O fisiculturismo está crescendo cada vez mais no cenário brasileiro esportivo. Hoje, é normal encontrar programas de televisão com atletas de bodybuilding estando entre os convidados.
Claro que o sucesso não foi da noite para o dia. Afinal, desde os anos 80 o país já se fazia presente no Mr. Olympia, a Copa do Mundo do bodybuilding. Porém, o reconhecimento aconteceu só agora por parte da mídia.
Veja: Os 20 melhores brasileiros do fisiculturismo da história
Diante disso, para entender todo esse sucesso por trás do fisiculturismo no Brasil, entrevistamos Matheus Donaire, ex-atleta e um dos nomes que gerenciam os fisiculturistas do time Integralmedica.
Donaire revela o que está por trás do sucesso do fisiculturismo no Brasil
Com anos de experiência como atleta e boas temporadas acumuladas gerenciando um dos maiores times do Brasil, Donaire é o nome certo para explicar o fenômeno cultural do bodybuilding.
Afinal, o mesmo fez parte do crescimento notório e deixou claro que, hoje, os fisiculturistas estão em um patamar acima da grande maioria dos atletas de outras modalidades.
O fisiculturismo cada vez mais está inserido em podcast, matérias, sites e na televisão. Já tem vários atletas sendo muito conhecidos e sendo até tratados como astros.
Matheus Donaire ainda fez uma comparação audaciosa citando os Estados Unidos. De fato, o esporte já é bem disseminado por lá e, na visão do empresário, o Brasil não está tão longe.
O público, cada vez mais, reconhece o nosso esporte com o devido valor que ele sempre merece. Lá fora, nos Estados Unidos, isso já é grandioso. E o Brasil, hoje, já é a segunda maior potência no mundo do bodybuilding.
Veja: Olympia: quantas vezes o Brasil já ganhou a Copa do Mundo de Fisiculturismo?
Para explicar o motivo da crescente do esporte no país verde e amarelo, Donaire revelou que o sucesso no Mr. Olympia pode ser um ponto-chave nessa história.
A gente tem vários atletas no Mr. Olympia, sendo campeões. Então, o esporte cada vez mais vai crescendo.
O Mr. Olympia é a explicação do sucesso do fisiculturismo no Brasil
O Brasil já possui 12 títulos do show mais importante do fisiculturismo, porém, todos são conquistados por mulheres.
Ver essa foto no Instagram
Possivelmente, o fato de agora estarmos vendo os atletas homens chegando no topo do Olympia pode explicar o sucesso do esporte.
O brasileiro sempre foi bem representado no Mr. Olympia, principalmente pelas mulheres, e agora a gente tem homens chegando lá e sendo muito competitivos.
Nesse sentido, na última edição, além do título conquistado pela atleta Francielle Mattos, também da Integralmedica, o país foi destaque em diversas categorias.
Atletas como o Ramon, ficando no top 2, Francielle Mattos, sendo campeã do Mr. Olympia, Isa Pecini sendo top 5 e a Alcione top 3, faz o esporte crescer cada vez mais.
Todo esse cenário competitivo positivo para o país, na visão de Matheus Donaire, explica, com exatidão, o motivo pelo qual o esporte vem sendo representado com louvor na mídia nacional.
Cada vez mais a sociedade comum vai ouvir fala mais sobre o bodybuilding por causa desses atletas e das empresas (de suplementação) também que estão fazendo um trabalho excepcional.
Confira a entrevista completa abaixo.
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.