O oposto Wallace que atualmente joga no Cruzeiro, e já frequentou a Seleção Brasileira de vôlei por muitos anos, foi suspenso pelo Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB). O consagrado atleta recebeu o gancho após um post polêmico em seu Instagram.

Oposto Wallace é suspenso da Seleção Brasileira de vôlei após ataque ao presidente Lula
Wallace foi medalhista olímpico com a Seleção Brasileira em 2016 (ouro). Foto Icon Sport.

Entenda o caso de Wallace

No dia 31 de janeiro, o jogador do Cruzeiro abriu uma caixa de perguntas em seu Instagram com uma foto em um estande de tiros. Em seguida, Wallace foi perguntado se usaria uma arma para dar um tiro no rosto do presidente Lula.

Na resposta, o veterano abriu uma enquete perguntando, “Alguém faria isso?”, as alternativas eram sim ou não. Wallace é um apoiador declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Punição do COB

Dessa forma, após a postagem repercutir de forma negativa, o COB realizou um julgamento nesta segunda-feira (3), e por unanimidade suspendeu o jogador por “ato antiético de promover e incitar a violência por meio da internet e das redes sociais”.

Confira na íntegra a decisão da entidade:

O Conselho de Ética do COB, decide, por unanimidade, julgar procedente a representação formulada pelo Compliance Officer do Comitê Olímpico do Brasil (COB) contra o atleta WALLACE LEANDRO DE SOUZA, CONDENANDO o Representado pela prática do ato antiético de promover e incitar a violência por meio da internet e das redes sociais, com fundamento no art. 8º e art. 34 do Código de Conduta Ética do COB.

Como consequência, fica o Representado SUSPENSO por 90 (noventa) dias, contados da data do afastamento originário – até 3 de maio de 2023 – de todas as atividades relacionadas ao Comitê Olímpico do Brasil, bem como as entidades/organizações esportivas que estão sob a égide do sistema olímpico brasileiro, tal como a Confederação Brasileira de Voleibol e as Federações estaduais e locais de voleibol.

Fica também o Representado SUSPENSO por 1 (um) ano – até 3 de fevereiro de 2024 – da representação da Seleção Brasileira de Voleibol, nos termos do art. 57, II, do Código de Conduta Ética do COB”.

Dessa forma, Wallace está fora do restante da temporada da Superliga Masculina de vôlei, que entra em sua reta final neste mês de abril. O atleta também está suspenso da Seleção Brasileira por um ano. No entanto, o veterano já tinha anunciado sua aposentadoria do selecionado nacional.

Pedido de desculpas

Por fim, ainda na época do post polêmico, Wallace pediu desculpas pelo post e justificou não querer incitar violência:

Estou aqui para falar dos stories de ontem, junto da enquete, que acabaram ganhando uma repercussão social muito ruim. Quem me conhece sabe muito bem que eu jamais incitaria à violência em hipótese alguma contra qualquer pessoa, principalmente contra o nosso presidente.

Então, venho aqui pedir desculpas, foi um post infeliz, errei e estou aqui pedindo desculpas porque quando você erra, não tem jeito. Tem que assumir o erro e se desculpar. Jamais tive a intenção de incitar a violência, o ódio, não é da minha pessoa. Não foi isso que o esporte me ensinou e não é isso que eu quero passar para ninguém”, disse o jogador.

Foto destaque: Icon Sport