A Liga das Nações é o principal torneio de vôlei entre seleções após as Olímpiadas. Sendo assim, a edição feminina do campeonato está eletrizante e com grandes emoções. A competição iniciou a sua terceira semana classificatória. A saber, o Brasil disputa a etapa em Bancoque, na Tailândia.

Neste sentido, a seleção brasileira feminina enfrentou a Itália, atual campeã, e triunfou por 3 x 2, nesta quarta-feira (28). Após a partida Gabi Guimarães, ponteira da seleção, elogiou a postura e avaliou o desempenho do Brasil. Confira!

Brasil começa com emoção a 3ª semana da Liga das Nações 2023

A equipe brasileira chegou para a disputa contra a Itália na 6º posição da fase classificatória, com 18 pontos. Dessa maneira, a vitória era de suma importância para o Brasil continuar entre as primeiras colocadas da Liga das Nações 2023.

O time comandado por José Roberto Guimarães vinha de derrota para os Estados Unidos, assim precisava da vitória para afastar um clima ruim. Sendo assim, depois de erros e ajustes, o Brasil alcançou o triunfo de virada por 3 x 2, com parciais de 26/28, 25/20, 19/25, 25/21 e 15/10.

Os dois primeiros sets foram dominados um por cada equipe. Assim, a Itália venceu a primeira parcial. Por outro lado, o Brasil buscou o empate após um boa melhora em todos os fundamentos. No terceiro set, a Itália tomou a dianteira novamente após um bom domínio. Dessa maneira, o time italiano fez 2 x 1 e passou a impressão que não deixaria o triunfo escapar.

Porém, a equipe de José Roberto corrigiu os erros e embalou de vez na partida. Na quarta parcial, o Brasil administrou muito bem a vantagem adquirida e forçou o tie-break. No momento decisivo, Gabi Guimarães e Rosamaria cresceram ainda mais e o Brasil dominou o desempate. Assim, o time abriu vantagem, fechou o 5º set em 15/10, e virou o jogo para 3 x 2.

Gabi Guimarães orgulhosa pelo time

Após uma grande exibição, Gabi avaliou a desenvoltura e o empenho da equipe ao longo do jogo. Desse modo, exemplificou a melhoria geral com os ajustes feitos. A saber, a ponteira da seleção brasileira foi a principal pontuadora da partida com 25 pontos.

Sabíamos que seria muito difícil. Nós começamos muito bem, mas perdemos oportunidades. O bloqueio e a defesa não estavam funcionando bem. A Itália estava jogando o jogo, aí melhoramos o bloqueio e a defesa, elas cometeram os primeiros erros, e o jogo ficou mais fácil para a gente. Estou orgulhosa do time, nós nunca nos entregamos, eu sempre achei que poderíamos mudar o jogo.”

A capitã da equipe brasileira estava voltando ao time após uma semana de descanso. Gabi Guimarães sentiu um desconforto no joelho após uma intensa temporada pelo Vakifbank, seu clube, e o início da Liga das Nações 2023. Assim, não escondeu a alegria por voltar para a quadra e destacou a atmosfera em Bancoque:

É espetacular, eu estava muito excitada para voltar. Todos aqui amam tanto o vôlei, podemos ver todos aqui torcendo por nós”.

Por fim, a melhor jogadora da partida foi questionada sobre como é ter Thaísa Daher de volta a equipe brasileira. Então, Gabi Guimarães exaltou a central do Brasil e citou a energia da companheira de seleção:

Ela é um dos grandes exemplos para a gente. Você percebe a sua atitude, a energia dela. É disso que precisamos, ela sabe como vencer, ela vai ser chave para a gente.”

O próximo desafio da Liga das Nações 2023

Com o triunfo por 3 x 2, o Brasil conquistou dois pontos. Já a Itália ficou com um. Dessa maneira, o time verde e amarelo chegou aos 20 pontos e subiu para o 3º lugar da Liga das Nações. Por outro lado, o time italiano se manteve na 8ª colocação com 13 pontos. A saber, as oitos primeiras seleções avançam para a fase final da competição.

O próximo jogo do Brasil na Liga das Nações 2023 é nesta quinta-feira (29), às 7h (horário de Brasília), diante do Canadá. A Itália folga na rodada, assim só volta a quadra na sexta-feira (30), às 3h (horário de Brasília), também contra a seleção canadense.