Jude Bellingham é um fenômeno do mundo do futebol. O jogador inglês atua como meio-campista pelo clube espanhol Real Madrid e pela seleção inglesa.
Um dos maiores talentos do futebol inglês na atualidade, Jude Bellingham está rapidamente ganhando destaque no esporte mais competitivo do mundo, mesmo com apenas 20 anos.
O promissor astro da equipe espanhola registrou grandes conquistas com suas atuações brilhantes tanto pela seleção quanto pelo clube.
Diante disso, vale a pena continuar neste texto onde detalharemos toda a vida do jovem inglês Jude Bellingham.
Veja também: Copa do Brasil: campeões, artilheiros, recordes e resultados
Jude Bellingham: infância e vida antes do futevol
Jude Bellingham nasceu na cidade de Stourbridge, em 29 de junho de 2003. Ele é o primeiro dos dois filhos de Mark Bellingham e Denise Bellingham.
De acordo com relatos de seus pais, Jude Bellingham era uma criança obediente e promissora. Nesta época, seu pai já o influenciava com histórias sobre futebol e o mundo do esporte.
A paixão de seu pai e o amor natural pelo futebol motivaram o jovem inglês a tentar seguir o futebol como uma carreira profissional.
Jude Bellingham frequentou a Priory School, localizada em Edgbaston, onde desenvolveu algumas de suas habilidades durante os treinos de futebol.
Jude Bellingham entrou para as categorias de base do Birmingham
Ao notar o amor de seu filho pelo futebol, seus pais, especialmente seu pai, o matricularam na equipe sub-8 do Birmingham City, time que atualmente disputa a Premier League.
Vale destacar que antes disso, Bellingham teve uma breve passagem pela base do Stourbridge F.C., time local da Inglaterra.
Após ingressar na equipe sub-8 do Birmingham, o talento nato do meio-campista lhe renderam promoções rápidas nas fileiras do clube à medida que crescia.
Aos 14 anos, Bellingham já estava jogando pela equipe sub-18 do Birmingham City e, aos 15 anos, foi promovido para a equipe sub-23 da base.
O talento nato e a premiação da revista FourFourTwo
Foi em outubro de 2018 que Jude Bellingham estreou pela equipe sub-23 do Birmingham City em um jogo contra o Nottingham Forest sub-23.
Bellingham causou uma excelente primeira impressão em seu primeiro jogo pela equipe e deu a vitória ao seu time quando marcou o único gol da partida no minuto 87.
Seu desempenho positivo no sub-23 lhe rendeu um lugar na lista dos “50 adolescentes mais empolgantes do futebol inglês” da revista FourFourTwo.
Foi depois disso que ele começou a aparecer nos radares dos principais clubes europeus.
Porém, o ponto que mais lhe agradou foi a permissão de treinar com a equipe principal do Birmingham City e viajar com o time para os jogos.
O primeiro contrato profissional de Jude Bellingham (2019)
Em julho de 2019, Jude Bellingham conquistou o privilégio de treinar com a equipe principal na pré-temporada, em Portugal.
Bellingham demonstrou que não era qualquer um ao marcar em jogos da pré-temporada. Com isso, recebeu a camisa número 22 e fez parte do elenco para a temporada 2019/20.
A primeira temporada de Bellingham foi um sucesso
Logo na sua estreia, com apenas 16 anos e 38 dias, o jornal local, Birmingham Mail, nomeou Bellingham o homem do jogo. A partida terminou com uma vitória de 3 a 0 a favor do Birmingham City.
19 dias após sua estreia como profissional, Bellingham fez seu primeiro jogo na Copa da Liga. Porém, o resultado foi uma derrota por 3 a 0.
Com apenas 16 anos e 63 dias, Bellingham marcou o primeiro gol profissional de sua carreira graças a um desvio em uma vitória por 1 a 0 sobre o Stoke City.
Nos meses seguintes, Bellingham mudou da ala esquerda para a posição de meio-campo central, assumindo funções de criação de jogadas.
Em novembro de 2019, o desempenho de Jude Bellingham chamou a atenção dos oficiais da EFL, que o nomearam Jogador Jovem do Mês da EFL.
O interesse de outros clubes e a negociação com Manchester United
Em janeiro de 2020, o interesse no jogador por parte dos principais clubes ingleses e europeus disparou, e o jovem astro foi ligado a vários times.
No último dia da janela de transferências de janeiro, foi revelado que o Birmingham City recusou uma oferta de £20 milhões vinda do Manchester United.
Bellingham continuou jogando pelo time principal do Birmingham City, fazendo até 32 aparições na liga no momento em que o campeonato foi suspenso devido à pandemia de COVID-19.
Quando a liga retomou, Bellingham continuou apresentando um ótimo desempenho para seu time e sendo um dos destaques.
No final de sua temporada de estreia, Bellingham marcou quatro gols em 44 jogos, e o Birmingham City terminou em uma posição suficiente para evitar o rebaixamento.
Assim, logo na sua primeira temporada, Jude Bellingham foi coroado como o melhor do time e o principal responsável pela permanência do Birmingham na liga.
Ele recebeu os prêmios de Jogador Jovem da Temporada da EFL e melhor jogador jovem da liga inglesa.
Jude Bellingham se transfere para o Borussia Dortmund
Depois da bela temporada de estreia, Jude Bellingham foi um dos nomes que mais agitaram o mercado de transferências.
O Manchester City e o Borussia Dortmund foram fortemente ligados ao jogador. Porém, o clube alemão conquistou o coração do jovem.
Segundo entrevista concedida pelo pai de Bellingham, a escolha foi pelo fato de que o clube tem uma boa reputação de dar oportunidades aos jovens em sua equipe titular.
Bellingham logo voou para a Alemanha para fazer exames médicos, e sua transferência para o clube da Bundesliga foi anunciada.
De acordo com a Sky Sport ,o valor da transferência de Jude Bellingham para o Borussia Dortmund teve uma taxa inicial de £25 milhões. Isso tornou o inglês o jogador de 17 anos mais caro da história do futebol.
Jude Bellingham chegou arrasando na Alemanha
Bellingham tinha 17 anos e 77 dias quando estreou pelo Borussia na partida contra o MSV Duisburg, da terceira divisão.
Bellingham marcou o segundo gol e se tornou o jogador mais jovem do Dortmund a marcar na DFB-Pokal, a copa da Alemanha.
O gol também o tornou o jogador mais jovem do clube a marcar em qualquer partida competitiva.
Em sua estreia na liga, contra o Borussia Mönchengladbach, ele deu uma assistência que lhe valeu a honra de Jovem do Mês da Bundesliga de setembro.
Em outubro de 2022, Bellingham, com 17 anos e 113 dias, estabeleceu um novo recorde como o jogador mais jovem a começar um jogo da Liga dos Campeões.
Jude Bellingham chega ao Real Madrid
Com uma passagem marcante pela equipe alemã, o jovem inglês foi negociado para o maior campeão da Champions League: Real Madrid.
Ver essa foto no Instagram
Em 14 de junho de 2023, o Real Madrid anunciou a contratação de Jude Bellingham em um contrato de seis anos. O acordo incluiu uma taxa de transferência base de €103 milhões, a ser paga ao Borussia Dortmund.
Essa taxa poderia aumentar para aproximadamente €133,9 milhões devido a incentivos financeiros, que podem chegar a 30% do valor fixo da transferência.
Em sua apresentação oficial, Jude Bellingham recebeu a camisa número 5 e agradeceu a Jesús Vallejo, o então detentor da camisa, chamando-o de “uma pessoa brilhante, brilhante”.
Bellingham admitiu que escolheu o número como uma “homenagem” a Zinedine Zidane e que era uma honra usar tal numeração do clube.
Mais um começo avassalador e Bellingham se firma como estrela mundial
Jude Bellingham fez sua estreia na pré-temporada pelo Real Madrid em uma vitória por 3 a 2 sobre o AC Milan. Na ocasião, o jovem foi elogiado por sua atuação, que arrancou aplausos dos torcedores do Madrid.
