A oposta Tandara segue cumprindo sua punição após ser suspensa do vôlei. A jogadora, que era uma das principais da Seleção Brasileira, foi pega no doping por conta do uso de Ostarina.
A substância é um anabolizante que pode ajudar no ganho de massa muscular. Essa punição estipulou a pena máxima para Tandara, quatro anos longe do vôlei profissional.
Punição de Tandara pode aumentar
A punição da oposta Tandara completa quatro anos em 2025. No entanto, sua pena pode dobrar para oito anos e acabar somente em 2029.
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) vem investigando a participação de Tandara no “Campeonato Brasileiro Master”.
O evento é promovido pela Associação Nacional dos Esportes e não está ligado à CBV. Contudo, Tandara foi campeã e pode ser implicada por competir ao lado de profissionais, dentro de agremiações esportivas.
Tandara jogou (e ganhou) o Brasileiro Master. E isso pode fazer a pena dela dobrar, para oito anos.
Suspensa, ela não pode se envolver com o esporte "oficial" (quem tem a obrigação de se comprometer com o código antidoping).
"O torneio era amador. Quem organiza é uma ONG. É… pic.twitter.com/S2vcZI02ys
— Demétrio Vecchioli (@Olhar_Olimpico) May 3, 2024
A oposta participou do campeonato na divisão principal, categoria 30+, representando o RS Voleibol. A equipe contava com a jogadora Fabíola como levantadora, anunciada como nova integrante do Mackenzie para a Superliga.
Além dela, a central Nati Martins, que foi colega de equipe de Tandara no Recife Vôlei durante a Superliga B, e a ponteira Mari Blum, que disputou a Superliga A pelo São Caetano.
Conforme estabelecido pela Associação Brasileira de Controle de Doping (ABCD), “um atleta em período de suspensão não pode participar de treinos com outros atletas ou utilizar as instalações de clubes.
A entidade já iniciou uma investigação para determinar se a participação de Tandara está em desacordo com alguma das restrições estabelecidas pelo artigo 165 do Código Brasileiro Antidoping.
Se a punição realmente dobrar, a oposta só poderia retornar ao vôlei profissional em 2029. Essa notícia pode ser devastadora para o final da carreira de Tandara, que quando for liberada já vai estar com quarenta anos.
Ver essa foto no Instagram
Continue no mundo do vôlei! Confira também nossos outros conteúdos sobre essa modalidade:
- Bernardinho comenta sobre jogadores, dedicação e disposição: “Vamos com os certos”
- Após título, Rosamaria enaltece temporada marcante no Japão: “Aprendi todos os…”
- De saída da Turquia, Gabi faz técnico chorar e recebe elogios: “A melhor do mundo”
- Internet se rende a Camila Brait e faz campanha por retorno à Seleção Brasileira
- [Exclusiva] Douglas Souza comenta sobre aposentadoria da Seleção Brasileira: “Estou focado outros projetos”
- Tandara comenta sobre doping e sua tentativa de inocentar-se: ”Gastei mais de R$ 700 mil”
Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.