Nesta quinta-feira (16), a WSL deu sequência ao Pro Sunset Beach com um dia cheio. A entidade realizou o terceiro round em baterias simultâneas e em seguida os homens voltaram ao mar para às oitavas de final.

ROUND 3: BRASILEIROS BRILHAM E SAMUEL PUPO É O PRIMEIRO ELIMINADO DO PAÍS 

Na primeira bateria do dia, o líder Jack Robinson surfou de forma bem consistente e conseguiu superar com facilidade o costa-riquenho Carlos Munoz que pareceu bem desconectado com o mar. Ainda com a primeira bateria na água, Samuel Pupo encarou Leonardo Fioravanti e acabou cometendo uma interferência com Robinson, da outra disputa. Com esse problema, Samuca teve dificuldades para encaixar seu surf e deu adeus a disputa.

Em seguida, John John Florence entrou na sua bateria e venceu o brasileiro/havaiano Iam Gentil em um confronto complicado. O americano Nat Young também surpreendeu e bateu o australiano Callum Robson. No sexto confronto do dia, Ethan Ewing não decepcionou, e com um belo surfe derrotou o local Asing. Depois, foi a vez de Kelly Slater superar seu compatriota Jake Marshall.

Gabriel Medina veio na sétima bateria e começou disparando com um tubaço para fazer uma grande nota e colocar pressão no indonésio Rio Waida, que até tentou uma reação que não chegou e o brasileiro avançou. Em seguida, Griffin Colapinto encontrou dificuldades para vencer Liam O’Brien, porém, o estadunidense conseguiu superar o rival.

A nona bateria iniciou o lado direito do chaveamento, Filipe Toledo fez um bom somatório e conseguiu bater o local Hanneman. Em seguida, o duelo entre os havaianos Barron Mamiya, atual campeão da etapa e o sempre páreo duro Seth Moniz foi um dos mais emocionantes, terminando na vitória de Moniz, eliminando o conterrâneo.

As duas bateria seguintes tiveram brasileiros vencendo, Miguel Pupo derrotou Kolohe Andino com autoridade, o americano ficou revoltado com o resultado e acabou quebrando sua prancha. Caio Ibelli mostrou que continua em grande fase e bateu Ryan Callinan com tranquilidade.

Nas baterias 13 e 14 tivemos dois duelos 100% brasileiros. Italo Ferreira foi firme e com direito a um drop insano em uma onda conseguiu uma boa nota para colocar pressão em Michael Rodrigues, que não conseguiu reagir. Já Yago Dora e João Chianca fizeram um confronto equilibrado, os dois conseguiram boas ondas mas Chumbinho estava mais encaixado com o mar e avançou.

Por fim, as duas últimas bateria do terceiro round tiveram McGillivray superando Jordy Smith em um duelo sul-africano. O japonês Kanoa Igarashi conseguiu uma virada contra Jackson Baker e também avançou até às oitavas de final.

Resultados round 3

1.a: Jack Robinson (AUS) 15,50 x 10,43 Carlos Munoz (CRC)

2.a: Leonardo Fioravanti (ITA) 8,03 x 0,77 Samuel Pupo (BRA)

3.a: John John Florence (HAV) 12,00 x 11,47 Ian Gentil (HAV)

4.a: Nat Young (EUA) 11,00 x 8,33 Callum Robson (AUS)

5.a: Ethan Ewing (AUS) 10,44 x 8,83 Keanu Asing (HAV)

6.a: Kelly Slater (EUA) 9,57 x 8,07 Jake Marshall (EUA)

7.a: Gabriel Medina (BRA) 15,94 x 9,33 Rio Waida (IDN)

8.a: Griffin Colapinto (EUA) 12,66 x 12,50 Liam O´Brien (AUS)

9.a: Filipe Toledo (BRA) 11,17 x 2,90 Eli Hanneman (HAV)

10.a: Seth Moniz (HAV) 12,06 x 9,13 Barron Mamiya (HAV)

11.a: Miguel Pupo (BRA) 11,23 x 9,27 Kolohe Andino (EUA)

12.a: Caio Ibelli (BRA) 14,34 x 10,34 Ryan Callinan (AUS)

13.a: Italo Ferreira (BRA) 12,17 x 9,40 Michael Rodrigues (BRA)

14.a: João Chianca (BRA) 16,67 x 11,23 Yago Dora (BRA)

15.a: Matthew McGillivray (AFR) 11,83 x 10,24 Jordy Smith (AFR)

16.a: Kanoa Igarashi (JPN) 15,07 x 15,00 Jackson Baker (AUS)

OITAVAS DE FINAL: MEDINA É ELIMINADO E CHUMBINHO QUEBRA A BANCA

Em seguida começaram às oitavas de final, Jack Robinson voltou ao mar e reeditou à final de Pipeline contra Leonardo Fioravanti, e novamente levou a melhor sobre o italiano, que foi superado outra vez pelo Aussie. Na bateria seguinte, Nat Young chocou todo mundo ao vencer um dos favoritos ao título da etapa, John John Florence acabou eliminado em um mar de poucas chances para o bicampeão mundial executar seu melhor surf.

Na sequência, Kelly Slater tentou derrubar seu história ruim em Sunset contra Ethan Ewing, o Goat até tentou e buscou nos tubos seu caminho, no entanto Ewing seguiu aplicando seu surf de borda impecável e arrancou boas notas dos juízes para avançar até às quartas de final. Na quarta bateria Gabriel Medina enfrentou Griffin Colapinto e também acabou surpreendido, tricampeão mundial saiu na frente mas acabou sofrendo uma virada contra Colapinto destruiu uma onda com manobras fortes e uma finalização poderosa na junção. Medina se viu em dificuldades, o mar não proporcionou nenhuma grande chance e o brasileiro acabou eliminado.

Na quinta bateria, Filipe Toledo voltou a demonstrar extrema regularidade em mais uma boa atuação diante de Seth Moniz, que não conseguiu vencer o brasileiro. Depois, Caio Ibelli duelou contra Miguel Pupo e conseguiu uma das melhores atuações do dia com um somatório absurdo para avançar até às quartas de final.

A sétima bateria teve mais um embate de brasileiros, Italo Ferreira x João Chianca. Chumbinho teve simplesmente uma atuação de gala, ele pegou tubos em boas ondas e ainda distribuiu muitas manobras para deixar Italo em apuros, o potiguar ficou precisando de uma nota 10 para virar e ao mesmo tempo via Chianca descartar um 7. Assim, Italo também acabou eliminado. No último confronto do dia Matthew McGillivray foi incisivo em suas manobras e conseguiu um tubaço para eliminar o japonês Kanoa Igarashi.

 

Resultados das oitavas de final:

1.a: Jack Robinson (AUS) 14,33 x 13,83 Leonardo Fioravanti (ITA)

2.a: Nat Young (EUA) 12,10 x 8,83 John John Florence (HAV)

3.a: Ethan Ewing (AUS) 13,83 x 9,67 Kelly Slater (EUA)

4.a: Griffin Colapinto (EUA) 13,93 x 11,10 Gabriel Medina (BRA)

5.a: Filipe Toledo (BRA) 11,86 x 9,17 Seth Moniz (HAV)

6.a: Caio Ibelli (BRA) 16,33 x 10,40 Miguel Pupo (BRA)

7.a: João Chianca (BRA) 16,83 x 12,16 Italo Ferreira (BRA)

8.a: Matthew McGillivray (AFR) 15,17 x 14,84 Kanoa Igarashi (JPN)

Próximas baterias

QUARTAS DE FINAL – 5.o lugar com US 16.000 e 4.745 pts:

1.a: Jack Robinson (AUS) x Nat Young (EUA)

2.a: Ethan Ewing (AUS) x Griffin Colapinto (EUA)

3.a: Filipe Toledo (BRA) x Caio Ibelli (BRA)

4.a: João Chianca (BRA) x Matthew McGillivray (AFR)

OITAVAS DE FINAL – 9.o lugar com US 13.500 e 2.610 pts:

1.a: Brisa Hennessy (CRC) x Sally Fitzgibbons (AUS)

2.a: Molly Picklum (AUS) x Isabella Nichols (AUS)

3.a: Stephanie Gilmore (AUS) x Zoe McDougall (HAV)

4.a: Tyler Wright (AUS) x Macy Callaghan (AUS)

5.a: Carissa Moore (HAV) x Luana Silva (BRA)

6.a: Lakey Peterson (EUA) x Gabriela Bryan (HAV)

7.a: Tatiana Weston-Webb (BRA) x Caitlin Simmers (EUA)

8.a: Bettylou Sakura Johnson (HAV) x Caroline Marks (EUA)

Hurley Pro Sunset Beach

Toledo, Caio e Chumbinho sobrevivem e representam o Brasil nas quartas de final em Sunset
Promo Hurley Pro Sunset Beach: WSL.

O Hurley Pro Sunset Beach é um dos eventos mais tradicionais da temporada havaiana. O evento acontece nesse ano entre os dias 12 e 23 de fevereiro. O atual campeão do evento e Barron Mamiya já eliminado, na categoria feminina a vencedora do último ano foi Brisa Hennessy ainda viva na competição. A próxima chamada da competição é nesta sexta-feira (17), às 14h45 (horário de Brasília).

Foto Destaque: WSL/Heff.

Avatar de Thiago Felipe Camargo
Autor Thiago Felipe Camargo

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.