O Campeonato Mineiro de Vôlei Masculino está a todo vapor. A saber, a primeira competição do calendário da temporada 2023/24 dos times mineiros acontece entre os dias 2 de setembro e 21 de outubro. Sendo assim, nesta quarta-feira (27), o Itambé MinasSada Cruzeiro se enfrentaram no primeiro clássico da temporada.

A equipe minastenista foi superada pelo time celeste por 3 x 0, o jogo foi na Arena UniBH. Após a partida, Gui Novaes, técnico do Minas, conversou com o Esportelândia e exaltou a força do Minas e como vão obter sucesso. Confira!

Minas não encaixa os detalhes e perde para Sada Cruzeiro

O primeiro clássico da temporada 2023/24 foi movimentado no início, mas teve alguns erros e perda de intensidade da equipe minastenistaem em alguns momentos. Sendo assim, o Sada Cruzeiro que levou a melhor após grande atuação coletiva, os visitantes anotaram um 3 x 0, com parciais de 23/25, 20/25 e 23/25. 

A partida na Arena UniBH foi muito acirrada no início, com as duas equipes trocando pontos, assim o primeiro set só foi decidido no finalzinho. O placar apontava um empate em 20 x 20, mas em bons ataques o Sada Cruzeiro arrancou e fechou a parcial em 23 x 25, depois de um ponto de Wallace.

Nos dois sets seguintes, o Minas perdeu um pouco da intensidade, mesmo buscando a reação em alguns momentos. Desse modo, o Cruzeiro aproveitou as oportunidades e triunfou no clássico. Com um ataque veloz e bloqueios assertivos, o time comandado por Felipe Ferraz abriu seis pontos de frente no set e administrou o placar, triunfo por 20 x 25.

A última etapa do jogo foi marcado por uma reação do time minastenista, que buscaram uma diferença de seis pontos, saíram de um 8 x 15 para 22 x 23. Porém, o Sada Cruzeiro chegou ao match point depois de atacar bem, e com um erro no saque de Isaac fechou o marcador em 23 x 25.

Gui Novaes analisa derrota no Campeonato Mineiro

O revés diante do Sada Cruzeiro foi o terceiro do time minastenista no torneio estadual. O treinador do Minas, Guilherme Novaes, analisou a partida e lamentou os erros e apontou alguns pontos de melhorias. Para assim, alcançar voos muito altos em todos os campeonatos do ano:

O time do Cruzeiro é um time muito forte, historicamente, nesses aspectos, saque, e quando entra o saque deles naturalmente o sistema defensivo funciona e além disso também o ataque. A virada de bola deles principalmente os ponteiros, hoje foi muito alto, então a gente já esperava, mas infelizmente não conseguimos neutralizar. A gente precisava ter uma rodada de bola mais efetiva, o nosso saque mais constante, tivemos lapsos durante a partida, mas faltou constância”.

O segredo para a evolução do Minas na temporada

Sobre os resultados adversos e os planos estratégicos para os jogos, Gui Novaes foi simples, mas objetivo sobre a fórmula para evolução:

A fórmula é simples, trabalho e mais trabalho. E assim está sendo feito diariamente, continuar focado, muito confiante, com o desenvolvimento da equipe, hoje nós já apresentamos melhoras desde o início do campeonato”.

Além disso, o comandante reforçou outro trunfo do Minas: a formação de atletas. Desse modo, destacou como é realizada a forma de se passar conhecimentos para que os resultados sejam entregues:

Nós temos no Minas toda essa história, grandiosa de formação e naturalmente a gente precisa ter o entendimento de cada geração, as gerações são diferentes. Não adianta a gente falar de uma forma com o atleta mais velho, mais experiente e repetir isso com o mais jovem. Então, a gente precisa ter esse trato, mas é fundamental também que os atletas mais novos adquiram dos mais experientes a mentalidade vencedora.

Isso aqui, o voleibol de alto rendimento é resultado. Então, nós precisamos virar rápido essa chave, não tem que ter muita paciência não, nós temos que entregar hoje”.

Minas marca viagem pelo Campeonato Mineiro

O primeiro clássico da temporada diante do Sada Cruzeiro foi o sexto compromisso do Itambé Minas no Campeonato Mineiro de Vôlei. Desse modo, agora a equipe possui três vitórias e o mesmo número de derrotas na competição.

A próxima partida do time comandado por Gui Novaes no Campeonato Mineiro é no domingo (1). Dessa maneira, o Itambé Minas vai visitar Montes Claros, no Norte de Minas, para enfrentar o Montes Claros América, às 14h. 

Foto destaque: Hedgard Moraes/MTC