O mês de maio marcou a disputa pelos títulos continentais no mundo do vôlei feminino. Sendo assim, após a final do Sul-Americano Feminino que foi no domingo (14), neste sábado (20), em Turim, foi a grande decisão da Liga dos Campeões de Vôlei Feminino.

Dessa maneira, o clássico turco entre Vakifbank Istambul e Eczacibasi Dynavit decidiu a competição. Sendo assim, em grande atuação de Gabi Guimarães e Paola Egonu, o Vakifbank triunfou por 3 x 1, com parciais de 27/25, 25/17, 23/25 e 25/17, e conquistou o segundo troféu seguido do torneio.

Final turca com emoção

O confronto entre Vakifbank e Eczacibasi reuniu grandes jogadoras mundiais. Assim, entre elas estavam a brasileira Gabi Guimarães, a italiana Egonu, ambas do Vakifbank, e a sérvia Tijana Boskovic, no time rival. A saber, as atletas são consideradas por muitos como as três melhores jogadoras do mundo no momento.

Então, não se podia esperar nada mais do que um duelo com muita emoção. E assim foi, a primeira parcial foi muito equilibrada e decidida no detalhe. No final o time de Gabi se sobressaiu e fizeram 27 x 25. Desse modo, o Vakifbank manteve a intensidade e atropelou na segunda parcial 25 x 17, e abriu 2 x 0 na final.

Por outro lado, no terceiro set, foi a vez do Eczacibasi dominar o jogo, assim venceram por 23/25 e forçaram a quarta parcial. Porém, a reação foi freada e o Vakifbank abriu diferença e triunfaram novamente por 25 x 17, assim fecharam o jogo por 3 x 1. Dessa maneira, a equipe da capital turca conquistou o segundo título seguido da Liga dos Campeões de Vôlei Feminino.

Destaques da Partida

O Vakifbank foi comandado por Gabi Guimarães e Paola Egonu.  As duas foram a maiores pontuadoras da equipe, a brasileira anotou 15 pontos, já a italiana foi a que mais pontuou, Egonu fez incríveis 40 pontos. Por outro lado, Tijana Boskovic, com 16 pontos, e Hande Baladin, com 15, foram as que mais marcaram para o Eczacibasi.

A campanha do Vakifbank Istambul até o troféu

O time de Gabi Guimarães iniciou sua trajetória na Liga dos Campeões de Vôlei na fase de grupos. Dessa maneira, a equipe fez parte do grupo C juntamente com: Igor Gorgonzola Novara, SC Potsdam e Estrela Vermelha. Sendo assim, nesta fase, o Vakifbank fez 6 jogos, ganhou quatro e perdeu dois, e se classificou com a segunda melhor campanha.

Nos play-offs, o Vakifbank enfrentou o ŁKS Łódź e ganhou as duas partidas por 3 x 0. Desse modo, avançou para as quartas de final para encarar o Pro Victoria Milano, e novamente ganhou os dois jogos, 3 x 0 e 3 x 2, respectivamente. Na semifinal, o jogo foi contra o Fenerbahçe SK. Assim, após uma vitória de 3 x 0 para cada time, o time de Gabi e Egonu avançou depois de ganhar o golden set por 15 x 12.

Na grande decisão, o time se sobressaiu e fez 3 x 1 no Eczacibasi. Desse modo, a equipe turca conquistou o sexto título do torneio (2010/11, 2012/12, 2016/17, 2017/18, 2021/22 e 2022/23). A saber, foi a segunda conquista de Gabi Guimarães da Liga dos Campeões.

E agora?

Com a conquista o Vakifbank Istambul se classificou para o Mundial de Clubes. Agora, falando das jogadoras, Gabi Guimarães, Paola Egonu e Tijana Boskovic ganham um descanso. Mas já no próximo mês podem se apresentar em suas respectivas seleções para a disputa da Liga das Nações 2023