em 1979, Paulo Gomes é outro grande nome da categoria, com 4 troféus.
Já Chico Serra e seu filho Daniel Serra conquistaram, cada um, 3 títulos seguidos, e estão ao lado de Ricardo Maurício na quantidade de títulos. Já Giuliano Losacco é bicampeão da Stock Car.
Relembre, a seguir, todos os vencedores da história da Stock Car!
Todos os campeões da Stock Car
- 1979 – Paulo Gomes
- 1980 – Ingo Hoffmann
- 1981 – Affonso Giaffone Jr
- 1982 – Olimpio Alencar Jr
- 1983 – Paulo Gomes
- 1984 – Paulo Gomes
- 1985 – Ingo Hoffmann
- 1986 – Marcos Gracia
- 1987 – Zeca Giaffone
- 1988 – Fábio Sotto Mayor
- 1989 – Ingo Hoffmann
- 1990 – Ingo Hoffmann
- 1991 – Ingo Hoffmann e Ângelo Giombelli
- 1992 – Ingo Hoffmann e Ângelo Giombelli
- 1993 – Ingo Hoffmann e Ângelo Giombelli
- 1994 – Ingo Hoffmann
- 1995 – Paulo Gomes
- 1996 – Ingo Hoffmann (Action Power)
- 1997 – Ingo Hoffmann (Action Power)
- 1998 – Ingo Hoffmann (Action Power)
- 1999 – Chico Serra (WB Motorsports)
- 2000 – Chico Serra (WB Motorsports)
- 2001 – Chico Serra (WB Motorsports)
- 2002 – Ingo Hoffmann (JF Racing)
- 2003 – David Muffato (Boettger)
- 2004 – Giuliano Losacco (RC Competições)
- 2005 – Giuliano Losacco (Andreas Mattheis)
- 2006 – Cacá Bueno (RC Competições)
- 2007 – Cacá Bueno (RC Competições)
- 2008 – Ricardo Maurício (WA Mattheis)
- 2009 – Cacá Bueno (WA Mattheis)
- 2010 – Max Wilson (RC Competições)
- 2011 – Cacá Bueno (RedBull/WA Mattheis)
- 2012 – Cacá Bueno (RedBull/WA Mattheis)
- 2013 – Ricardo Maurício (Eurofarma RC)
- 2014 – Rubens Barrichello (Full Time)
- 2015 – Marcos Gomes (Voxx Racing)
- 2016 – Felipe Fraga (Cimed Racing)
- 2017 – Daniel Serra (Eurofarma RC)
- 2018 – Daniel Serra (Eurofarma RC)
- 2019 – Daniel Serra (Eurofarma RC)
- 2020 – Ricardo Maurício (Eurofarma RC)
- 2021 – Gabriel Casagrande (AMattheis Vogel)
- 2022 – Rubens Barrichello (Full Time)
- 2023 – Gabriel Casagrande (AMattheis Vogel)
- 2024 – Gabriel Casagrande (AMattheis Vogel)
Como funciona a Stock Car
/https%3A%2F%2Fwww.esportelandia.com.br%2Fapp%2Fuploads%2F2023%2F03%2F5c738bbc-3d06-4d6c-b02a-7e4daa46138b_grid-scaled.jpg)
O campeonato da Stock Car é disputado em 12 corridas, sendo que 10 delas são disputadas em rodada dupla. Somente a Corrida do Milhão e a Grande Final são realizadas prova única, com uma pontuação diferenciada.
Corrida dupla
As etapas da Stock Car são realizadas com duas corridas. Ambas têm o mesmo tempo de duração, 40 minutos e mais uma volta, mas possuem pontuações diferentes, sendo que a primeira tem um peso maior.
Inversão do grid
Na segunda corrida da rodada dupla, o grid é definido a partir dos dez primeiros colocados na primeira.
Por exemplo, o piloto que termina em 10º na primeira prova larga na pole na seguinte.
Corrida do Milhão da Stock Car
/https%3A%2F%2Fwww.esportelandia.com.br%2Fapp%2Fuploads%2F2023%2F03%2Fdee35cc8-1d0a-436e-97c1-469c9003b81d_20233003_stockcar_magnustorquato-027176-scaled.jpg)
A Corrida do Milhão é uma das provas mais esperadas do calendário da Stock Car, com premiação de R$ 1 milhão para o vencedor.
Regras da Stock Car
Entenda, a seguir, como funciona a pontuação na Stock Car, como são os treinos, o abastecimento durante as corridas e o que é o Push.
Sistema de pontuação
/https%3A%2F%2Fwww.esportelandia.com.br%2Fapp%2Fuploads%2F2022%2F12%2FRubens-Barrichello-Stock-Car.jpg)
O vencedor da primeira corrida da rodada dupla na Stock Car conquista 30 pontos, enquanto o da segunda prova fatura 20 pontos.
Na Grande Final, disputada em corrida única no autódromo de Interlagos, a pontuação da primeira corrida é dobrada. O vencedor da prova soma 60 pontos, o segundo colocado, 52 pontos, e assim sucessivamente.
Modelo de classificação e treinos da Stock Car
/https%3A%2F%2Fwww.esportelandia.com.br%2Fapp%2Fuploads%2F2023%2F03%2F290d7574-a261-414b-8ba6-48663e2bfd3c_zon-scaled.jpg)
O treino classificatório que define o grid de largada das etapas da Stock Car é dividido em três partes.
