Em 2021, o skateboarding estreou nos Jogos Olímpicos em Tóquio, no Japão. Uma das paixões dos brasileiros, a modalidade ganhou destaque nacional por causa da competição. Não à toa, o surgimento de novos atletas deve garantir o sucesso do esporte no futuro.
E uma promessa do skate de apenas 6 anos chamou a atenção dos fãs. Isso porque ele foi convocado pela Seleção Paranaense da modalidade e vai disputar o Campeonato Brasileiro de Street Skateboarding, em Belém-PA.
Noah Baura Zella, a nova promessa do skate no Brasil
Segundo o Portal da Cidade Guaratuba, Noah Baura Zella desponta como uma das grandes revelações do skateboarding na região. Morador do bairro Coroados, no estado do Paraná, o pequeno skatista competirá no Brasileirinho.
Mesmo com apenas 6 anos, Noah faz parte da categoria sub-12 da Seleção do estado. Seu primeiro contato com a modalidade aconteceu dois anos antes, quando ele tinha 4, na pista de skate do Complexo Esportivo em Piçarras.
Logo em seu primeiro campeonato de skateboarding, realizado em Curitiba, ele disputou a categoria Mirim até 12 anos e ficou na surpreendente 3ª posição. Em julho de 2023, Noah Zella participou do Circuito Paranaense e conquistou uma vaga no Brasileirinho ao terminar em 7º lugar.
A GENTE JÁ CHEGOU FAZENDO HISTÓRIA EM SANTIAGO!!! 🇧🇷🥇🥈 O BRASIL ACABA DE EMPLACAR, PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA, UMA DOBRADINHA DE MEDALHAS NO SKATE STREET! É OURO pra fadinha Rayssa Leal e prata pra Pâmela Rosa! O Skate é MAIS BRASILEIRO do que nunca! O BRASIL É LÍDER NO… pic.twitter.com/docKWSSz3o
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) October 21, 2023
Vale ressaltar que o skatista de 6 anos ainda foi campeão em torneios disputados em São Paulo e Itapoá neste ano. Agora, ele espera se sair bem no Campeonato Brasileiro de Street Skateboarding 2023, que está marcado para os dias 16 e 17 de dezembro, na capital do Pará.
Além do skate, Noah é apaixonado pelo surf. A primeira vez que ele teve contato com o mar foi aos 5 anos. Logo em seu primeiro campeonato no esporte, na categoria Espumeiro para crianças até 8 anos, ficou na incrível 2ª posição em Guaratuba.
A expectativa é que a nova promessa do skate continue se destacando na modalidade. Por outro lado, Noah Baura pode acabar trocando as pistas pela prancha de surf com o tempo. Fato é que o futuro do esporte brasileiro vive nas crianças.
Jornalista formado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp Bauru. Com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil e Minha Torcida. Apaixonado por automobilismo, sobretudo Fórmula 1.