O curlingé um esporte realizado em pistas de gelo e formado por equipes de duas ou quatro pessoas, que têm como objetivo lançar pedras o mais próximo possível do alvo.
As equipes são formadas pelos lançadores e pelos varredores. Os varredores acompanham a pedra lançada com uma vassoura, diminuindo o atrito da pedra com o gelo. O curling é considerado um dos esportes coletivos mais antigos do mundo, é praticado desde o século XVI nos lagos congelados da Escócia.
Ver essa foto no Instagram
De fato, o Brasil tem um histórico pequeno no Curling, possui equipe nacional só em 2009, o Brasil já participou de mundiais e também realizou campeonatos nacionais. Mas se movimenta para mudar isso, pois desde 2020 conta com um espaço para prática da modalidade, em São Paulo. O investimento total ficou entre R$ 2 milhões e R$ 2,5 milhões, todo privado. O local conta com três pistas de curling de tamanho oficial, as primeiras da América Latina.
Começo de Atailson Ferreira no Curling
Atailson Ferreira concedeu entrevista exclusiva ao Esportelândia durante a COB Expo e comentou sobre o começo do curling em sua vida:
O meu primeiro contato com o gelo foi construindo uma pista. Olhei o esporte e pensei: Vou tentar. Logo no começo já tinha que aquilo era pra mim. Me apaixonei logo de primeira.”
Quando perguntado sobre como seria os treinamentos do esporte, já que o Brasil é um país tropical, Atailson Ferreira comentou:
A gente já iniciou e está fomentando aqui no Brasil. O curling está indo pro segundo campeonato brasileiro, só com brasileiros formados na Arena Ice Brasil. Estamos a cada dia buscando mais oportunidades fora do país. Estamos crescendo a cada dia. Além disso, temos Hockey no Gelo e Patinação Artística na Arena.”
Siga no Esportelândia e confira nossos outros conteúdos sobre a COB Expo.
- Hortência opina sobre o cenário do Basquete e chances em Paris 2024
- Medalhista Olímpica no vôlei, Virna aponta favoritos para a Superliga 2023
- Presidente da CBBoxe aponta preocupação para o Pan-Americano
- Maicon Andrade mira Olimpíada histórica para o Taekwondos brasileiro em 2024
- CBK sobre apoio financeiro: “Alguns estados não contribuem em nada… isso faz uma grande diferença”
Matheus Carvalho é um profissional multifacetado com experiência em marketing, comunicação e nas areas esportivas. Atualmente, Matheus é redator no site Esportelândia, cobrindo diversos esportes pelo Brasil e o mundo, seja Futebol, Tênis, Vôlei, Basquete, Fórmula 1, entre outros. Além de ser um apaixonado por esportes, como todo brasileiro.