Na última semana, Austin Perkins, atleta de powerlifting dos Estados Unidos, conseguiu estabelecer novos recordes na categoria até 74 kg com números que foram realmente impressionantes e inéditos na história.
Perkins, que já é campeão mundial, se destacou especialmente no movimento de agachamento, onde quebrou múltiplos recordes consecutivamente em todas as suas pedidas.
A competição, que atraiu atenção global no mundo dos levantadores de peso, foi uma forma de mostrar toda a força do atleta, o que consolidou seu lugar na história do powerlifting.
Austin Perkins quebra recorde de peso total no powerlifting na categoria até 74 kg
O primeiro dos três exercícios realizados por Austin Perkins foi o agachamento, onde conseguiu realizar uma quebra de recorde três vezes consecutiva.
Recorde no agachamento powerlifting
A primeira tentativa de Austin perkins foi com 290 kg, um peso que já estabelecia um novo recorde mundial para a categoria.
A segunda tentativa de Perkins foi elevada para o peso de 305.5 kg. Este movimento, além de quebrar o recorde anterior, também superou sua própria marca estabelecida minutos antes.
Na terceira tentativa, o atleta americano desafiou os limites da categoria com 311 kg. Este movimento quebrou o recorde anterior novamente, estabelecendo uma nova marca que, mais uma vez, pertencia a ele. Mas o sucesso dele naquele dia não parou por aí.
Performance no supino
Após os feitos altamente históricos no agachamento, Perkins voltou todas suas forças para as três pedidas do supino.
Ele começou com uma tentativa inicial de 185 kg. Depois, Austin Perkins aumentou o peso para 195 kg na segunda tentativa. Na terceira e última tentativa, ele levantou 200 kg.
Embora esta quantidade de peso não tenha sido suficiente para estabelecer um novo recorde mundial no supino — que foi conquistado por outro atleta que levantou 213 kg —, a performance contribuiu para seu total acumulado.
Quebrando mais recordes no Levantamento Terra
A última fase da competição foi o levantamento terra. Perkins começou com uma tentativa de 300 kg. Sua segunda pedida, com 317,5 kg, já estabeleceu um recorde mundial. Porém, Perkins não parou por aí.
Na terceira e última tentativa, ele levantou 325 kg, estabelecendo um novo recorde mundial para o levantamento terra.
Ver essa foto no Instagram
Recorde de carga total no powerlifting
Além dos recordes individuais em cada movimento, a soma total dos pesos levantados por Perkins durante a competição foi digna de mais um recorde no evento.
Com 311 kg no agachamento, 200 kg no supino e 325 kg no levantamento terra, Perkins acumulou um total de 836 kg.
O total acumulado dos três exercícios quebrou o recorde de carga total para a categoria até 74 kg, além de também ter solidificado seu nome como um dos maiores atletas de powerlifting de todos os tempos.
Veja também: Dicionário do levantamento de peso [2024] – Conheça todos os termos do esporte
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.