Ao falar da trajetória de Ramon Dino é impossível ignorar o nome de Renato Cariani. Em um universo onde oportunidades são escassas e o fisiculturismo exige muito mais do que músculos – exige apoio, estrutura e visibilidade – Cariani apareceu como a peça que faltava na vida do acriano.

Ainda iniciante, sem grandes patrocínios e cercado por incertezas, Ramon encontrou em Cariani mais do que um mentor: encontrou um padrinho. Foi o influenciador quem estendeu a mão quando poucos acreditavam. Ele enxergou potencial onde outros viam apenas mais um atleta promissor. E Ramon Dino revelou como essa relação foi fundamental para seu sucesso no bodybuilding.

Ramon Dino exaltou importância de Cariani em sua carreira

Ramon Dino comentou em participação em um podcast com o bodybuilder Thiago Xicoria, como Renato Cariani abriu as portas da Max Titanium, ajudou Ramon a se estabelecer em São Paulo e o apresentou ao centro do bodybuilding nacional.

O impacto foi direto: carreira alavancada, visibilidade ampliada e o início da trajetória que levaria Dino ao topo da Classic Physique. Durante a entrevista, Ramon Dino deixou claro o tamanho da influência de Cariani em sua caminhada:

Ele é massa demais. Inclusive, foi graças a ele que minha vida mudou. Foi por causa dele que entrei pro time da Max Titanium. Não tem como falar da minha história sem falar dele.

Xicória complementa a analogia com precisão:

Tipo, o Big Bang aconteceu, mas o Cariani foi o Sol, tá ligado? Ele iluminou tudo. Ele chegou, te viu, acreditou.

E Ramon confirma: “Apadrinhou mesmo”. O diálogo continua com a naturalidade de quem viveu um ponto de virada real. Xicoria comentou: “Ele falou: ‘Faz assim.’ E você baixou a guarda”. Ramon Dino conssentiu e detalhou um pouco mais sobre como foi o impacto de Cariani em sua vida:

Foi assim: ‘Mano, não sei fazer isso.’ E ele: ‘Então faz assim’. E deu certo. Quando você tem alguém que te apoia, que ampara: ‘Vamos por aqui, qualquer coisa eu tô contigo’, aí você vai, tá ligado? Foi exatamente isso.

Ramon Dino é favorito ao título do Mr. Olympia 2025?

Hoje, Ramon Dino vive o auge. Com a aposentadoria  de Chris Bumstead (Cbum), o caminho para o título da Classic Physique no Mr. Olympia 2025 está mais aberto do que nunca. Ramon é um dos nomes mais cotados ao troféu máximo do esporte.

Seus maiores adversários são Terrence Ruffin (vencedor do Pittsburgh Pro e New York Pro) e Mike Sommerfeld (campeão do Arnold Classic Ohio e vice do Olympia 2024). Ramon está com um físico invejável nesta fase de preparação.

Saiba tudo sobre o universo do fisiculturismo, Mr. Olympia e muito mais:

Eric Filardi Content Coordinator

Coordenador do Esportelândia desde 2021, é jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo. Autor do livro “Os Mestres do Espetáculo”, que está na biblioteca do Museu do Futebol de São Paulo. Passou por Jovem Pan, Futebol na Veia e PL Brasil.