Uma das maiores referências do vôlei brasileiro, Josenildo Carvalho foi convidado por Alexandre Oliveira para participar do Ataque Defesa.

Entre os tópicos mais debatidos no podcast, o ex-treinador aproveitou a oportunidade para compartilhar suas opiniões sobre o talento dos técnicos brasileiros.

Josenildo compara o vôlei do passado com o da atualidade

Durante a entrevista com Alê Oliveira, Josenildo comparou o vôlei do passado com o atual, destacando a evolução da tecnologia.

De acordo com a lenda do voleibol nacional, antigamente, o esporte dependia mais da comunicação presencial, com recursos limitados para a troca de informações:

Nós estudávamos sem apoio de nada, pois era por carta. Como era demorado, custava uma nota a ligação. Com o WhatsApp, com esse negócio de vídeo chamada, a gente iria viver só trocando essas ideais.

Atualmente, a tecnologia possibilita o uso de softwares que realizam análises em tempo real, aprimorando o processo de treinamento. Além disso, o WhatsApp revolucionou a comunicação entre treinadores, tornando mais eficaz.

Josenildo aponta o principal desafio enfrentado pelos técnicos

De forma direta, Josenildo revelou qual é o principal desafio enfrentado pelos treinadores atualmente. Para o ex-treinador, a maior dificuldade dos comandantes é tentar ajustar a formação de uma equipe de acordo com a cultura de um país:

Cada cultura faz um time, mas um time não faz uma cultura. O problema do treinador hoje é tentar moldar um time de acordo com a cultura esportiva de um país.

Aproveite para conferir agora outros conteúdos sobre vôlei aqui no Esportelândia: