A Olimpíada de Paris 2024 coloca frente a frente dois skatistas que disputaram a medalha de ouro no passado: Pedro Barros contra Keegan Palmer.

Desde os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, onde Palmer levou o ouro e Pedro conquistou a prata, ambos os skatistas têm brilhado nas principais competições globais, formando uma rivalidade empolgante e altamente competitiva.

Pedro Barros x Keegan Palmer: o que cerca a rivalidade dos dois skatistas?

Com ambos indo para a final da Olimpíada de Paris 2024 no park, o reencontro de Pedro e Keegan na briga pela medalha de ouro é um dos shows à parte para acompanhar na disputa.

Pedro entre os brasileiros foi quem mais chegou perto do nível apresentado por Keegan Palmer (1º) e Tom Schaar (2º) que, logo na primeira bateria, ditaram o ritmo do resto da competição e fecharam o top 2 e deixaram os restantes dos competidores brigarem pelas vagas remanescentes.

Pedro, por outro lado, se classificou em 6º lugar. Os outros brasileiros, Luigi Cini e Augusto Akio, passaram para a final, respectivamente, em 7º e 8º.

Pedro Barros

x

Keegan Palmer

29 Idade 21
Regular Estilo Goofy

Quem leva a melhor no confronto direto entre Pedro Barros x Keegan Palmer?

O primeiro pódio compartilhado por Keegan Palmer e Pedro Barros foi no Dew Tour de 2019, quando o australiano estava começando sua carreira profissional. Na época, Palmer, com 16 anos, ficou em 3º lugar, enquanto a lenda brasileira do skate ficou em 1º.

Em seguida, disputaram diretamente a medalha de ouro em Tóquio 2020. Keegan, que já tinha a melhor pontuação da competição, conseguiu melhorar ainda mais sua nota e conquistou o título de campeão olímpico, deixando Pedro com a prata.

Os dois voltaram a se enfrentar no Campeonato Mundial de 2023, em Sharjah, nos Emirados Árabes. Palmer terminou em 8º lugar, enquanto Pedro ficou em 3º. Em maio do mesmo ano, competiram no World Skateboarding Tour, etapa da Argentina, onde Pedro não passou das semifinais e Keegan ficou em 2º, atrás de Jagger Eaton.

Nos X-Games de 2023, o australiano novamente conquistou a medalha de prata, ficando à frente de Pedro, que terminou em 4º. No Campeonato Mundial de Dubai, realizado no mesmo ano, tanto Pedro quanto Keegan tiveram resultados ruins, terminando nas duas últimas colocações.

Pedro Barros

Evento

Keegan Palmer

Dew Tour de 2019
Olimpíada de Tóquio 2020
Etapa de Sarjah (EAU) – Mundial 2023
Semifinal Etapa da Argentina – Mundial 2023
X-Games de 2023
11º Etapa de San Juan 2023
15º Etapa de Dubai – Mundial 2023 16º
24º OQS Budapeste 2024
OQS Shanghai 2024

Classificação para Olimpíada de Paris 2024 e derrota nos X-Games

As etapas qualificatórias para a Olimpíada de Paris 2024 ocorreram em Xangai, na China, e em Budapeste, na Hungria. No primeiro evento, Keegan Palmer se destacou, ficando em 2º lugar, enquanto Pedro Barros terminou em 5º.

Na Hungria, durante a última oportunidade de classificação para a Olimpíada, Palmer ficou em 1º lugar, enquanto Pedro não conseguiu passar da qualificatória inicial. No entanto, por ser o 2º brasileiro mais bem ranqueado no mundo (6º), Pedro garantiu sua vaga.

Além disso, Keegan não só venceu o campeonato em Budapeste, mas também superou Pedro novamente nos X-Games de Ventura, na Califórnia. Pedro ficou em 3º lugar, enquanto Keegan conquistou o 1º lugar.

O que Keegan Palmer e Pedro Barros tem de diferença nos campeonatos?

Em resumo, Pedro aborda as rampas com mais velocidade e explosão, buscando alcançar a maior altura possível para aumentar o grau de dificuldade das manobras.

Por outro lado, Keegan prefere uma abordagem mais fluida, encontrando os momentos ideais para realizar manobras em alturas menores, mas que podem resultar em pontuações mais altas.

O estilo de cada skatista é diferente, e essa diferença tem influenciado os resultados dos campeonatos durante o último ciclo olímpico.

Pedro Barros x Keegan Palmer
Pedro Barros x Keegan Palmer durante a cerimônia de entrega de medalhas da Olimpíada de Tóquio em 2020 (Icon Sport)

Pedro Barros: de medalhista olímpico à quase aposentado

O veterano de 29 anos é um dos skatistas mais observados do mundo há quase duas décadas. Heptacampeão mundial e medalhista olímpico, Pedro Barros, após os Jogos de 2020, quase abandonou o esporte profissional.

Chegou um momento em que pensei: ‘Será que é isso ainda? Será que é isso que eu gosto de fazer?'. E eu percebi que, na verdade, eu estava em busca da minha melhor versão.

Então, qual o melhor jeito de ficar se desafiando? Tem um desafio maior do que participar novamente das Olimpíadas? É isso.

Com energia de sobra para lutar por uma medalha em Paris 2024, o brasileiro garantiu sua classificação no Mundial de Budapeste, junto com seus dois companheiros de equipe, Augusto Akio e Luigi Cini.

 

Keegan Palmer: o presente e futuro do skate park

Na Olimpíada de Tóquio 2020, Keegan Palmer tinha 18 anos. Agora, com 21, ele retorna em excelente forma física e vindo de uma vitória nos X-Games.

Assim como Pedro Barros após o Mundial de Budapeste, Keegan viajou para os Estados Unidos para competir na edição de Ventura de um dos maiores eventos de esportes radicais do mundo.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por X Games (@xgames)

Quem pode surpreender além de Pedro Barros x Keegan Palmer?

Pedro Barros e Keegan Palmer são os principais candidatos, mas não os únicos com potencial para conquistar medalhas.

Os Estados Unidos, assim como o Brasil, foram os países que enviaram o maior número de skatistas para Paris. Tom Schaar é o favorito depois de Palmer na corrida pelo ouro.

Schaar, conhecido por sua presença marcante nos X-Games na última década, foi o primeiro skatista a realizar um 1080 (três giros completos).

Agora que ficou em dia com a rivalidade Pedro Barros x Keegan Palmer, confira outros conteúdos sobre skate: