A história do combate entre Vitor Belfort e Jon Jones no UFC 152 continua gerando debates acalorados. Recentemente, Anderson Silva rompeu o silêncio acendeu ainda mais a discussão: será que o Vitor realmente “deixou escapar” a chance de quebrar o braço do Jones?

Por outro lado, o próprio Vitor comentou sobre o golpe mais de 11 anos após a luta e revelou toda a verdade, que não convenceu nomes como Romulo Barral, lenda do jiu-jitsu e 5 vezes campeão mundial da IBJJF, e Fabrício Werdum, ex-campeão do UFC.

Vitor Belfort x Jon Jones: o tal “momento perdido”

No UFC 152 (22 de setembro de 2012), Vitor Belfort chegou perto de dominar o então campeão dos meio-pesados Jon Jones com uma posição de ataque contundente no braço. Anderson Silva, surpreso com a reviravolta daquele instante, comentou:

Eu não sei se escapou (a pegada do Vitor no braço do Jon Jones), cara. Eu acho que o Vitor não quis quebrar. Eu tenho certeza. Imagina: o Vitor atacar um braço ali e não pegar?! Isso não existe!

Vitor Belfort afirma ter assumido postura de cordeiro e não de leão

Vitor Belfort, por sua vez, foi categórico sobre a opção que tomou. Para ele, era momento de devastar e ele tem certeza de que teve chance real. Porém, ele exitou e optou por não quebrar o braço de Jon Jones.

Eu podia ter arrancado aquele braço. Por que eu não arranquei? Porque eu fui cordeiro quando eu tinha que ser leão… No contrato estava que eu jamais irei ter pena do meu oponente ou vou tentar ser esportista… Mas eu não fui esportista, eu fui camarada do Jon Jones. E ali eu tenho que arrancar o braço.

Romulo Barral: “Não soltou nada”

Eu acho que não soltou. Não solta… A posição tava encaixada, mas ele foi saindo… Uma luta de MMA você entra ali pra machucar o outro cara. Se você não entra numa luta de MMA pra machucar, e sim pra preservar a integridade física do outro atleta, você tá fazendo uma luta errada.

Werdum: “Golpe encaixado não se solta nem na academia”

Esse negócio de que ele falou, que deu a desculpa que não queria ter machucado, não existe isso. Nem na academia você solta uma posição encaixada. O adversário se machuca se ele quiser, porque tem a opção de bater.

O que aconteceu na luta entre Vitor Belfort e Jon Jones no UFC 152?

Vitor Belfort dominou Jon Jones com uma pegada forte no braço logo no 1º round, mas não conseguiu finalizar. Jones escapou e venceu por finalização, justamente de braço, no 4º round.

Por que Belfort não finalizou Jon Jones?

Ele afirmou que optou por não machucar o adversário deliberadamente, mesmo podendo ter causado danos graves. Anderson Silva também acha que Vitor Belfort aliviou. Já Fabrício Werdum acredita que foi mérito de Jon Jones.

Veja a luta completa entre Jon Jones x Vitor Belfort

Fique por dentro de tudo o que acontece no universo do UFC e do MMA aqui no Esportelândia:

Eric Filardi Content Coordinator

Coordenador do Esportelândia desde 2021, é jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo. Autor do livro “Os Mestres do Espetáculo”, que está na biblioteca do Museu do Futebol de São Paulo. Passou por Jovem Pan, Futebol na Veia e PL Brasil.