A equipe ficou maior! Em convocação oficial realizada na última terça-feira (19), o Brasil confirmou 15 atletas para a edição de 2024 dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude. No entanto, uma reviravolta proporcionou a adição de mais duas vagas.
Com a convocação de Gabriel Santos e Mariana Silva para o esqui cross country, a delegação brasileira chegou ao número de 17 participantes, batendo o recorde de edição com maior número de brasileiros inscritos.
Assista ao vídeo de divulgação dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude 2024
Recorde de atletas brasileiros
É a primeira vez na história em que o Brasil vai para o torneio com um total de 17 atletas. Disputada na cidade de Gangnow, na Coréia do Sul, a edição de 2024 promete ser uma das mais competitivas já realizadas.
A delegação brasileira conseguiu adicionar mais atletas após a convocação oficial graças uma realocação das vagas continentais feita pela Federação Internacional de Esqui (FIS, na sigla original em inglês).
Em suma, o Brasil será a maior delegação de toda a América Latina no esqui cross country. Dessa forma, fica atrás apenas de Alemanha, França, Finlândia, Itália, Polônia, Estados Unidos e a própria Coréia do Sul, o país sede desta edição.
Além de bater o recorde do número de atletas brasileiros na edição, a delegação também atinge a marca de mais modalidades representadas no torneio, chegando ao total de sete. O recorde anterior era de Lausanne 2020, quando teve 12 atletas para seis esportes.
Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude 2024
A cerimônia oficial de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude 2024 acontece no próximo dia 19 de janeiro. Com cerca de 1900 atletas, competindo em 81 eventos, sendo sete esportes e 15 disciplinas, esta edição promete ser a maior de todas.
Sediado na província de Gangnow, na Coréia do Sul, este será o 4º Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, mas apenas o 1º a ser disputado no continente asiático. A ideia é dar continuidade e utilizar o legado de Tóquio 2020.
Ver essa foto no Instagram
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Incentivo ao esporte! Comitê Brasileiro de Clubes triplica número de atletas em 2023
- Rafael Silva: história, medalhas olímpicas e conquistas no judô
- Tudo Sobre Basquete: Regras, Táticas, História e Fundamentos
- Ginástica Artística: história, regras, movimentos e aparelhos
- Tiro esportivo: origem, história e curiosidades
- Tudo Sobre Basquete: Regras, Táticas, História e Fundamentos
Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.