O Campeonato Pan-Americano, da coliga de Ginástica Artística, Rítmica e de Trampolim, é realizado mais uma vez no Brasil. Afinal, este é o segundo ano seguido e com a participação de mais de 23 países e 875 atletas. A competição começa, a princípio, no domingo (26), prosseguindo até 17 de julho. E contará com a presença do público. Assim como no ano passado, o local será o Parque Olímpico do Rio de Janeiro, nas Arenas Cariocas 1 e 2.
Documentário Pan-Americano 2021
Prestígio Brasileiro
Assim, é mais uma chance para o Brasil mostrar não apenas o alto nível de nossos atletas para o mundo. Mas também a capacidade que temos como nação de realizar um evento nessa escala.
“O fato de recebermos o aval para organizar essas competições pelo segundo ano consecutivo no Brasil só vem reiterar que a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) desfruta de grande prestígio junto à Upag (União Pan-Americana de Ginástica). Além disso, é um atestado de qualidade em relação aos eventos que realizamos no ano passado”, destacou a presidente da CBG, Luciene Resende.
Assim, aqueles que desejam prestigiar o esporte e a seleção brasileira, podem ter acesso a isso. A saber, os ingressos estão disponíveis no site criado para o evento. Além disso, são gratuitos e por lote.
Em síntese, a competição vale vaga para o Mundial em Liverpool, na Inglaterra, de 29 de outubro a 6 de novembro. É o evento que classifica para as Olimpíadas de Paris, 2024.
Importância do Pan-Americano de Ginástica
A novidade deste ano é que as competições da categoria juvenil e adulto serão realizadas simultaneamente. Márcia Aversani, coordenadora de Ginástica Rítmica da CBG, fala sobre a importância do evento.
“O ano de 2022 é o primeiro de um ciclo olímpico muito curto, que vai até os Jogos de Paris, em 2024. Portanto, realizar essas competições em conjunto é excelente porque otimiza datas. Vamos utilizar o mesmo grupo de árbitros, por exemplo. Isso facilita a organização anual de vários profissionais da ginástica. Outro ponto positivo, na minha opinião, é a possibilidade de os atletas juvenis competirem ao lado de seus ídolos na América, os ginastas adultos. Isso significa uma grande motivação para esses jovens talentos e uma excelente oportunidade para o desenvolvimento do esporte no continente americano”, completou Márcia.
Keila Santos, 14 anos, é a atual campeã sul-americana de Ginástica Rítmica. A atleta baiana foi campeã em 2021. Bem como é uma das promessas do país na categoria juvenil.
A programação, dessa forma, começa com a Ginástica de Trampolim, de 26 a 28 de junho. Logo depois, entre os dias 7 e 10 de julho, será realizado o Pan-Americano Juvenil e Adulto de Ginástica Rítmica. Posteriormente, o Pan Juvenil e Adulto de Ginástica Artística acontece de 14 a 17 de julho.
Seleção
Logo, para os fãs de ginástica, estão os dos campeões olímpicos Rebeca Andrade e Arthur Nory. Já que são os atletas brasileiros mais conhecidos e aguardados. Bem como Caio Souza também estará presente. Aliás, que foi finalista nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Antes de mais nada, ele é um dos ginastas mais completos do país. Já que atua de forma generalista.
Da mesma forma, na Ginástica Rítmica, Maria Flávia Britto, atleta de Sergipe, também foi convocada para a equipe. Bem como sua técnica, Iracema Alves. Por fim, as semanas à frente serão de muitas emoções. Bem como de desafios para atletas e torcedores do Brasil.
Foto destaque: Maurícia da Matta / Divulgação / CBG
Analista de conteúdo, copywriter e redatora.