Nesta quinta-feira (17), o campeão mundial em 2019 e medalhista do inédito ouro olímpico em 2021 Italo Ferreira, revelou por meio de suas redes sociais o ocorrido.
Na melhor parte da sessão de surf ontem o tubarão apareceu me colocou pra fora do mar. Phoda que eu tava sozinho né, eu era a única opção dele! Tá maluco. O bicho tinha uns 2,5 metros…
— Italo Ferreira (@italoferreira) November 17, 2022
Em outra rede social, Italo postou um trecho de sua fuga do tubarão em Noronha, nesta quarta-feira (16).

Ataques de tubarão são recorrentes?
Desde que o Surf se tornou um esporte popular, cada vez mais casos de ataques com tubarões ficam conhecidos, desde a história de Bethany Hamilton que perdeu um braço até o encontro de Mick Fanning com o animal em 2015, passando até por uma WSL Finals em 2021 com Filipe Toledo e Gabriel Medina na água, confira alguns ocorridos.
Soul Surfer! A história de superação de Bethany Hamilton

Em outubro de 2003, Bethany com apenas 13 anos, surfava no Havaí quando foi atacada por um tubarão-prego de 14 metros. Hamilton perdeu cerca de 60% de sangue do corpo, além de ter ficado sem o braço esquerdo.
Porém, o acidente não impediu a jovem de voltar ao mar é muito menos de realizar seu sonho de ser uma surfista profissional em 2007.
Em 2011, a história de superação de Bethany Hamilton virou filme, em Soul Surfer.
Assista também ao filme "Soul Surfer" lançado no ano de 2011. pic.twitter.com/7jgkMjomxA
— WSL Brasil ?? (@WSLBrasil) February 1, 2022
Fanning luta com tubarão em J-Bay

O primeiro ataque de tubarão no Tour aconteceu em Jeffreys Bay na África do Sul em 2015. Na final do evento, Mick Fanning e Julian Wilson batalhavam pelo título da etapa, quando Fanning foi surpreendido pelo animal. O australiano saiu ileso e foi rapidamente resgatado, a final acabou sendo cancelada e na ocasião Adriano de Souza manteve a liderança do WCT.
Desde q o Mick Fanning foi atacado por um tubarão numa bateria do mundial de surfe na África do Sul há 6 anos a WSL passou a adotar medidas muito estritas quando um animal é localizado rondando a área de competição. Todo cuidado é pouco! ???♂️ pic.twitter.com/0Feed56JE0
— Fernando Kallás ?????? (@fernandokallas) September 14, 2021
Margaret River é cancelada em 2018
A etapa de Margaret River de 2018 chegou a ser cancelada após ataques de tubarões nas redondezas. A WSL emitiu alertas para que os surfistas não treinassem no mar enquanto a competição estava off. Na época, Medina alertou aos riscos em sua rede social e John John Florence chegou a compartilhar um vídeo em que é possível ver dois tubarões próximos a surfistas.
Com o adiamento, a continuação do evento aconteceu em Uluwatu, e terminou com final feliz para o Brasil, já que Willian Cardoso fez história e venceu sua primeira etapa no Tour.

Tubarão marca presença na WSL Finals de 2021 entre Medina e Toledo

O grande palco do surf mundial em 2021 foi a WSL Finals, novidade criada pela entidade para o Tour naquele ano. Estreando o formato com uma épica final entre Gabriel Medina que seria tricampeão mundial e Filipe Toledo, um tubarão roubou a cena e fez a grande decisão ser paralisada por alguns minutos. Em seguida, a competição voltou após o animal se afastar e Gabriel garantiu mais um título em sua galeria.
Foto Destaque: Reprodução/Twitter/Italo Ferreira.