Chegando na etapa de Margaret River como líder do ranking da WSL, Italo Ferreira viveu uma fase muito diferente na temporada de 2024.

No último ano, Italo precisou brigar contra o corte até os últimos momentos em Margaret River e quase acabou eliminado por Kade Matson em uma bateria polêmica.

Após a vitória, o campeão mundial de 2019 fez um desabafo ao dizer que estava vivendo um momento sombrio, algo totalmente diferente da temporada de 2025.

A virada de Italo Ferreira pós-Margaret River 2024

Em abril de 2024, Italo Ferreira vivia uma seca de bons resultados e também de títulos. A última vitória do surfista era nas Olimpíadas de 2021. Ou seja, já eram quase três anos de seca.

Ao escapar do corte, Italo desabafou e se emocionou.

Eu fico emocionado porque, nos últimos dias, eu senti que estava num lugar sombrio e ficava pensando no que eu poderia fazer e rezando muito para Deus me ajudar. Mas é parte do jogo, entende, é a cabeça. Nós estamos tão longe das nossas famílias, e eu tenho feito isso por tantos anos.

Não como Kelly, eu ainda sou jovem, mas… Eu estou emocionado. Mas é isso, é parte do jogo. Nós, atletas, somos diferentes, não somos como as pessoas normais, tentamos empurrar os limites o máximo que podemos.

O título em Teahupo’o

Na etapa seguinte após o corte, Italo Ferreira acabou com sua seca de títulos ao vencer um dos principais eventos do circuito mundial, a etapa de Teahupo’o, no Taiti.

Na decisão, Ferreira bateu John John Florence. A vitória foi marcante, pois Italo dedicou o título para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. O surfista também ajudou nos resgates.

A temporada ainda foi especial para o Brabo, que conseguiu vencer mais um evento, dessa vez em Saquarema, no Brasil. Esse resultado ajudou a levar o surfista até o WSL Finals.

Em Trestles, Italo Ferreira saiu da primeira bateria até a decisão e acabou como vice-campeão mundial, perdendo para John John Florence.

A liderança do ranking em 2025

Determinado a conquistar o bicampeonato mundial em 2025, Italo Ferreira vem fazendo uma ótima temporada e é o líder do ranking da WSL desde a segunda etapa.

O surfista já chegou a duas finais e venceu uma, na etapa de Abu Dhabi, e perdeu a outra para Yago Dora, em Portugal.

O mundo e suas voltas, de quase cortado em Margaret River na temporada de 2024 para líder do ranking na mesma etapa em 2025.

Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.