Na tarde desta terça-feira (4), os fãs e amantes do vôlei brasileiro foram notificados de uma grande informação para o esporte nacional. Depois do sucesso que foi o projeto da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) para um CT na Europa, o acordo ganhou uma renovação.

Até o fim de 2028, as Seleções Brasileiras adultas e de base, além das duplas do vôlei de praia, poderão usufruir de toda a estrutura dentro do mais de 45 mil m² do CT de La Moselle, localizado na cidade de Metz, na França, como preparação para seus torneios.

Vôlei brasileiro prevê evolução com CT na Europa

Vôlei brasileiro CT la Moselle Europa renovação
Divulgação/CBV

Desde 2023, a região de La Moselle, em Metz, tem sido considerada a “casa” do vôlei brasileiro. A parceria da CBV com o governo do setor norte da França tem rendido bons frutos para o esporte nacional.

Esta foi a primeira vez em todos os tempos que o Brasil teve uma base oficial no país sede dos Jogos Olímpicos, neste caso, Paris 2024. O intuito era justamente o desenvolvimento de jovens talentos, além da preparação das equipes de todas as categorias, visando as competições internacionais.

Você ama outros esportes além de vôlei? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:

A palavra do presidente

Presidente da CBV, Radamés Lattari, falou sobre a importância do espaço para o aprimoramento do vôlei brasileiro e explicou como isso afeta a preparação das equipes.

Um dos pilares da preparação de excelência das equipes adultas e da formação de novos talentos é o Centro de Desenvolvimento do Voleibol Enel, em Saquarema.

A iniciativa de ter um CT na França foi uma sequência desse trabalho, voltada para a participação do Brasil nos Jogos de Paris 2024, mas também para a preparação das novas gerações para os Jogos de 2028 e 2032.

O projeto também amplia o interesse pelo vôlei brasileiro e internacionaliza a marca Vôlei Brasil.

Jaqueline Silva vôlei Brasil CT França
A ex-jogadora Jaqueline Silva é embaixadora do projeto – Divulgação/Nicolas Meyer/CBV

Desenvolvimento do vôlei brasileiro

Dos 45 mil m² do local, 11 mil são de área construída, tendo à disposição das Seleções adultas e de base uma estrutura com ginásio poliesportivo, restaurante, acomodações, academia e salas para fisioterapia e vídeo.

Vale lembrar que a equipe masculina adulta esteve no CT La Moselle enquanto disputava a Liga das Nações 2023 e deve retornar ao local antes de ir para as Olimpíadas de Paris. O lugar também conta agora com quadra de vôlei de praia, ampliando o suporte ao esporte  brasileiro.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: