Tênis nas Olimpíadas: os maiores campeões da história [2024]
O tênis nas Olimpíadas fez sua estreia na edição de 1896, mas foi retirado após os Jogos de 1924, devido a disputas entre a Federação Internacional da modalidade e o Comitê Olímpico Internacional. O foi uma polêmica sobre a definição de jogadores amadores.
Após aparecer como esporte de demonstração, em 1968 e 1984 (com limite de idade sub-21), retornou como modalidade e com medalhas em 1988. Aberto a todos os jogadores, independentemente de idade e status, tem sido disputado em todas as edições desde então.
Maiores campeões da história do tênis nas Olimpíadas (1896–presente)
Atletas que venceram duas categorias em uma mesma edição do tênis nas Olimpíadas
Ano
Simples Masculino & Duplas Masculinas
1896
John Boland
1900
Laurence Doherty
1904
Beals Wright
1908
Arthur Gore
1912
Charles Winslow
2004
Nicolás Massú
Ano
Simples Feminino & Duplas Femininas
1924
Helen Wills
2000
Venus Williams
2012
Serena Williams
Ano
Duplas Masculinas & Duplas Mistas
1900
Reginald Doherty
Ano
Simples Feminino & Duplas Mistas
1900
Charlotte Cooper
1912
Edith Hannam
1920
Suzanne Lenglen
A antiga partilha pela medalha de bronze
Nos Jogos Olímpicos de 1896, 1900, 1904, 1988 e 1992, os semifinalistas que perderam compartilharam a medalha de bronze. Em todos os outros anos, houve uma partida para decidir o vencedor do duelo pelo terceiro lugar.
Desde a reintrodução do tênis nas Olimpíadas, a importância dos torneios aumentou, com alguns jogadores, críticos e comentaristas esportivos considerando a conquista do ouro tão prestigiada quanto a de um título de Grand Slam.
O cobiçado Golden Slam
Um jogador que vence uma medalha de ouro olímpica ou paralímpica e os quatro Grand Slams no mesmo ano conquista o chamado Golden Slam.
Por outro lado, o atleta que fatura todos os quatro títulos de Grand Slam e o ouro olímpico durante a carreira leva o Career Golden Slam.
Até o momento, Steffi Graf é a única jogadora a conquistar um Golden Slam na história, em 1988. Serena Williams e Pam Shriver são as únicas jogadoras a completar o Career Golden Slam em duplas por duas vezes.
No tênis masculino, Andre Agassi e Rafael Nadal venceram o Career Golden Slam. Vários jogadores de duplas alcançaram a façanha, com Serena Williams sendo a única a completar o Career Grand Slam em simples e duplas.
Vale lembrar que, em 2021, os tenistas em cadeira de rodas Diede de Groot e Dylan Alcott conquistaram o feito, mas com o ouro paralímpico.
Recordes de medalhas de ouro do tênis nas Olimpíadas
Serena Williams e Venus Williams possuem um recorde de quatro medalhas de ouro cada, três delas como dupla. São as únicas a vencerem o mesmo evento no tênis nas Olimpíadas em três ocasiões diferentes.
Venus Williams (quatro ouros, uma prata) e Kathleen McKane Godfree (um ouro, duas pratas e dois bronzes) são as recordistas de medalhas da modalidade, com cinco cada.
Andy Murray é o único jogador a vencer duas medalhas de ouro em simples, e o único a reter o título olímpico em simples.
Nicolás Massú, Venus Williams e Serena Williams ganharam na Era Aberta tatnto em simples quanto em duplas do mesmo sexo em uma mesma edição dos Jogos, respectivamente em 2004, 2000 e 2012.
A trajetória e as conquistas dos maiores campeões do tênis nas Olimpíadas são uma inspiração, mostrando a combinação de talento, dedicação e paixão pelo esporte.
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.