O fisiculturismo natural tem ganhado destaque no Brasil, com atletas naturais que estão mostrando grandes evoluções e, consequentemente, se destacando positivamente nas federações de bodybuilding com teste de anti doping.
Antes de mais nada, para quem não está familiarizado com tal modalidade, os fisiculturistas naturais são atletas que se dedicam a treinar e competir sem o uso de substâncias proibidas.
Estes fisiculturistas naturais, apesar da pouca idade, já demonstram que é possível alcançar altos níveis de desenvolvimento muscular com garra, disciplina e uma mentalidade inabalável.
Melhores e mais promissores fisiculturistas naturais do cenário brasileiro
Conheça alguns dos melhores atletas naturais do Brasil que estão se destacando no cenário nacional e internacional.
Vale dizer que os fisiculturistas naturais realizaram uma entrevista com o Esportelândia para contar mais sobre sua expectativa de carreira e o motivo de terem escolhido o fisiculturismo natural.
Alison Alves – 23 anos
- Treinador: Lucas Rezende e Jayme de La Madrid
- Tempo de treino: 9 anos
- Expectativas para a carreira: “Minhas expectativas é que o esporte que eu tanto amo ganhe o reconhecimento que merece e que eu possa ser pioneiro também para ajudar nisso. A WNBF chegará em novembro e dará o primeiro procard da federação no Brasil, estou trabalhando para ser meu.”
Malu Hohne Galbes – 24 anos
- Treinador: Caio Costa e Fernando Muzzy
- Tempo de treino: 5 anos
- Expectativas para a carreira: “Minhas expectativas são fazer do fisiculturismo uma carreira, espero me destacar nas federações maiores, como a NPC, e buscar meu pro card! Optei pelo fisiculturismo natural porque decidi competir depois de ver o meu noivo competindo, mas era uma incerteza de como seria, se eu gostaria, se apresentaria um físico competitivo, etc. Caso não gostasse do esporte, não teria colaterais por conta do uso de hormônios, não quis arriscar a minha saúde. Depois de passar pela primeira competição, me apaixonei pelo esporte e vi que é possível alcançar um bom físico de forma natural.”
Léo Garcia – 28 anos
- Treinador: Jeff Alberts
- Tempo de treino: 13 anos
- Expectativas para a carreira: “Buscar sempre uma melhor versão de mim, me desafiar todos os dias para ser um atleta e ser humano melhor. Escolhi o fisiculturismo natural porque acredito no potencial do ser humano, acredito no meu potencial, quero preservar minha saúde e ter longevidade! Espero e acredito q o fisiculturismo natural um dia estará no seu ápice no Brasil!”
Luana Arilla – 25 anos
- Treinador: Marcos Vinícius
- Tempo de treino: 10 anos
- Expectativas para a carreira: “Acredito que o fisiculturismo natural só tende a crescer, eu, como nutricionista, acho incrível como podemos alcançar um corpo estético e competitivo somente com alimentação e treino. Optei pelo fisiculturismo natural pois sei dos prejuízos que o uso de esteroides poderiam me trazer e, como uma boa nutricionista e atleta, meu objetivo é mostrar que nós, mulheres, conseguimos alcançar um corpo competitivo sem usar nenhuma substância.”
Evelyn Santos – 32 anos
- Treinador: Rodrigo Garcia
- Tempo de treino: Começou na pandemia
- Expectativas para a carreira: “Eu já competi em campeonatos de naturais e hormonizados, confio na minha capacidade de superar e atingir meus objetivos sendo natural, como sempre foi. Caso não fosse possível seguir este caminho, o fisiculturismo não seria para mim. Meu objetivo é internacionalizar minha carreira e mostrar que é possível ser atleta de alto rendimento não consumindo nada de origem animal.”
Jessica Kovaleski – 33 anos
- Treinador: Lucas Falcão
- Tempo de treino: 4 anos e meio
- Expectativas para a carreira: “Meu objetivo é chegar ao maior campeonato do mundo (Olympia) e me classificar entre as três primeiras colocadas! Nunca tive interesse em usar hormônios!”
Kenai Ujji – 19 anos
- Treinador: Lucas Alves
- Tempo de treino: 6 anos
- Expectativas para a carreira: “Prefiro me manter natural, pois é a fonte da juventude e saúde, se manter forte sem o uso de auxílio externo, que também ira desregular meus hormônios e o corpo perfeito que Deus me deu. Minha expectativa para o esporte natural é que cresça numa dimensão muito grande, vejo hoje em dia na academia que trabalho o número de garotos mia novos que eu que querem competir e se manterem naturais.”
