A Seleção Brasileira de vôlei masculino, que conta com nomes de peso, como Bruninho e Lucarelli, encerrou a 1ª semana da Liga das Nações com derrota para a Itália, por 3 sets a 2, no último domingo (26).

Mas o resultado poderia ter sido diferente, caso não houvesse um erro do árbitro Fabrice Collados no tie-break. O lance gerou reclamação da equipe brasileira, pois, logo em seguida, a Itália fechou o 5º set com vitória.

Entenda o que aconteceu

Quando o placar estava em 14 x 13 para os italianos, o juiz interrompeu um lance e deu o ponto para a equipe brasileira, alegando que a bola teria caído durante o rally.

Se não houvesse a interrupção, Leal concluiria a jogada. Na sequência, a Itália solicitou o desafio e o lance foi revisado. Logo, foi comprovado que a bola não tinha tocado o chão.

Logo, o ponto foi retirado do Brasil, que jogou novamente. Mas os italianos levaram a melhor e venceram, por 15 x 13.

Lucarelli e companheiros revelam reação de juiz após a partida

Em entrevista após o fim da partida, Lucarelli contou que o árbitro admitiu o erro. Segundo ele, o lance custou uma possível vitória brasileira.

Estava na cara dele. Sabe que cometeu um erro grosseiro e custou o jogo. A gente poderia não ganhar o set, mas era o 14 x 14. Ele pediu desculpas e deu para ver que sentiu o erro“, disse Lucarelli.

Leal, companheiro de Lucarelli no Piacenza, também fez questão de manifestar sua insatisfação com o erro da arbitragem:

Foi um erro claro. Ele erra e a gente paga. O jogo estaria aberto, a gente não sabe o que iria acontecer. Eles tiveram uma chance depois, aproveitaram e nós estamos aqui tristes.

Já o líbero Thales afirmou que o segundo árbitro, Ivaylo Ivanov, da Bulgária, também admitiu o erro. E o levantador Fernando Cachopa desabafou sobre o gosto amargo da derrota por conta de um erro de arbitragem.

Sentimento de que a gente poderia ter ido um pouco mais e terminado diferente a partida. Não podemos deixar toda a derrota nas costas da arbitragem, mas fica um gostinho ruim.

Quer saber mais sobre o que anda acontecendo no vôlei brasileiro? Acesse nossos outros conteúdos sobre o esporte: