O torneio de Roland-Garros 2023 começou e já é histórico para o tênis brasileiro. Neste sentido, Bia Haddad Maia conseguiu quebrar uma marca que já durava 44 anos. A saber, as finais estão marcadas para os dias 10 e 11 de junho.

Dessa maneira, neste sábado (3), a brasileira, que já havia quebrado um longo tabu do tênis nacional, derrotou Ekaterina Alexandrova por 2 x 1, com parciais de 5/7, 6/4 e 7/5. Assim, Beatriz Haddad Maia se classificou em Roland-Garros 2023.

Bia Haddad Maia cresce nos momentos chaves do jogo

A partida foi marcada por momento de alto e baixos. Desse modo, a brasileira se sobressaiu e avançou para as oitavas de final de Roland-Garros 2023.

O jogo começou desfavorável para Beatriz Haddad Maia, a adversária abriu 5 x 1, mas a brasileira buscou o empate. Porém, Alexandrova quebrou pela terceira vez e venceu o set por 7/5. Na segunda parcial o panorama se repetiu, mas foi Haddad Maia que se sobressaiu e fechou em 6/4.

No set decisivo a tensão foi dos dois lados. Sendo assim, Beatriz Haddad Maia abriu 4 x 1. Em seguida, Alexandrova reagiu virou para 5 x 4 e teve match-point, mas a brasileira salvou e arrancou para vitória. Desse modo, Haddad Maia ganhou três games seguidos e fez 7/5.

Bia Haddad Maia quebra marca de 44 anos

Além de chegar pela primeira vez nas oitavas de final de um Grand Slam, Beatriz Haddad Maia igualou a campanha de Patrícia Medrado em Roland-Garros de 1979. Sendo assim, é a primeira vez em 44 anos que uma brasileira chega nas oitavas de final do torneio.

Então, para continuar fazendo história, Beatriz Haddad Maia vai enfrentar Sara Sorribes Tormo na próxima fase. A partida é na segunda-feira (5), mas não possui horário definido. A saber, o confronto direto está 2 x 2. Assim, a brasileira ganhou os jogos em Seul e Bogotá, e Sorribes Tormo triunfou em Bol e Melbourne.

A brasileira nas duplas

Beatriz Haddad Maia também vai jogar o torneio de duplas de Roland-Garros 2023. A paulista vai se juntar com Victória Azarenka para enfrentar Jessica Pegula e Cori Gauff, 2ª dupla cabeça de chave. O jogo é neste sábado (3), mas não começa antes de 15h (horário de Brasília).