Casper Ruud, Erling Haaland, Martin Odegaard, Karsten Warholm, Jakob Ingebrigtsen e Viktor Hovland são alguns dos principais nomes em seus esportes. O que eles têm em comum?
Todos são noruegueses. Casper Ruud destacou um método que acredita ser importante para a Noruega produzir tantos talentos em diferentes esportes, algo que o Brasil poderia adotar.
Como a Noruega fez Casper Ruud, Haaland e tantos outros conquistarem notoriedade no esporte?
Na Noruega, com menos de seis milhões de habitantes, têm surgido alguns dos melhores atletas do mundo. Casper Ruud é um dos destaques pela ATP (tênis).
Erling Haaland e Martin Odegaard (futebol), Karsten Warholm e Jakob Ingebrigtsen (atletismo), e Viktor Hovland (golfe), todos originários desse país escandinavo.
Qual será a formula para tamanho sucesso norueguês no mundo esportivo? Casper Ruud, ex-número 2 do mundo no ranking da ATP da Pepperstone responde.
Acho que um motivo, que vale a pena mencionar, é que a maioria de nós teve a família envolvida. (Eles) nos orientaram, nos mantiveram disciplinados, focados em nossos objetivos desde jovens. Haaland, Odegaard tinham seus pais. Eu tinha meu pai.
Warholm, acho que sua mãe está muito envolvida. Ingebrigtsen tinha seu pai. Então, durante a adolescência, acho que é realmente importante ter um treinador ou alguém ao seu redor quase o tempo todo que o mantenha focado, mantenha sua mente no lugar certo. – disse Casper Ruud ao ATPTour.com.
View this post on Instagram
Nesses anos, é natural começar a fazer outras coisas, festas, sair com amigos, outras coisas também são interessantes nessa fase da vida. Então, você precisa ter alguém que o mantenha no tipo certo de mentalidade… Acho que é algo que todos nós provavelmente tivemos.
Existe um centro de treinamento disponível para atletas que representam a Noruega nas Olimpíadas, onde eles se encontram.
Nos encontramos e conversamos um pouco. A maioria dos outros caras viaja muito, então não é fácil encontrar tempo.
Odegaard eu encontrei algumas vezes. Ele também é um cara muito legal, então gosto de assistir futebol quando posso.
É divertido ser meio da mesma geração e ter outros atletas para meio que te impulsionar e tirar motivação da Noruega. – disse Ruud.
Você ama esportes? Confira alguns que o Esportelândia cobre:
O sucesso crescente de Casper Ruud entre fãs noruegueses
O reconhecimento de Ruud aumentou desde que enfrentou Roger Federer em Roland Garros em 2019, principalmente entre os noruegueses que acompanharam a partida. Embora ele possa passar despercebido na cidade, ocasionalmente é abordado por pessoas que o parabenizam e expressam apoio.
“Você tinha um norueguês jogando contra Federer, foi uma grande coisa. Então, quando voltei de Paris, naquele verão houve mais atenção do que o habitual. Não é nada louco.
Mas às vezes no supermercado, as pessoas vêm até mim e pedem uma foto ou me dizem ‘Bom trabalho, continue assim, estamos te acompanhando'. Então, é apenas legal.
Em resumo, a trajetória de Ruud e de outros atletas noruegueses tem contribuído para o crescimento e reconhecimento do esporte em seu país, inspirando gerações e mostrando que mesmo uma nação pequena pode produzir grandes talentos em diversas modalidades esportivas.
Dentro disso, a orientação da família e a disciplina desde a juventude mostram sua importância, produzindo grandes profissionais como os noruegueses desta geração.
Que tal se aprofundar no mundo esportivo e saber mais? Confira aqui no Esportelândia:
- United Cup [2023]: formato, prêmios e maiores campeões
- Apesar de derrota na United Cup, Bia Haddad atinge número histórico na carreira
- Onde assistir Bia Haddad e Thiago Wild pela United Cup
- Andy Murray revela detalhes de aposentadoria e projeta Australian Open: “O corpo está velho, mas sinto…”
- Netflix anuncia 2ª temporada de Break point
- Retorno de Nadal faz Djokovic refletir sobre aposentadoria: “É minha motivação…”
- Quanto Thiago Wild vai receber para participar da United Cup na Austrália
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.