Em uma conversa descontraída no canal do YouTube Ataque Defesa, o ex-jogador da Seleção Brasileira de vôlei Joel Monteiro relembrou histórias e opinou sobre sua carreira e o esporte que marcou sua vida.
Durante a entrevista, Joel foi desafiado a montar sua “seleção de todos os tempos”. Apesar de destacar grandes nomes do vôlei, a escolha de quem ele considera o maior jogador da história surpreendeu, deixando de lado nomes como Giba e Serginho.
Joel Monteiro escolhe o maior brasileiro do vôlei
Quando perguntado sobre seu time ideal, Joel preferiu ficar fora da escalação como jogador, assumindo o papel de “gerente” da equipe.
Mas o momento mais marcante foi quando ele revelou o nome de um atleta que, segundo ele, é o mais completo de todos os tempos e merece ser lembrado como o maior da história.
Para mim, o melhor jogador de todos os tempos é o Gustavo Endres. Ele tinha todos os fundamentos excelentes: saque, ataque e bloqueio. Mais que excelentes, se isso for possível. Gustavo também passava, defendia bem e ainda levantava bolas perfeitas.
Ver essa foto no Instagram
Sempre dou o exemplo da final de 2004: as duas últimas bolas que o Giba atacou foram levantadas pelo Gustavo. Hoje, não sei se muitos centrais conseguiriam fazer algo tão preciso. Convivi com ele de perto na geração do Banespa, e a conduta dele fora de quadra era impecável. Vou sempre dizer: para mim, Gustavo é o maior jogador da história do vôlei.”
Joel também destacou outros grandes nomes em sua seleção, como Marcelo Negrão, Tand, Giba, Douglas Cárdenas e outros que marcaram época no esporte.
Contudo, foi enfático ao defender Gustavo Endres como um atleta que transcendeu as exigências da posição de central, tornando-se um ícone por sua versatilidade e dedicação tanto dentro quanto fora das quadras.
Coordenador do Esportelândia desde 2021, é jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo. Autor do livro “Os Mestres do Espetáculo”, que está na biblioteca do Museu do Futebol de São Paulo. Passou por Jovem Pan, Futebol na Veia e PL Brasil.