Ivan Silva – 33 anos
- Treinador: Lucas Alves
- Tempo de treino: 17 anos
- Expectativas para a carreira: “Meu objetivo é ser o melhor naquilo que eu faço e ajudar a expandir o Natural Bodybuilding.”
Matheus “Mahhtla” Lacerda – 18 anos
- Treinador: Ícaro Lermen
- Tempo de treino: 4 anos
- Expectativas para a carreira: “Minhas expectativas são de me tornar o melhor fisiculturista natural do Brasil e conquistar um pro card pela IFBB de forma natural.”
Jayme de Lamadrid – 28 anos
- Treinador: Jayme de Lamadrid (ele mesmo)
- Tempo de treino: 10 anos
- Expectativas para a carreira: “Não me contento apenas com mostrar os meus resultados de forma natural. Luto todos os dias para levar esse esporte para as novas gerações, para que eles possam praticar o fisiculturismo sem abdicar da saúde.
Meu objetivo como atleta é se tornar campeão profissional da WNBF WORLDS.”
Adriel “DuduFit” Eduardo – 19 anos
- Treinador: Fabrício Pacholok
- Tempo de treino: 4 anos
- Expectativas para a carreira: “Objetivo é me tornar o melhor natural que tem, ir para o Olympia natural. Motivo pelo qual comecei é simplesmente por gostar de treinar e aí vi uma vida nisso e potencial que eu tinha.”
Matheus Daidone – 27 anos
- Treinador: Thiago Correa
- Tempo de treino: 14 anos
- Expectativas para a carreira: “Meu papel como um dos primeiros representantes desta prática no país, é contribuir com o crescimento e disseminação do esporte. Do meu ponto de vista, o fisiculturismo natural não deve ser visto como uma oposição ao fisiculturismo “convencional”, mas sim como uma alternativa que oferece oportunidades para atletas competirem sob as mesmas circunstâncias. A coexistência harmoniosa das duas modalidades enriquece o cenário esportivo. Saber que me tornei referência para muitos novos atletas, admiradores ou até mesmo aos que duvidavam sobre o limite natural é o elo que ainda me mantém sob essa condição.”
Ver essa foto no Instagram
Nicolas Stamm – 16 anos
- Treinador: Ícaro Lermen
- Tempo de treino: 3 anos
- Expectativas para a carreira: “Tenho grandes metas para o esporte, pretendo bater recordes tanto em troféus quanto em força e me tornar um destaque entre os demais. Motivo por ser natural: tempo de carreira, idade, e atuais metas, pretendo competir no Natural Olympia e algum dia no Olympia.”
Lucas Silva – 26 anos
- Treinador: Lucas Alves
- Tempo de treino: 10 anos
- Expectativas para a carreira: “Vou ser a referência de um físico natural completo. Com a estética, linhas clássicas, volume e qualidade. Estou trabalha
Cassiane Goldberg – 31 anos
- Treinador: “Eu mesma estou cuidando da minha preparação.”
- Tempo de treino: Não especificado
- Expectativas para a carreira: “Eu me tornei atleta profissional da categoria Sport Model no Campeonato Latino Americano da INBA, porém, não era a categoria pela a qual eu estava 100% focada em me profissionalizar. Meus planos no fisiculturismo são de me profissionalizar na Figure. Foi o fisiculturismo natural que me escolheu. No final de 2020 decidi me aventurar no esporte competindo em federações tradicionais. Quando o fisiculturismo natural chegou ao Brasil eu sabia que era ali que eu tinha que ficar e foi incrível para mim. Hoje, não me vejo fazendo outra coisa.”
Alfredo Neto – 24 anos
- Treinador: conta própria
- Tempo de treino: 8 anos
- Expectativas para a carreira: “O fisiculturismo natural ainda vai crescer muito, estamos apenas no começo de uma nova era para o fisiculturismo. No primeiro momento, escolhi ser um atleta natural para me diferenciar dos demais, e em pouco tempo isso acabou se tornando meu estilo de vida. Hoje isso faz parte da minha identidade, vai muito além do corpo, da saúde ou da carreira que eu construí, é a forma como eu enxergo a vida.”
Outros fisiculturistas naturais que merecem atenção
Além dos que já destacamos anteriormente, outros fisiculturistas naturais também merecem destaque dentro do cenário de fisiculturistas naturais, são eles:
- Amanda Rodrigues;
- Ícaro Lermen;
- Bruno Macedo.
Vá além da lista de fisiculturistas naturais:
- Fisiculturistas mais promissores do Brasil em 2024
- Os 20 melhores fisiculturistas do Brasil na história
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.