O torneio de Roland-Garros 2023 já é histórico para o tênis brasileiro. Neste sentido, Bia Haddad Maia conseguiu quebrar uma marca que já durava 44 anos. A saber, as finais estão marcadas para os dias 10 e 11 de junho.
Dessa maneira, neste sábado (3), a brasileira, que já havia quebrado um longo tabu do tênis nacional, derrotou Ekaterina Alexandrova por 2 x 1. Por outro lado, nas duplas, Bia Haddad Maia foi eliminada na segunda rodada de Roland-Garros 2023.
🇧🇷 Believe in BEA 🇧🇷
Haddad Maia defeats Alexandrova 5-7, 6-4, 7-5 to become the first Brazilian woman to reach the last 16 in Paris since Patricia Medrado in 1979.#RolandGarros pic.twitter.com/AeBBDYisj5
— Roland-Garros (@rolandgarros) June 3, 2023
Bia Haddad Maia e Victória Azarenka sucumbem em Roland-Garros
A brasileira já havia jogado mais cedo e se classificado para as oitavas de final da chave de simples de Roland-Garros 2023. Dessa maneira, Bia Haddad voltou para a quadra para a rodada de duplas, mas não conseguiu triunfar. Assim, ela e Victoria Azarenka foram eliminadas após perderem por 6/3 e 6/1 para Jessica Pegula e Cori Gauff.
O jogo foi dominado pela parceria estadunidense desde o início. Desse modo, na primeira parcial, Pegula/Gauff quebraram o serviço de Bia Haddad/Azarenka no 2º game. Logo depois, administraram o placar e fecharam em 6/3. No set final, as estadunidenses abriram 4 x 0, e após quebrar pela terceira vez o saque rival fecharam a parcial em 6/1.
Com o triunfo, Pegula e Gauff se classificaram para a terceira rodada de Roland-Garros 2023. Sendo assim, a 2ª dupla cabeça de chave vão enfrentar Marta Kostyuk e Elena-Gabriela Ruse, 13ª cabeça de chave. O jogo neste domingo (4), não antes de 8h35 (Horário de Brasília).
Ingrid Martins também é eliminada
Outra brasileira que disputou a rodada de duplas hoje foi Ingrid Martins. A tenista e sua parceira Iryna Shymanovich foram derrotadas por Elise Mertens e Storm Hunter por 7/6 e 6/1. Assim, estão eliminadas após duas rodadas em Roland-Garros. A saber, essa é a melhor campanha das duas no torneio.
Sendo assim, a única tenista brasileira restante na chave de duplas de Roland-Garros 2023 é Luísa Stefani. A paulista joga ao lado de Gabriela Dabrowski e vão encarar Taylor Townsend e Leylah-Annie Fernandez, 10ª cabeça de chave. A partida ainda não possui data e horário definidos.
Além disso, Stefani também disputa a chave de duplas mistas com Rafael Matos. Os dois jogaram neste sábado e venceram Ivan Dodig e Shuai Peng por duplo 6/2. Dessa maneira, se classificaram para as quartas de final de Roland-Garros, onde vão jogar com Tim Puetz e Miyu Kato, o jogo não possui data e horário definidos.
GRANDE VITÓRIA BRASILEIRA!
Luisa Stefani e Rafael Matos vencem Zhang/Dodig e estão nas quartas de final de Roland Garros!
Salvaram 4/4 break points.
Enfrentam Kato/Puetz na sequência.#RolandGarrosNaESPN #RolandGarrosNoSporTV pic.twitter.com/VFCKhOSiin
— Marcela Linhares (@ma__linharess) June 3, 2023
Oi, sou Luís Henrique Gregório e sou recém graduado em jornalismo. O gosto por esse maravilhoso mundo dos esportes me acompanha desde pequeno, primeiramente com o futebol e depois com o tênis, vôlei, atletismo, curling e por aí vai. Portanto, a possibilidade de poder informar as pessoas, falar sobre esportes, estar envolvido com esse meio me fez escolher cursar a graduação na área. Então é isso, vamos juntos nos aventurar por esse mundo esportivo e espero que gostem das matérias.