Neste domingo (23), os torneios da gira semanal da ATP chegou ao fim. Assim, ocorreram as finais dos ATP´s 250 de Bastad, Gstaad, no saibro, e Newport, na grama.

Neste sentido, Rafael Matos fez uma grande semana junto com Francisco Cabral em Bastad. Confira!

A trajetória até a final de Bastad

Rafael Matos e Francisco Cabral disputaram o sétimo torneio juntos. Sendo assim, esta semana a dupla luso-brasileira conquistou o melhor resultado juntos. Para chegar a grande final do ATP 250 de Bastad, Matos/Cabral derrotaram Sergio Martos Gornes/Victor Vlad Cornea por 6/2 e 6/4, Andreas Mies/Fabrice Martin por 6/2 e 6/1, e Lucas Miedler/Alexander Erler por 6/2 e 6/3

Por outro lado, Gonzalo Escobar e Aleksandr Nedovyesov, os adversários na grande decisão de Bastad, também venceram com autoridade suas partidas. Na campanha os dois ganharam de Leo Borg/Simon Freund por 6/1 e 6/4, Dusan Lajovic/Nikola Ćaćić por 6/1 e 7/5, e Simone Bolelli/Andrea Vavassori por 6/3 e 6/4.

Rafael Matos e Francisco Cabral perdem os pontos importantes

Na grande decisão do ATP 250 de Bastad, Matos/Cabral e Escobar/Nedovyesov  fizeram um bom duelo. Porém, a dupla luso-brasileira não conseguiu se impor igual nas outras partidas, assim foram derrotados por duplo 6/2, em 1h15 de partida. Desse modo, Escobar e Nedovyesov conquistaram o primeiro troféu de ambos em Bastad. 

A partida foi marcada pelas quebras sofridas por Rafael Matos e Francisco Cabral. O primeiro set começou com uma troca de quebras de serviço entre as duplas, assim o placar ficou 2 x 2. Logo depois, a dupla rival cresceu no jogo e quebrou o saque da dupla luso-brasileira no 6º e 8º games. Assim também, confirmaram seus serviços e fecharam a primeira parcial por 6/2.

No segundo set, a disputa continuou equilibrada, mas os pontos importantes continuaram sendo feitos por Escobar/Nedovyesov. Os dois quebraram o saque de Rafael Matos e Francisco Cabral no 4º game e abriram 4/1 após confirmarem o serviço. Em seguida, as duas parcerias confirmaram seus saques, mas no 8º game o equatoriano e o cazaque conseguiram uma nova quebra. Dessa maneira, Escobar e Nedovyesov anotaram um novo 6/2 para dar números finais a decisão do ATP 250 de Bastad 2023.

Os próximos compromisso de Rafael Matos

A parceria do brasileiro e do português fizeram a primeira final juntos em Bastad. Após, o vice-campeonato, Rafael Matos e Francisco Cabral vão disputar o ATP 250 de Umag, na Croácia, nesta semana. A saber, os dois serão a 3ª dupla cabeça de chave do torneio. O primeiro desafio dos dois são diante de Albano Olivetti/David Vega Hernández. A partida está prevista para ser na terça-feira (25), mas sem horário definido.

Os campeões do ATP 250 de Bastad também vão disputar o campeonato de Umag. Gonzalo Escobar e Aleksandr Nedovyesov vão enfrentar Ariel Behar e Adam Pavlásek, a 4ª parceria cabeça de chave na Croácia. O jogo também está com previsão de ser na terça-feira e sem horário definido.