Os campeonatos que encheram a semana do tênis da ATP de emoções chegaram ao fim neste domingo (23). Desse modo, aconteceu as grandes decisões dos ATP´s 250 de Bastad, Gstaad, no saibro, e Newport, na grama.

O Brasil marcou presença em duas duas partida hoje, após o vice-campeonato de Rafael Matos, Marcelo Demoliner e Matwe Middelkoop disputaram a final do ATP 250 de Gstaad. Confira!

O ATP 250 dos finalista em Gstaad

Marcelo Demoliner e Matwe Middelkoop eram os principais cabeças de chave no ATP 250 de Gstaad. A parceria buscava o terceiro título na quinta decisão jogada. Para alcançar a última fase do torneio suíço, Demoliner/Middelkoop eliminaram: Mika Brunold/Kilian Feldbausch por 6/3 e 6/2, Zhizhen Zhang/Sriram Balaji por 2 x 1, com parciais d 6/4, 4/6 e [12-10] e David Vega Hernández/Albano Olivetti por 7/5 e 6/2. 

A segunda dupla finalista foram os convidados Stan Wawrinka e Dominic Stricker. Ao longo do torneio, os suíços derrotaram Ivan Sabanov/Matej Sabanov por 7/5 e 6/4, Juan Sebastián Cabal/Nicolás Barrientos por 2 x 1, com parciais d 3/6, 6/3 [10-4], e Roman Jebavý/Petr Nouza por 6/3 e 7/6 (6).

Marcelo Demoliner e parceiro são derrotados no detalhe

Demoliner e Middelkoop e Wawrinka/Stricker fizeram uma final muito equilibrada no ATP 250 de Gstaad. Os suíços conseguiram anular os favoritos e triunfaram por 7/6 (8) e 6/2, após 1h20 de disputa. Dessa maneira, Wawrinka ergueu o primeiro troféu em Gstaad, já Stricker foi bicampeão em duplas, ganhou em 2021 ao lado de Marc-Andrea Huesler. 

A competição no primeiro set foi muito acirrada e sem quebras, assim foi necessário o tie-break. No desempate, as duas duplas fizeram quase todos os pontos quando sacavam, mas Wawrinka/Stricker anotaram dois pontos no serviço rival e fizeram 10 x 8. Com isso saíram na frente por 7/6.

Na segunda parcial, Marcelo Demoliner e Matwe Middelkoop foram quebrados duas vezes. Entretanto, não conseguiram criar nenhuma chance de devolvê-las. Assim, Stan Wawrinka e Dominic Stricker venceram o segundo set por 6/2, após quebrar os rivais no 4º e 8º games.

Marcelo Demoliner vai disputar o ATP 250 de Umag

Após o seu 11º vice-campeonato, Marcelo Demoliner vai disputar o ATP 250 de Umag, na Croácia. O gaúcho formará dupla com Phillip Oswald, da Áustria, os dois vão encarar David Pel e Sander Arends. O jogo é na terça-feira (25), mas sem horário definido.

Os outros três tenistas da final deste domingo em Gstaad também vão jogar esta semana.  Stan Wawrinka jogará a chave de simples de Umag, o primeiro desafio é diante de Filip Misolic. Já Matwe Middelkoop vai viajar para Hamburgo, onde vai fazer dupla com Juan Sebastian Cabal contra Rudolf Molleker e Max Hans Rehberg. Por fim, Dominic Stricker vai disputar a chave de simples do Challenger de Zug, também na Suíça.