A derrota de Gabriel Medina nas Olimpíadas de 2020 no Japão causou grande revolta. O surfista brasileiro acabou derrotado nas semifinais do evento para o japonês Kanoa Igarashi.

Os juízes foram tema central da polêmica derrota de Medina, principalmente o australiano Benjamin Lowe, que foi um dos árbitros que mais prejudicou o brasileiro, supostamente.

Juíz que supostamente prejudicou Gabriel Medina em Tóquio estará em Teahupo'o

Histórico assustador! É por isso que Gabriel Medina é o favorito na Olimpíada
Gabriel Medina é a principal esperança de medalha do surf brasileiro nas Olimpíadas [Thiago Diz/WSL]
Uma das principais polêmicas da última edição das Olimpíadas foi a derrota controversa de Gabriel Medina. O principal responsável por esse revés foi o juíz australiano Benjamin Lowe, que estará novamente como árbitro nesta edição.

Na ocasião, Lowe mostrou não ser fã do surf de Medina e julgou o brasileiro sempre abaixo de seus oponentes em suas baterias. O canal Por Dentro do Tour relembrou o caso:

Mostramos que nos últimos jogos olímpicos ele julgou o Medina sempre no corte baixo [abaixo da média] e para os outros ele pontuava no corte alto, ele quebrou o Medina [na competição]”, declarou Marcelo Boscoli, que fez uma pesquisa extensa sobre as baterias de Gabriel Medina no Japão.

Lista de juízes nas Olimpíadas

O anúncio dos árbitros que vão julgar os atletas nas Olimpíadas foi feito pelo site Duke. O Brasileiro Luli Pereira (chefe de arbitragem da WSL) e o havaiano Richard Pierce (chefe de arbitragem da ISA) serão os líderes de arbitragem.

Os árbitros presentes nas Olimpíadas serão: Daniel Kosoof (NZL), Benjamin Lowe (AUS), Tatsuya Fukagawa (JPN), Thierry Vidal (FRA), Tory Gilkerson (USA), Mikel Zalacain (ESP) e Luiz Dantas (BRA). Os juízes de prioridade serão Marcel Miranda (BRA) e Ian Buchanan (NZL).

Sobre Benjamin Lowe, o australiano é árbitro da WSL há mais de uma década e pode ser um dos responsáveis por baterias polêmicas de Medina.

Porém, não é possível saber com certeza, já que os nomes dos juízes só são divulgados nas Olimpíadas. Já no circuito mundial da WSL, é revelada somente a nacionalidade do árbitro.

Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade abaixo: