Jude Bellingham é um fenômeno no mundo do futebol. O jogador inglês atua como meio-campista pelo clube espanhol Real Madrid e pela seleção inglesa.
Considerado um dos maiores talentos do futebol inglês e do mundo na atualidade, Bellingham está rapidamente ganhando destaque no esporte mais competitivo do mundo, apesar de ter apenas 21 anos.
O promissor astro da equipe espanhola tem registrado grandes conquistas com suas atuações brilhantes tanto pela seleção quanto pelo clube.
Diante disso, vale a pena continuar neste texto onde detalharemos toda a vida do jovem inglês Jude Bellingham.
Jude Bellingham: infância e vida antes do futevol
Jude Bellingham nasceu na cidade de Stourbridge, em 29 de junho de 2003. Ele é o primeiro dos dois filhos de Mark Bellingham e Denise Bellingham.
De acordo com relatos de seus pais, Jude Bellingham era uma criança obediente e promissora. Nesta época, seu pai já o influenciava com histórias sobre futebol e o mundo do esporte.
A paixão de seu pai e o amor natural pelo futebol motivaram o jovem inglês a tentar seguir o futebol como uma carreira profissional.
Jude Bellingham frequentou a Priory School, localizada em Edgbaston, onde desenvolveu algumas de suas habilidades durante os treinos de futebol.
Jude Bellingham entrou para as categorias de base do Birmingham
Ao perceberem o amor do filho pelo futebol, seus pais, especialmente o pai, o matricularam na equipe sub-8 do Birmingham City, que atualmente disputa League one, o equivalente a 3ª divisão na Inglaterra.
Antes disso, é importante mencionar que Bellingham teve uma breve passagem pela base do Stourbridge F.C., um time local da Inglaterra.
Após ingressar na equipe sub-8 do Birmingham, o talento nato do meio-campista lhe rendeu promoções rápidas nas fileiras do clube à medida que crescia.
Aos 14 anos, Bellingham já jogava pela equipe sub-18 do Birmingham City e, aos 15 anos, foi promovido para a equipe sub-23 da base.
O talento nato e a premiação da revista FourFourTwo
Foi em outubro de 2018 que Jude Bellingham estreou pela equipe sub-23 do Birmingham City em um jogo contra o Nottingham Forest sub-23.
Bellingham causou uma excelente primeira impressão em seu primeiro jogo pela equipe e deu a vitória ao seu time quando marcou o único gol da partida no minuto 87.
Seu desempenho positivo no sub-23 lhe rendeu um lugar na lista dos “50 adolescentes mais empolgantes do futebol inglês” da revista FourFourTwo.
Foi depois disso que ele começou a aparecer nos radares dos principais clubes europeus.
Porém, o ponto que mais lhe agradou foi a permissão de treinar com a equipe principal do Birmingham City e viajar com o time para os jogos.
O primeiro contrato profissional de Jude Bellingham (2019)
Em julho de 2019, Jude Bellingham conquistou o privilégio de treinar com a equipe principal na pré-temporada, em Portugal.
Bellingham demonstrou que não era qualquer um ao marcar em jogos da pré-temporada. Com isso, recebeu a camisa número 22 e fez parte do elenco para a temporada 2019/20.
A primeira temporada de Bellingham foi um sucesso
Logo em sua estreia, com apenas 16 anos e 38 dias, o jornal local Birmingham Mail nomeou Bellingham o homem do jogo. A partida terminou com uma vitória de 3 a 0 para o Birmingham City.
Dezenove dias após sua estreia como profissional, Bellingham fez seu primeiro jogo na Copa da Liga, que resultou em uma derrota por 3 a 0.
Aos 16 anos e 63 dias, Bellingham marcou o primeiro gol profissional de sua carreira, graças a um desvio, em uma vitória por 1 a 0 sobre o Stoke City.
Nos meses seguintes, Bellingham passou da ala esquerda para a posição de meio-campo central, assumindo funções de criação de jogadas.
Em novembro de 2019, o desempenho de Jude Bellingham chamou a atenção dos oficiais da EFL, que o nomearam Jogador Jovem do Mês da EFL.
O interesse de outros clubes e a negociação com Manchester United
Em janeiro de 2020, o jovem astro Jude Bellingham atraiu o interesse dos principais clubes ingleses e europeus, com o Birmingham City recusando uma oferta de £20 milhões do Manchester United no último dia da janela de transferências.
Bellingham continuou jogando pelo Birmingham City, fazendo 32 aparições na liga antes da suspensão do campeonato devido à pandemia de COVID-19.
Após a retomada, ele manteve um desempenho excelente, marcando quatro gols em 44 jogos e ajudando o Birmingham a evitar o rebaixamento.
Ao final de sua primeira temporada, Bellingham foi coroado como o melhor jogador do time e recebeu os prêmios de Jogador Jovem da Temporada da EFL e melhor jogador jovem da liga inglesa.
Jude Bellingham se transfere para o Borussia Dortmund
Depois da bela temporada de estreia, Jude Bellingham foi um dos nomes que mais agitaram o mercado de transferências.
O Manchester City e o Borussia Dortmund foram fortemente ligados ao jogador. Porém, o clube alemão conquistou o coração do jovem.
Segundo entrevista concedida pelo pai de Bellingham, a escolha foi pelo fato de que o clube tem uma boa reputação de dar oportunidades aos jovens em sua equipe titular.
De acordo com a Sky Sport ,o valor da transferência de Jude Bellingham para o Borussia Dortmund teve uma taxa inicial de £25 milhões. Isso tornou o inglês o jogador de 17 anos mais caro da história do futebol.
Jude Bellingham chegou arrasando na Alemanha
Bellingham tinha 17 anos e 77 dias quando estreou pelo Borussia Dortmund na partida contra o MSV Duisburg, da terceira divisão. Ele marcou o segundo gol, tornando-se o jogador mais jovem do Dortmund a marcar na DFB-Pokal e em qualquer partida competitiva.
Na sua estreia na liga, contra o Borussia Mönchengladbach, Bellingham deu uma assistência e foi nomeado Jovem do Mês da Bundesliga em setembro.
Em outubro de 2022, aos 17 anos e 113 dias, Bellingham estabeleceu um novo recorde como o jogador mais jovem a iniciar um jogo da Liga dos Campeões.
Jude Bellingham chega ao Real Madrid
Com uma passagem marcante pela equipe alemã, o jovem inglês foi negociado para o maior campeão da Champions League: Real Madrid.
Ver essa foto no Instagram
Em 14 de junho de 2023, o Real Madrid anunciou a contratação de Jude Bellingham em um contrato de seis anos. O acordo incluiu uma taxa de transferência base de €103 milhões, a ser paga ao Borussia Dortmund.
Essa taxa poderia aumentar para aproximadamente €133,9 milhões devido a incentivos financeiros, que podem chegar a 30% do valor fixo da transferência.
Em sua apresentação oficial, Jude Bellingham recebeu a camisa número 5 e agradeceu a Jesús Vallejo, o então detentor da camisa, chamando-o de “uma pessoa brilhante, brilhante”.
Bellingham admitiu que escolheu o número como uma “homenagem” a Zinedine Zidane e que era uma honra usar tal numeração do clube.
Mais um começo avassalador e Bellingham se firma como estrela mundial
Jude Bellingham estreou na pré-temporada pelo Real Madrid com uma vitória de 3 a 2 sobre o AC Milan, recebendo elogios e aplausos dos torcedores.
Em 26 de junho, em um amistoso contra o Manchester United, Bellingham marcou seu primeiro gol pelo Real Madrid, ajudando a equipe a vencer por 2 a 0.
No dia 12 de agosto de 2023, fez sua estreia oficial pela La Liga com um gol na vitória sobre o Athletic Bilbao. No jogo seguinte, marcou dois gols e deu uma assistência na vitória por 3 a 1 contra o Almería.
Com quatro gols e uma assistência em seus três primeiros jogos na Espanha, Bellingham foi nomeado Jogador do Mês da La Liga, tornando-se o primeiro inglês a receber o prêmio.
Além disso, o meia se tornou o terceiro jogador, depois de Cristiano Ronaldo, em 2009-10, e Pepillo, em 1959-60, a marcar em cada uma de suas quatro primeiras aparições pelo clube.
Jude Bellingham na Champions League e o primeiro passo rumo ao topo do futebol
Em 20 de setembro, o inglês marcou outro gol no último minuto para garantir a vitória por 1 a 0 sobre o Union Berlin. No caso, o jogo foi na primeira rodada da Liga dos Campeões 2023-24.
Dessa forma, Bellingham se tornou apenas o quarto jogador a marcar em suas estreias na La Liga e na Liga dos Campeões pelo Real Madrid, após Cristiano Ronaldo, Isco e Marco Asensio.
Bellingham se tornou apenas o segundo jogador do time a marcar em seus dois primeiros jogos na liga e em dois jogos na Liga dos Campeões, depois de Cristiano Ronaldo.
Porém, para melhorar ainda mais a sua primeira temporada no time espanhol, Bellingham, ao lado dos seus companheiros, fez uma grande campanha que terminou com mais um título da competição para o Real Madrid.
Carreira de Jude Bellingham na seleção da Inglaterra
Jude Bellingham estreou na Inglaterra com 17 anos e 136 dias, o terceiro mais jovem da história da seleção inglesa. No caso, o meia jogou o amistoso contra a República da Irlanda.
Ele foi convocado para a seleção inglesa para a Euro 2020 da UEFA, que foi realizada em junho de 2021 devido à pandemia de COVID-19.
Bellingham entrou como substituto no jogo de abertura da Inglaterra contra a Croácia. Assim, ele se tornou o jogador mais novo da Inglaterra a jogar em um grande torneio e o jogador mais jovem de qualquer nacionalidade a jogar em um Campeonato Europeu.
Na Copa do Mundo 2022, mesmo com o desempenho abaixo do esperado por parte da equipe inglesa, Bellingham ganhou destaque.
O jogador se tornou o segundo artilheiro mais jovem da Inglaterra com 19 anos e 145 dias, atrás apenas de Michael Owen, a lenda da Inglaterra.
Na Eurocopa de 2024, Bellingham comandou o time inglês até mais uma final da competição, chegando decidir o jogo nas oitavas de final, onde empatou a partida com um gol de bicicleta e que depois viria a vencer na prorrogação.
Porém, enfrentanto a Espanha na final, a Inglaterra não fez uma grande atuação e viu os espanhois venceram e ficarem com o título.
Títulos conquistados por Jude Bellingham
Confira a lista completa de títulos individuais conquistados por Jude Bellingham:
- 1x Copa da Alemanha
- 1x Campeonato Espanhol
- 1x Supercopa da Espanha
- 1x Champions League
Jude bellingham: jogos, gols e assistências
Time | Jogos | Gols | Assistências |
Birmigham City | 44 | 4 | 2 |
Borussia Dortmund | 132 | 24 | 25 |
Real Madrid | 42 | 23 | 13 |
Inglaterra | 36 | 5 | 6 |
Total | 254 | 56 | 46 |
Vá além do mundo do futebol! Confira também nossos outros conteúdos:
- Tudo Sobre Basquete: Regras, Táticas, História e Fundamentos
- Novak Djokovic: história, títulos, recordes e maiores rivais
- Exclusiva com Caio Castro, ator e piloto da Fórmula Truck: “2023 é ano de pódio”
- Liga das Nações de Vôlei Masculino: campeões, história e recordes
- Livros de Futebol: os 48 melhores do Brasil e do mundo!
Formado em jornalismo pela Universidade Guarulhos, UNG, tenho passagens pelos portais, Premier League Brasil, Futebol Na Veia, Clube do Vídeo Game e Minha Torcida, tento passar todo meu conhecimento sobre esporte de maneira simples e fácil para o leitor.