Em 26 de junho, num amistoso contra o Manchester United, Bellingham marcou seu primeiro gol pelo Real Madrid, quando sua equipe derrotou o clube inglês por 2 a 0.
No dia 12 de agosto de 2023, Bellingham fez sua estreia oficial pelo time espanhol e marcou um gol na vitória contra o Athletic Bilbao, pela La Liga.
Logo no segundo jogo, Jude marcou dois gols e deu uma assistência na vitória por 3 a 1 contra o Almería.
Com quatro gols e uma assistência em seus três primeiros jogos na Espanha, Jude Bellingham foi nomeado o Jogador do Mês da La Liga, tornando-se o primeiro inglês a ganhar o prêmio.
Além disso, o meia se tornou o terceiro jogador, depois de Cristiano Ronaldo, em 2009-10, e Pepillo, em 1959-60, a marcar em cada uma de suas quatro primeiras aparições pelo clube.
Jude Bellingham na Champions League e o primeiro passo rumo ao topo do futebol
Em 20 de setembro, o inglês marcou outro gol no último minuto para garantir a vitória por 1 a 0 sobre o Union Berlin. No caso, o jogo foi na primeira rodada da Liga dos Campeões 2023-24.
Dessa forma, Bellingham se tornou apenas o quarto jogador a marcar em suas estreias na La Liga e na Liga dos Campeões pelo Real Madrid, após Cristiano Ronaldo, Isco e Marco Asensio.
Bellingham se tornou apenas o segundo jogador do time a marcar em seus dois primeiros jogos na liga e em dois jogos na Liga dos Campeões, depois de Cristiano Ronaldo.
Foi calculado que Jude marcou 10 gols em seus primeiros 10 jogos pelo Madrid. Tal feito iguala a contagem de gols de Cristiano Ronaldo depois de seus primeiros 10 jogos pelo clube, em 2009.
Carreira de Jude Bellingham na seleção da Inglaterra
Juve Bellingham estreou na Inglaterra com 17 anos e 136 dias, o terceiro mais jovem da história da seleção inglesa. No caso, o meia jogou o amistoso contra a República da Irlanda.
Ele foi convocado para a seleção inglesa para a Euro 2020 da UEFA, que foi realizada em junho de 2021 devido à pandemia de COVID-19.
Bellingham entrou como substituto no jogo de abertura da Inglaterra contra a Croácia. Assim, ele se tornou o jogador mais novo da Inglaterra a jogar em um grande torneio e o jogador mais jovem de qualquer nacionalidade a jogar em um Campeonato Europeu.
Na Copa do Mundo 2022, mesmo com o desempenho abaixo do esperado por parte da equipe inglesa, Bellingham ganhou destaque.
O jogador se tornou o segundo artilheiro mais jovem da Inglaterra com 19 anos e 145 dias, atrás apenas de Michael Owen, a lenda da Inglaterra.
Títulos conquistados por Jude Bellingham
Confira a lista completa de títulos individuais conquistados por Jude Bellingham:
- 1x Vencedor da Taça da Alemanha
Jude bellingham: jogos, gols e assistências
Time | Jogos | Gols | Assistências |
Birmigham City | 44 | 4 | 2 |
Borussia Dortmund | 132 | 24 | 25 |
Real Madrid | 10 | 10 | 3 |
Inglaterra | 27 | 2 | 5 |
Total | 186 | 40 | 35 |
Vá além do mundo do futebol! Confira também nossos outros conteúdos:
- Tudo Sobre Basquete: Regras, Táticas, História e Fundamentos
- Novak Djokovic: história, títulos, recordes e maiores rivais
- Exclusiva com Caio Castro, ator e piloto da Fórmula Truck: “2023 é ano de pódio”
- Liga das Nações de Vôlei Masculino: campeões, história e recordes
- Livros de Futebol: os 48 melhores do Brasil e do mundo!
Jornalista especialista em bodybuilding nacional e internacional, além de ser graduado em curso de poses de fisiculturismo pela SPFF.