O Surf equatoriano perdeu nesta última terça-feira (31), um de seus principais nomes, Israel Barona, um dos melhores atletas do país faleceu em El Salvador.

Surfista equatoriano, Israel Barona morre aos 34 anos

Surfista que sonhava disputar as Olimpíadas morre aos 34 anos
Reprodução/Instagram

Israel Barona era um dos expoentes do esporte no Equador. O surfista estava em El Salvador se preparando para disputar o evento da Associação Latino-Americana de Surf.

O principal objetivo de Israel era ganhar pontos para conseguir uma classificação para os Isa Games em Porto Rico e assim conquistar uma vaga para os Jogos Olímpicos em Teahupo’o.

De acordo com o ex-presidente da Federação Equatoriana de Surf, Xavier Aguirre, o surfista apresentou problemas respiratórios e logo teve convulsões. Israel estava viajando com sua esposa, filho e outro atleta.

O hospital mais próximo do local em que o atleta estava hospedado ficava a uma distância de 45 minutos, o que acabou prejudicando um atendimento especializado.

Ainda de acordo com Xavier Aguirre, Barona não tinha nenhum problema de saúde e sempre foi saudável, não apresentando histórico médico.

Isso causou ainda mais surpresa sobre a causa da morte. As especulações principais são picadas de insetos ou possíveis alergias a insetos em El Salvador. No entanto, a causa da morte ainda segue desconhecida.

Israel Barona já foi velado em El Salvador e no momento a embaixada do Equador tem trabalhado para trazer o corpo do surfista de volta ao país.

Continue no mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos:

Avatar de Thiago Felipe Camargo
Autor Thiago Felipe Camargo

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.