Na 1ª, os pilotos são divididos em dois grupos e os 15 mais rápidos avançam à fase seguinte. Na 2ª, todos os pilotos estão na pista ao mesmo tempo para definir os seis que disputarão a Pole Position.
Já na decisão, os seis melhores partem para uma única volta rápida para decidir quem vai largar na primeira posição do grid.
Abastecimento nas corridas da Stock Car
/https%3A%2F%2Fwww.esportelandia.com.br%2Fapp%2Fuploads%2F2023%2F03%2FR.jpg)
Na Stock, todos os pilotos são obrigados a realizar o abastecimento obrigatório no período da corrida determinado pela direção de prova em que os boxes ficam abertos por cinco voltas.
Push
/https%3A%2F%2Fwww.esportelandia.com.br%2Fapp%2Fuploads%2F2023%2F03%2FBT5D6484-scaled.jpg)
O Push é um botão localizado nos volante dos carros que libera 100 cavalos de potência a mais no motor, gerando mais velocidade aos carros. O número de pushes que o piloto pode usar por etapa é determinada pela organização da categoria.
Em um modelo similar ao que é usado na Fórmula E, a Stock Car tem o Fan Push. Por essa regra, é feita uma votação que premia pilotos com um push adicional. Os fãs da categoria votam em 3 pilotos que querem ajudar a vencer na próxima etapa. Os 6 mais bem votados recebem a potência de um Fan Push.
Na etapa do Milhão e na Grande Final, são 6 pilotos premiados. Em média, o acréscimo de potência de 100 cavalos do Push dura 16 segundos.
Equipes e pilotos da Stock Car
/https%3A%2F%2Fwww.esportelandia.com.br%2Fapp%2Fuploads%2F2020%2F02%2FRubens-Barrichello-campeao.jpeg)
A.Mattheis Vogel (Chevrolet Cruze)
- Gabriel Casagrande
- Lucas Foresti
Blau Motorsport (Chevrolet Cruze)
- Allam Khodair
- Felipe Fraga
Cavaleiro Sports (Chevrolet Cruze)
- Gaetano Di Mauro
- Nelsinho Piquet Jr
TMG Racing (Chevrolet Cruze)
- Felipe Massa
- Rafael Suzuki
Eurofarma RC (Chevrolet Cruze)
- Daniel Serra
- Ricardo Maurício
Full Time Sports (Toyota Corolla)
- Matías Rossi
- Gianluca Petecof
Garra Racing (Chevrolet Cruze)
- Gabriel Robe
- Lucas Kohl
Mobil Ale Full Time (Toyota Corolla)
- Rubens Barrichello
- Dudu Barrichello
Full Time Sports (Toyota Corolla)
- Gianluca Petecof
- Arthur Leist
Ipiranga Racing (Toyota Corolla)
- Cesar Ramos
- Thiago Camilo
KTF Sports (Chevrolet Cruze)
- Cacá Bueno
- Rodrigo Baptista
Crown Racing/TMG (Toyota Corolla)
- Felipe Baptista
- Enzo Elias
KTF Racing (Chevrolet Cruze)
- Guilherme Salas
- Zezinho Muggiati
RCM Motorsport (Toyota Corolla)
- Bruno Baptista
- Ricardo Zonta
ASR Racing (Chevrolet Cruze)
- Raphael Texeira
Pole Motorsport (Chevrolet Cruze)
- Julio Campos
- Átila Abreu
Scuderia Chiarelli (Toyota Corolla)
- Sergio Jimenez
Calendário da Stock Car 2025
| Data | Local | Circuito |
| 4 de maio | São Paulo-SP | Autódromo José Carlos Pace, Interlagos |
| 25 de maio | Cascavel-PR | Autódromo Internacional de Cascavel |
| 8 de junho | Nova Santa Rita-RS | Autódromo de Velopark |
| 29 de junho | Mogi Guaçu-SP | Velocitta |
| 20 de julho | Mogi Guaçu-SP | Velocitta |
| 17 de agosto | Belo Horizonte-MG | Circuito de rua ao redor do Mineirão |
| 7 de setembro | Cascavel-PR* | Autódromo Internacional de Cascavel |
| 5 de outubro | Mogi Guaçu-SP | Velocitta |
| 26 de outubro | Nova Santa Rita-RS* | Autódromo de Velopark |
| 16 de novembro | Goiânia-GO | Autódromo Internacional Ayrton Senna |
| 30 de novembro | Brasília-DF* | Autódromo Internacional Nelson Piquet |
| 14 de dezembro | São Paulo-SP | Autódromo José Carlos Pace, Interlagos |
Onde assistir a Stock Car
/https%3A%2F%2Fwww.esportelandia.com.br%2Fapp%2Fuploads%2F2023%2F03%2Fstock-car-800x445-1.jpg)
Com toda a certeza, os fãs da modalidade não terão grandes problemas para assistir ao campeonato. Em 2024, a temporada da categoria será exibida na tela da Band, no SporTV e no canal do YouTube da própria Stock Car.
Enquanto aguardamos pela definição do novo campeão da Stock Car, aproveite para alimentar sua paixão pelo automobilismo com mais conteúdos:
- Tudo da Fórmula E: história, carro, regras, equipes e pilotos
- Fórmula Indy: história, campeões, regras, equipes e pilotos
- GP de Mônaco de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- Calendário da Fórmula 1 em 2020: as datas de todos os GPs
- Pit stop na Fórmula 1: regras e os mais rápidos da história
- Williams F1: história, títulos, maiores pilotos e recordes