Em reunião realizada nesta terça-feira (27), ficou decidido que o Hall da Fama do Comitê Olímpico Brasileiro, o COB, terá mais quatro atletas incluídos.
São eles, Afrânio Costa, do tiro esportivo, Daiane dos Santos, da ginástica, Edinanci Silva, do judô, e Gustavo Kuerten, o Guga, do tênis.
Os atletas que farão parte do Hall da Fama vão ganhar também uma cerimônia especial, na qual vão deixar eternizadas suas mãos ou pés em moldes que farão parte de uma exposição no CT do COB.
Presidente do COB justifica escolha destes atletas
O presidente do COB, Paulo Wanderley, justificou a escolha dos quatro atletas. Segundo ele, é sempre uma satisfação reverenciar quem marcou e fez história no esporte olímpico brasileiro.
Todos os quatro nomes escolhidos pela Comissão representam um legado de atletas que encheram o país de conquistas, inspiraram uma geração e agora ficarão eternizados na memória do Movimento Olímpico nacional.
O Hall da Fama do COB
O Hall da Fama do COB foi criado em 2018 e já conta com 33 grandes nomes do esporte nacional. Os primeiros atletas a fazerem parte foram: Torben Grael, da vela, e Vanderlei Cordeiro de Lima, do atletismo.
Já em 2023, novos nomes passaram a integrar o Hall da Fama do COB, como Renan Dal Zotto, do vôlei, Manoel dos Santos, da natação, e Zagallo, do futebol.
Saiba mais sobre os atletas homenageados
Ver essa foto no Instagram
Afrânio Costa
Atleta de tiro esportivo, Afrânio Costa foi o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha em Jogos Olímpicos. O feito aconteceu em 1920, medalha de prata na prova de pistola livre.
Foi diretor de tiro esportivo do Fluminense e, nas Laranjeiras, ajudou a construir o primeiro estande para atletas no clube. E foi na sede do Flu que a equipe brasileira se preparou para os Jogos Olímpicos.
Há 100 anos, o Fluminense mostrava sua vocação para o pioneirismo. O Tricolor Afrânio da Costa conquistou a primeira medalha olímpica do Brasil, a prata no tiro esportivo nos Jogos Antuérpia 1920. #NósSomosAHistória pic.twitter.com/XmgRYZjNYc
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) August 2, 2020
Daiane dos Santos
Foi a primeira campeã mundial de ginástica artística. O título veio em 2003, Anaheim. Sua especialidade foi o solo e criou dois movimentos nas apresentações, o duplo twist carpado e o duplo twist esticado.
Teve três participações em Jogos Pan-Americanos, Winnipeg 1999, Santo Domingo 2003 e Rio 2007. Somando, conquistou cinco medalhas, sendo duas de prata e três de bronze.
Edinanci Silva
Atleta de judô e nascida na Paraíba, Edinanci Silva foi a primeira mulher a disputar quatro edições dos Jogos Olímpicos. Em Pequim, em 2008, terminou em quinto lugar, sua melhor posição.
Participou também de Campeonatos Mundiais, como o de Paris, em 1997, e Osaka, em 2003, ficando com a medalha de bronze nos dois. E também disputou Jogos Pan-Americanos.
Gustavo Kuerten
Gustavo Kuerten, o Guga, conquistou três títulos no torneio de Roland Garros, tendo, inclusive, chegado ao topo do ranking da ATP. Até então, nenhum atleta sul-americano tinha atingido tal conquista.
Foram quase 20 anos de carreira e 28 títulos conquistados, dos quais 20 foram individuais e oito foram em duplas. Guga faz parte do Hall da Fama da Associação de Tenistas Profissionais.
Repórter no Esportelândia. Formada em Letras pela UFRJ e Jornalismo pela FACHA. Passou por Vavel Brasil, Esporte News Mundo, Futebol na Veia e PL Brasil. Está no Esportelândia desde 2021.