O Assoeva, clube que disputa a Liga Nacional de Futsal, anunciou que um de seus ídolos vai se aposentar. Trata-se do ala João Batista do Nascimento, mais conhecido como Valdin.

Valdin de 44 anos, defendeu o Assoeva em duas oportunidades. A primeira delas foi nos anos de 2016 e 2017, quando foi campeão gaúcho e vice-campeão da (LNF).

Mas, na sequência, passou duas temporadas no clube Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF). Pela equipe do Rio Grande do Sul, disputou 36 jogos e marcou sete gols.

Retorno ao Assoeva e aposentadoria

Valdin em ação pelo Assoeva, clube de futsal
Valdin em ação pelo Assoeva

Em 2020, Valdin voltou ao clube em que mais se destacou. Assim, disputou mais quatro temporadas pelo Assoeva. Na última, foram 42 jogos e 18 gols marcados.

Ao todo, na LNF, Valdin disputou 114 jogos pela equipe gaúcha e marcou 49 gols.

No comunicado emitido pelo Assoeva, Valdin foi definido como “um ídolo, símbolo de uma geração, que durante anos foi não apenas um jogador fora da média, mas também um símbolo do espírito guerreiro da equipe”.

Pela Seleção Brasileira de futsal, recorde de gols marcados em uma só partida

Valdin também teve passagem pela Seleção Brasileira com um grande feito. Isso porque bateu o recorde de gols marcados em uma só partida.

A partida ocorreu em outubro de 2006, contra o Timor Leste, pelos Jogos da Lusofonia, competição esportiva com todos os países falantes da língua portuguesa.

A Seleção Brasileira venceu, por 76 x 0 e o destaque foi Valdin, com 20 gols marcados.

Completaram a goleada: Márcio (16), Dimas (13), Tostão (8), Wilde (5), Ari (5), Carlinhos (3), Marinho (3), Jonas e Leco (1), enquanto Romário, do Timor Leste, marcou contra.

Quer saber tudo sobre o futsal brasileiro? Veja outros conteúdos no nosso site: