Após três temporadas de reclamações sobre o corte, a WSL deve finalmente fazer algumas mudanças no formato que elimina surfistas do circuito mundial no meio do ano.

Desde 2022, a linha do corte estava após a quinta etapa da temporada regular em Margaret River. No entanto, o anúncio da primeira etapa do Challenger Series de 2025 trouxe algumas dicas de uma mudança.

WSL pode mudar o corte para a oitava etapa

A WSL ainda não anunciou seu calendário para 2025. No entanto, a liga já divulgou o primeiro evento do Challenger Series, que será em Newcastle, na Austrália, no início do mês de junho.

A data já aponta uma mudança na categoria de acesso ao circuito mundial. Nas últimas temporadas, o primeiro evento do Challenger Series ocorreu sempre em maio, após o corte em Margaret River.

Mudanças no corte? Calendário da WSL aponta algumas modificações
Samuel Pupo caiu no corte nas últimas duas temporadas [WSL/Cait Miers]
No entanto, a confirmação para o primeiro evento, entre 1 e 8 de junho em Newcastle, aponta que o corte deve ocorrer mais para frente.

Olhando para os últimos anos do circuito mundial, o corte entraria em conflito com a etapa de El Salvador. Em 2022, o evento ocorreu entre 12 e 20 de junho. Na temporada de 2023, a data foi 9 a 18 de junho.

Enquanto isso, em 2024, a etapa aconteceu entre 6 e 15 de junho. Vale dizer que o evento em El Salvador foi sempre o sétimo da temporada nos últimos anos.

Assim podemos presumir que o corte deve acontecer um evento antes ou depois de El Salvador.

Onde assistir a etapa de El Salvador da WSL 2023
Etapa de El Salvador pode ser a última antes do corte [WSL/Thiago Diz]

O que sabemos do calendário da WSL para 2025 até o momento?

O calendário da WSL para o circuito mundial de 2025 ainda é uma incógnita. No entanto, já temos algumas novidades, como a saída da etapa de Sunset e o retorno da Gold Coast.

Além disso, a etapa de Abu Dhabi na maior piscina de ondas do mundo já foi confirmada. O WSL Finals também terá novidades com a mudança de local. Após quatro anos em Trestles, a nova casa será em Fiji.

Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade: