O calendário da ATP voltou a todo vapor após o término de Wimbledon 2023. Está semana ocorrem os ATP´s 250 de Bastad, Gstaad e Newport, os dois primeiros são disputados no saibro e o último na grama. As grandes decisões estão marcadas para o dia 23 de julho.

Nesta quinta-feira (20), Thiago Monteiro entrou em ação contra Alexander Zverev, ex-top 3 do ranking da ATP, em Bastad. O brasileiro, que disputa o torneio sueco pela quinta vez, jogou uma partida instável e continuou com dois tabus. Confira!

Thiago Monteiro não consegue fazer frente e perde para Zverev

O cearense, 122º colocado no ranking da ATPfez uma partida muito abaixo diante do alemão. Dessa maneira, Alexander Zverev triunfou por 2 x 0, com parciais de 6/1 e 6/0, após 1h de partida.

O jogo foi marcado pelas quebras de saque  e a grande assertividade do alemão. Na primeira parcial, Thiago Monteiro só conseguiu confirmar o seu serviço uma vez, assim evitou o “pneu” no set inicial e perdeu por 6/1. Entretanto, na parcial seguinte, o brasileiro não confirmou nenhum saque, e como não obteve êxito nas chances de quebra criadas, foi derrotado por 6/0. 

Alexander Zverev venceu 79% dos pontos quando fez o primeiro saque e também quando estava devolvendo o serviço de Thiago Monteiro. Assim também, aproveitou cinco de oito chances de quebras criadas. Por outro lado, o brasileiro teve apenas 29% dos pontos disputados na partida, assim foi dominado pelo alemão.

Os tabus de Thiago Monteiro na Suécia e com Zverev

Como dito anteriormente, o cearense disputa o ATP 250 de Bastad pela quinta vez na carreira. Com a derrota desta quinta-feira (20), Thiago Monteiro mantem a sina de nunca ter passado das oitavas de final do torneio.

O brasileiro foi eliminado na primeira rodada em 2019 e 2021, por Elias Ymer e Yannick Hanfmann, respectivamente. Já em 2017 e 2018 Thiago Monteiro foi eliminado nas oitavas de final. Os algozes foram Albert Ramos-Viñolas e Pablo Carreño-Busta, ambos eram o 2º  cabeça de chave em Bastad.

Assim também, o brasileiro continuou com o tabu de nunca ter ganhado de Alexander Zverev no circuito ATP, agora são dois jogos disputados e dois revezes por 2 x 0. O primeiro triunfo do alemão foi por 6/1 e 7/5, na Copa Davis, em 2022.

A sequência dos tenistas

Depois de eliminar Thiago Monteiro, Zverev avançou para as quartas de final do ATP 250 de Bastad 2023. O próximo desafio do alemão é o vencedor do duelo entre Pavel Kotov e Andrey Rublev, o segundo cabeça de chave. A partida vai ser nesta sexta-feira (21), mas não possui horário definido ainda.

Já o brasileiro segue para Hamburgo, na Alemanha, onde vai disputar o qualificatório do torneio. A saber, o campeonato pertence a classe 500 da ATP.