Acima de tudo, o ranking mundial de skate, popularmente chamado de Ranking WorldSkate pode soar pouco controverso. A saber, a colocação no ranking mundial se dá através dos campeonatos ao longo do ano, que são divididos em temporadas.
O ranking mundial mostra realmente quem são os melhores na atualidade?
Primeiramente, quem detém a 1ª colocação, não necessariamente será o campeão mundial, já que serve mais como forma de mostrar quem mais pontuou. Um exemplo é que, antes de Tóquio, o campeão do Mundial foi o japonês Yuto Horigome, que venceu o campeonato da World Skate em Roma, e mesmo assim permaneceu em 2º lugar.
Nesse sentido, quem lidera o ranking masculino é o americano Nyjah Huston com 269.900 pontos, seguido por Yuto Horigome em 2° lugar e do também nipônico Sora Shirai em 3º. Logo, são dois japoneses no top 3 da modalidade. Assim, algumas pessoas podem ficar confusas porque um medalhista de ouro como Yuto não é o líder.
Comparativo com outros esportes
Em outros esportes, a briga para se manter no topo é constante. No futebol, um time sempre quer ser o líder para ter a chance de vencer o título. No basquete, o objetivo é se manter dentro daquele corte de times que irão aos play-offs, bem como no futebol americano.
Logo, nas Olimpíadas, a população que assistia apenas um esporte, deu olhos para outros pela representatividade de seu país na modalidade, e com o skate não foi diferente. As redes sociais bombaram com opiniões e comentários, principalmente no Twitter, onde as publicações passaram de milhares. Tendo a amizade entre os atletas surpreendido o público.
Em síntese, muitos skatistas afirmam que é um esporte humilde, como a lenda Rodney Mullen afirmou que não importa o quão bom você seja, sempre irá cair. Com isso, a união entre os atletas é algo que impressiona.
Aqueles que não são vistos
Como é supracitado, aqueles que venceram etapas recentes podem não estar no topo do ranking, como é o caso do português Gustavo Ribeiro. O primeiro campeonato pós-Tóquio 2020 tomou lugar em Salt Lake City, na primeira etapa da SLS do ano.
Gustavo venceu a disputa após acertar um 360 flip nose-blunt descendo a escadaria, uma manobra bastante complicada até para profissionais. Após isto, Ribeiro ocupa a 5° colocação, com o brasileiro medalhista de prata olímpico, Kelvin Hoefler, acima dele, que também chegou na final do campeonato, mas não garantiu medalha nesta etapa.
This was a Final for the books! Congrats to 🥇Gustavo Ribeiro, 🥈Nyjah Huston, 🥉Alex Midler!
Rewatch yesterday’s Men’s Final here – https://t.co/K6xvpvUr1P@Visible @MonsterEnergy @TechDeckBoards @skater_xl @trueskate @indy_trucks @santacruzskate @mobgrip @bronsonspeedco pic.twitter.com/07r3QSICrF
— Street League Skateboarding (@StreetLeague) August 30, 2021
Em suma, tanto o ranking mundial de skate feminino também não possui uma medalhista olímpica em 1º lugar. A brasileira Pamela Rosa é quem lidera com 280.960 pontos, seguida de Rayssa Leal em 2° lugar, e a japonesa Aori Nishimura em 3°.
Foto destaque: Reprodução / Ezra Shaw / Getty Images
Marcelo Cartaxo é jornalista, redator e repórter no Esportelandia, um dos maiores sites olímpicos do Brasil. Com passagens por Futebol na Veia, Premier League Brasil, Minha Torcida, Quinto Quarto e ShaftScore, adquiriu experiências que hoje somam na equipe de redação do site.