Uma das maiores referências do vôlei brasileiro, Josenildo Carvalho foi convidado por Alexandre Oliveira para participar do Ataque Defesa.
Entre os tópicos mais debatidos no podcast, o ex-treinador aproveitou a oportunidade para compartilhar suas opiniões sobre o talento dos técnicos brasileiros.
Josenildo compara o vôlei do passado com o da atualidade
Durante a entrevista com Alê Oliveira, Josenildo comparou o vôlei do passado com o atual, destacando a evolução da tecnologia.
De acordo com a lenda do voleibol nacional, antigamente, o esporte dependia mais da comunicação presencial, com recursos limitados para a troca de informações:
Nós estudávamos sem apoio de nada, pois era por carta. Como era demorado, custava uma nota a ligação. Com o WhatsApp, com esse negócio de vídeo chamada, a gente iria viver só trocando essas ideais.
Atualmente, a tecnologia possibilita o uso de softwares que realizam análises em tempo real, aprimorando o processo de treinamento. Além disso, o WhatsApp revolucionou a comunicação entre treinadores, tornando mais eficaz.
Josenildo aponta o principal desafio enfrentado pelos técnicos
De forma direta, Josenildo revelou qual é o principal desafio enfrentado pelos treinadores atualmente. Para o ex-treinador, a maior dificuldade dos comandantes é tentar ajustar a formação de uma equipe de acordo com a cultura de um país:
Cada cultura faz um time, mas um time não faz uma cultura. O problema do treinador hoje é tentar moldar um time de acordo com a cultura esportiva de um país.
Ver essa foto no Instagram
Aproveite para conferir agora outros conteúdos sobre vôlei aqui no Esportelândia:
- Precursor das estatísticas de vôlei no Brasil, Josenildo explica: “Quem veio depois evoluiu demais”
- “Nasceu Luciano do Valle, morreu Luciano do Vôlei”, Josenildo exalta importância do narrador
- Josenildo fala a verdade sobre o vôlei ser o esporte número 1 do Brasil
- Fran Richter monta sua seleção de todos os tempos e surpreende: “Meu sonho é jogar nesse time ideal”
- “Foi isso que me levou a depressão”, Fran Richter desabafa e revela o motivo que o quase fez largar o vôlei
- “Perdemos muito”, técnico desabafa sobre saída de Gabi Guimarães da Turquia
Sou formado em jornalismo e escolhi fazer da minha paixão pelo esporte a minha profissão. Somo experiências em portais como PL Brasil, Minha Torcida, Futebol na Veia, entre outros.