Após o término de Wimbledon 2023, os torneios de saibro da ATP voltaram com toda emoção possível. Está semana ocorrem os ATP´s 250 de Bastad e Gstaad. As grandes decisões estão marcadas para o dia 23 de julho.

Neste sentido, nesta sexta-feira (21), Rafael Matos entrou em quadra ao lado de Francisco Cabral, pela semifinal do ATP 250 de Bastad. Agora o brasileiro vai buscar manter uma grande marca na carreira. Confira!

Rafael Matos e Francisco Cabral certeiros na devolução

Depois de disputar o segundo Grand Slam juntos, a dupla luso-brasileira iniciou a sua trajetória no ATP 250 de Bastad, na Suécia. Nesta sexta-feira (21) Rafael Matos e Francisco Cabral enfrentaram Lucas Miedler e Alexander Erler pela semifinal de Bastad e triunfaram com autoridade.

A partida foi marcada pelo grande aproveitamento das chances criadas por Matos/Cabral na partida. Desse modo, na primeira parcial, a dupla luso-brasileira quebrou o saque de Miedler/Erler no 3º e 5º games. Além disso, Matos/Cabral salvaram os três breaks que enfrentaram, assim anotaram 6/2 e saíram na frente.

A dinâmica continuou a mesma no segundo set: Rafael Matos e Francisco Cabral devolvendo muito bem. Dessa maneira, os dois quebraram os rivais três vezes seguidas e triunfaram por 6/3.

O último desafio da dupla em Bastad

Com a vitória por 6/2 e 6/3, após 1h de jogo, Rafael Matos e Francisco Cabral avançaram para a final do ATP 250 de Bastad. Na grande decisão do torneio os dois vão enfrentar Gonzalo Escobar e Aleksandr Nedovyesov.

A partida é neste domingo (23), ainda sem horário definido. A saber, Rafael Matos busca o bicampeonato do ATP 250 de Bastad, o brasileiro ganhou a edição de 2022 ao lado de David Vega Hernandez.

A marca impressionante de Rafael Matos

Como dito anteriormente, o gaúcho vai disputar sua segunda final seguida na Suécia. Com a vitória desta sexta-feira (21), Rafael Matos alcançou a sua 10ª final no nível ATP na carreira.

No domingo, o brasileiro vai buscar o seu 7º troféu de torneios ATP e manter o seu bom histórico em finais. Rafael Matos venceu seis das noves decisões disputas até então, ou seja um aproveitamento de 66,66%. Sendo assim, se conseguir o bicampeonato, o gaúcho vai ter ganho 70% das finais jogadas.

Atualmente o melhor duplista masculino do Brasil, Matos conquistou o título do ATP 250 de Córdoba, em 2021, e Santiago, em 2022, ao lado de Felipe Meligeni. Já com David Vega Hernandez levantou o trofeu dos ATPs 250 de Sófia, Bastad, Mallorca e Marrakech, todos em 2022.

Por outro lado, foi vice-campeão no ATP 500 de Tóquio e do ATP 250 de Munique com David Vega Hernandez, ano passado. Na temporada de 2021, jogando com  Andre Goransson perdeu a final do ATP 250 de Belgrado 2.

Rafael Matos avalia o desempenho

O tenista se mostrou contente com o nível do jogo apresentado com Francisco Cabral no ATP 250 de Bastad e projetou o desempenho da dupla na grande final da competição.

“Três jogos excelentes em questão de nível, jogamos muito bem do início ao fim. Devolução do fundo de quadra se destacando, tem feito a diferença. Na quarta e hoje esperávamos jogos bem duros, mas com o nível que apresentamos conseguimos um placar até que não esperado. Não a vitória em si, mas sim o placar. Bem feliz com isso e agora falta mais um passo para buscar o título e vamos buscar esse mesmo nível que estamos atuando.”