Ao falar da trajetória de Ramon Dino é impossível ignorar o nome de Renato Cariani. Em um universo onde oportunidades são escassas e o fisiculturismo exige muito mais do que músculos – exige apoio, estrutura e visibilidade – Cariani apareceu como a peça que faltava na vida do acriano.
Ainda iniciante, sem grandes patrocínios e cercado por incertezas, Ramon encontrou em Cariani mais do que um mentor: encontrou um padrinho. Foi o influenciador quem estendeu a mão quando poucos acreditavam. Ele enxergou potencial onde outros viam apenas mais um atleta promissor. E Ramon Dino revelou como essa relação foi fundamental para seu sucesso no bodybuilding.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
Ramon Dino exaltou importância de Cariani em sua carreira
Ramon Dino comentou em participação em um podcast com o bodybuilder Thiago Xicoria, como Renato Cariani abriu as portas da Max Titanium, ajudou Ramon a se estabelecer em São Paulo e o apresentou ao centro do bodybuilding nacional.
O impacto foi direto: carreira alavancada, visibilidade ampliada e o início da trajetória que levaria Dino ao topo da Classic Physique. Durante a entrevista, Ramon Dino deixou claro o tamanho da influência de Cariani em sua caminhada:
Ele é massa demais. Inclusive, foi graças a ele que minha vida mudou. Foi por causa dele que entrei pro time da Max Titanium. Não tem como falar da minha história sem falar dele.
Xicória complementa a analogia com precisão:
Tipo, o Big Bang aconteceu, mas o Cariani foi o Sol, tá ligado? Ele iluminou tudo. Ele chegou, te viu, acreditou.
E Ramon confirma: “Apadrinhou mesmo”. O diálogo continua com a naturalidade de quem viveu um ponto de virada real. Xicoria comentou: “Ele falou: ‘Faz assim.’ E você baixou a guarda”. Ramon Dino conssentiu e detalhou um pouco mais sobre como foi o impacto de Cariani em sua vida:
Foi assim: ‘Mano, não sei fazer isso.’ E ele: ‘Então faz assim’. E deu certo. Quando você tem alguém que te apoia, que ampara: ‘Vamos por aqui, qualquer coisa eu tô contigo’, aí você vai, tá ligado? Foi exatamente isso.
Ramon Dino é favorito ao título do Mr. Olympia 2025?
Hoje, Ramon Dino vive o auge. Com a aposentadoria de Chris Bumstead (Cbum), o caminho para o título da Classic Physique no Mr. Olympia 2025 está mais aberto do que nunca. Ramon é um dos nomes mais cotados ao troféu máximo do esporte.
Seus maiores adversários são Terrence Ruffin (vencedor do Pittsburgh Pro e New York Pro) e Mike Sommerfeld (campeão do Arnold Classic Ohio e vice do Olympia 2024). Ramon está com um físico invejável nesta fase de preparação.
Saiba tudo sobre o universo do fisiculturismo, Mr. Olympia e muito mais:
- Ramon Dino abre o jogo sobre rivalidades, sacrifícios e por que recusou equipe de Cbum
- [Análise] Ramon Dino x Ruff Diesel x Mike Sommerfeld x Urs Kalecinski: números revelam favorito ao Mr. Olympia 2025
- “Se Ramon Dino fizesse isso igual Cbum, fecharia patrocínio com Nike ou Adidas’
- R$ 2 MILHÕES! Cariani compra farmácia rival da Oficial Farma no PIX e traz Balestrin como sócio
- “Renato Cariani foi responsável por eu desistir de competidor após o top 4 do Mr. Olympia”