Jude Bellingham é um fenômeno do mundo do futebol. O jogador inglês atua como meio-campista pelo clube espanhol Real Madrid e pela seleção inglesa.

Um dos maiores talentos do futebol inglês na atualidade, Jude Bellingham está rapidamente ganhando destaque no esporte mais competitivo do mundo, mesmo com apenas 20 anos.

O promissor astro da equipe espanhola registrou grandes conquistas com suas atuações brilhantes tanto pela seleção quanto pelo clube.

Jude Bellingham: história, títulos, gols marcados e curiosidades
Icon Sport

Diante disso, vale a pena continuar neste texto onde detalharemos toda a vida do jovem inglês Jude Bellingham.

Veja também: Copa do Brasil: campeões, artilheiros, recordes e resultados

Jude Bellingham: infância e vida antes do futevol

Jude Bellingham nasceu na cidade de Stourbridge, em 29 de junho de 2003. Ele é o primeiro dos dois filhos de Mark Bellingham e Denise Bellingham.

De acordo com relatos de seus pais, Jude Bellingham era uma criança obediente e promissora. Nesta época, seu pai já o influenciava com histórias sobre futebol e o mundo do esporte.

A paixão de seu pai e o amor natural pelo futebol motivaram o jovem inglês a tentar seguir o futebol como uma carreira profissional.

Jude Bellingham frequentou a Priory School, localizada em Edgbaston, onde desenvolveu algumas de suas habilidades durante os treinos de futebol.

Jude Bellingham entrou para as categorias de base do Birmingham

Ao notar o amor de seu filho pelo futebol, seus pais, especialmente seu pai, o matricularam na equipe sub-8 do Birmingham City, time que atualmente disputa a Premier League.

Vale destacar que antes disso, Bellingham teve uma breve passagem pela base do Stourbridge F.C., time local da Inglaterra.

Após ingressar na equipe sub-8 do Birmingham, o talento nato do meio-campista lhe renderam promoções rápidas nas fileiras do clube à medida que crescia. 

Aos 14 anos, Bellingham já estava jogando pela equipe sub-18 do Birmingham City e, aos 15 anos, foi promovido para a equipe sub-23 da base.

O talento nato e a premiação da revista FourFourTwo

Foi em outubro de 2018 que Jude Bellingham estreou pela equipe sub-23 do Birmingham City em um jogo contra o Nottingham Forest sub-23.

Bellingham causou uma excelente primeira impressão em seu primeiro jogo pela equipe e deu a vitória ao seu time quando marcou o único gol da partida no minuto 87.

Jude Bellingham: história, títulos, gols marcados e curiosidades
Reprodução: rede social/judebellingham

Seu desempenho positivo no sub-23 lhe rendeu um lugar na lista dos “50 adolescentes mais empolgantes do futebol inglês” da revista FourFourTwo.

Foi depois disso que ele começou a aparecer nos radares dos principais clubes europeus. 

Porém, o ponto que mais lhe agradou foi a permissão de treinar com a equipe principal do Birmingham City e viajar com o time para os jogos.

O primeiro contrato profissional de Jude Bellingham (2019)

Jude Bellingham: história, títulos, gols marcados e curiosidades
Reprodução: rede social/judebellingham

Em julho de 2019, Jude Bellingham conquistou o privilégio de treinar com a equipe principal na pré-temporada, em Portugal. 

Bellingham demonstrou que não era qualquer um ao marcar em jogos da pré-temporada. Com isso, recebeu a camisa número 22 e fez parte do elenco para a temporada 2019/20.

A primeira temporada de Bellingham foi um sucesso

Logo na sua estreia,  com apenas 16 anos e 38 dias, o jornal local, Birmingham Mail, nomeou Bellingham o homem do jogo. A partida terminou com uma vitória de 3 a 0 a favor do Birmingham City.

19 dias após sua estreia como profissional, Bellingham fez seu primeiro jogo na Copa da Liga. Porém, o resultado foi uma derrota por 3 a 0.

Com apenas 16 anos e 63 dias, Bellingham marcou o primeiro gol profissional de sua carreira graças a um desvio em uma vitória por 1 a 0 sobre o Stoke City.

Nos meses seguintes, Bellingham mudou da ala esquerda para a posição de meio-campo central, assumindo funções de criação de jogadas.

Jude Bellingham: história, títulos, gols marcados e curiosidades
Reprodução: rede social/judebellingham

Em novembro de 2019, o desempenho de Jude Bellingham chamou a atenção dos oficiais da EFL, que o nomearam Jogador Jovem do Mês da EFL.

O interesse de outros clubes e a negociação com Manchester United

Em janeiro de 2020, o interesse no jogador por parte dos principais clubes ingleses e europeus disparou, e o jovem astro foi ligado a vários times.

No último dia da janela de transferências de janeiro, foi revelado que o Birmingham City recusou uma oferta de £20 milhões vinda do Manchester United.

Bellingham continuou jogando pelo time principal do Birmingham City, fazendo até 32 aparições na liga no momento em que o campeonato foi suspenso devido à pandemia de COVID-19.

Quando a liga retomou, Bellingham continuou apresentando um ótimo desempenho para seu time e sendo um dos destaques.

No final de sua temporada de estreia, Bellingham marcou quatro gols em 44 jogos, e o Birmingham City terminou em uma posição suficiente para evitar o rebaixamento.

Assim, logo na sua primeira temporada, Jude Bellingham foi coroado como o melhor do time e o principal responsável pela permanência do Birmingham na liga.

Ele recebeu os prêmios de Jogador Jovem da Temporada da EFL e melhor jogador jovem da liga inglesa.

Jude Bellingham se transfere para o Borussia Dortmund

Jude Bellingham: história, títulos, gols marcados e curiosidades
Reprodução: rede social/judebellingham

Depois da bela temporada de estreia, Jude Bellingham foi um dos nomes que mais agitaram o mercado de transferências.

O Manchester City e o Borussia Dortmund foram fortemente ligados ao jogador. Porém, o clube alemão conquistou o coração do jovem.

Segundo entrevista concedida pelo pai de Bellingham, a escolha foi pelo fato de que o clube tem uma boa reputação de dar oportunidades aos jovens em sua equipe titular.

Jude Bellingham: história, títulos, gols marcados e curiosidades
Reprodução: rede social/judebellingham

Bellingham logo voou para a Alemanha para fazer exames médicos, e sua transferência para o clube da Bundesliga foi anunciada.

De acordo com a Sky Sport ,o valor da transferência de Jude Bellingham para o Borussia Dortmund teve uma taxa inicial de £25 milhões. Isso tornou o inglês o jogador de 17 anos mais caro da história do futebol.

Jude Bellingham chegou arrasando na Alemanha

Bellingham tinha 17 anos e 77 dias quando estreou pelo Borussia na partida contra o MSV Duisburg, da terceira divisão. 

Bellingham marcou o segundo gol e se tornou o jogador mais jovem do Dortmund a marcar na DFB-Pokal, a copa da Alemanha.

O gol também o tornou o jogador mais jovem do clube a marcar em qualquer partida competitiva.

Em sua estreia na liga, contra o Borussia Mönchengladbach, ele deu uma assistência que lhe valeu a honra de Jovem do Mês da Bundesliga de setembro.

Em outubro de 2022, Bellingham, com 17 anos e 113 dias, estabeleceu um novo recorde como o jogador mais jovem a começar um jogo da Liga dos Campeões.

Jude Bellingham chega ao Real Madrid

Com uma passagem marcante pela equipe alemã, o jovem inglês foi negociado para o maior campeão da Champions League: Real Madrid.

Em 14 de junho de 2023, o Real Madrid anunciou a contratação de Jude Bellingham em um contrato de seis anos. O acordo incluiu uma taxa de transferência base de €103 milhões, a ser paga ao Borussia Dortmund.

Essa taxa poderia aumentar para aproximadamente €133,9 milhões devido a incentivos financeiros, que podem chegar a 30% do valor fixo da transferência.

Em sua apresentação oficial, Jude Bellingham recebeu a camisa número 5 e agradeceu a Jesús Vallejo, o então detentor da camisa, chamando-o de “uma pessoa brilhante, brilhante”. 

Bellingham admitiu que escolheu o número como uma “homenagem” a Zinedine Zidane e que era uma honra usar tal numeração do clube.

Mais um começo avassalador e Bellingham se firma como estrela mundial

Jude Bellingham fez sua estreia na pré-temporada pelo Real Madrid em uma vitória por 3 a 2 sobre o AC Milan. Na ocasião, o jovem foi elogiado por sua atuação, que arrancou aplausos dos torcedores do Madrid.

Em 26 de junho, num amistoso contra o Manchester United, Bellingham marcou seu primeiro gol pelo Real Madrid, quando sua equipe derrotou o clube inglês por 2 a 0.

No dia 12 de agosto de 2023, Bellingham fez sua estreia oficial pelo time espanhol e marcou um gol na vitória contra o Athletic Bilbao, pela La Liga.

Logo no segundo jogo, Jude marcou dois gols e deu uma assistência na vitória por 3 a 1 contra o Almería.

Com quatro gols e uma assistência em seus três primeiros jogos na Espanha, Jude Bellingham foi nomeado o Jogador do Mês da La Liga, tornando-se o primeiro inglês a ganhar o prêmio.

Além disso, o meia se tornou o terceiro jogador, depois de Cristiano Ronaldo, em 2009-10, e Pepillo, em 1959-60, a marcar em cada uma de suas quatro primeiras aparições pelo clube.

Jude Bellingham na Champions League e o primeiro passo rumo ao topo do futebol

Em 20 de setembro, o inglês marcou outro gol no último minuto para garantir a vitória por 1 a 0 sobre o Union Berlin. No caso, o jogo foi na primeira rodada da Liga dos Campeões 2023-24.

Dessa forma, Bellingham se tornou apenas o quarto jogador a marcar em suas estreias na La Liga e na Liga dos Campeões pelo Real Madrid, após Cristiano Ronaldo, Isco e Marco Asensio.

Bellingham se tornou apenas o segundo jogador do time a marcar em seus dois primeiros jogos na liga e em dois jogos na Liga dos Campeões, depois de Cristiano Ronaldo.

Foi calculado que Jude marcou 10 gols em seus primeiros 10 jogos pelo Madrid. Tal feito iguala a contagem de gols de Cristiano Ronaldo depois de seus primeiros 10 jogos pelo clube, em 2009.

Carreira de Jude Bellingham na seleção da Inglaterra

Jude Bellingham: história, títulos, gols marcados e curiosidades
Reprodução: rede social/judebellingham

Juve Bellingham estreou na Inglaterra com 17 anos e 136 dias, o terceiro mais jovem da história da seleção inglesa. No caso, o meia jogou o amistoso contra a República da Irlanda.

Ele foi convocado para a seleção inglesa para a Euro 2020 da UEFA, que foi realizada em junho de 2021 devido à pandemia de COVID-19.

Bellingham entrou como substituto no jogo de abertura da Inglaterra contra a Croácia. Assim, ele se tornou o jogador mais novo da Inglaterra a jogar em um grande torneio e o jogador mais jovem de qualquer nacionalidade a jogar em um Campeonato Europeu.

Na Copa do Mundo 2022, mesmo com o desempenho abaixo do esperado por parte da equipe inglesa, Bellingham ganhou destaque.

O jogador se tornou o segundo artilheiro mais jovem da Inglaterra com 19 anos e 145 dias, atrás apenas de Michael Owen, a lenda da Inglaterra.

Títulos conquistados por Jude Bellingham

Confira a lista completa de títulos individuais conquistados por Jude Bellingham:

  • 1x Vencedor da Taça da Alemanha

Jude bellingham: jogos, gols e assistências

Time Jogos Gols Assistências
Birmigham City 44 4 2
Borussia Dortmund 132 24 25
Real Madrid 36 21 10
Inglaterra 29 3 5
Total 241 52 77

Vá além do mundo do futebol! Confira também nossos outros conteúdos: