A final do Sul-Americano Feminino de Clubes 2023 teve o cruzamento de Gerdau Minas e Dentil/Praia Clube novamente. O Praia conseguiu outra vitória frente as Minastenistas e faturaram o bicampeonato da competição. Com a derrota, o Minas Tênis Clube perdeu a chance de se tornar a maior campeã isolada do Sul-Americano Feminino de Clubes. Confira mais a seguir.
Pódio 100% brasileiro no Sul-Americano Feminino de Clubes 2023
O Sul-Americano Feminino de Clubes 2023 teve seu último dia de confrontos neste domingo (14). A disputa pelo terceiro lugar ficou entre Sesi Vôlei Bauru x Regatas Lima (PER).
A equipe liderada pela levantadora Dani Lins conseguiu a medalha de Bronze no Sul-Americano Feminino de Clubes 2023 após vencer por 3 x 0 (25/20, 25/15 e 25/22) a equipe peruana do Regatas Lima.
Assim, a equipe paulista repetiu o resultado do Sul-Americano Feminino de Clubes 2022. Com duas participações na história, o Sesi Vôlei Bauru segue na busca por seu primeiro título na competição.
Praia Clube vence 2º Sul-Americano Feminino de Clubes
Nada muito diferente de um confronto entre Dentil/Praia Clube x Gerdau Minas, a partida fez jus ao nome de grande final. Ainda mais emocionante que na final da Superliga Feminina 2023, o jogo foi decidido no tie-break. Placar de 3 x 2 e parciais de 25 x 16, 17 x 25, 27 x 25, 12 x 25 e 15 x 11.
O Dentil/Praia Clube conquistou seu primeiro título do Sul-Americano Feminino de Clubes em 2021. Após sua sexta final na competição, o time de Uberlândia faturou o bicampeonato diante da forte equipe do Gerdau Minas. Dessa forma, as Minastenistas perderam a chance de obter o heptacampeonato e jogar o Fluminense para segundo na lista.
Bom lembrar que apesar da derrota, tanto Dentil/Praia Clube como Gerdau Minas garantiram vaga no Campeonato Mundial de Vôlei Feminino apenas por chegarem na final.
Em 43 edições da competição, 35 vezes algum time brasileiro saiu campeão. Na sequência vem o Peru com seis canecos e a Argentina somando duas conquistas. Por fim, confira a seleção do Sul-Americano Feminino de Clubes 2023:
- MVP: Brayelin Martínez
- Melhor Levantadora: Dani Lins
- Melhor Oposta: Kisy
- Melhores Centrais: Thaisa e Jineiry Martínez
- Melhores Ponteiras: Brayelin Martínez e Yonkaira Peña
- Melhor Líbero: Mirian Patiño
- Melhor Jogadora da Final: Claudinha
+ Vôlei de Praia brasileiro vai ter representante no Campeonato Mundial Escolar 2023, em Israel
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.