Desde a juventude, muitas pessoas se deixam cativar pelo universo dos jogos eletrônicos, atraídas pelas possibilidades e pelo entretenimento que oferecem. Um dos segmentos mais adorados foi os de jogos de tiros, como Raiwbon 6, Counter Strike, Valorant entre outros. Games que com o constante desenvolvimento da tecnologia e da interação no mundo virtual tem crescido muito.

Nesse contexto, surgiu a modalidade dos e-sports, que se tornou uma parte integral do cenário virtual. Ao mesmo tempo, os eventos voltados para a comunidade gamer também evoluíram, e a Brasil Game Show, conhecida como BGS, se destaca como o principal evento de games da América Latina.

Na edição deste ano, o portal Esportelândia cobriu a feira e o repórter Carlos Soares entrevistou Gustavo Herdina, campeão Mundial de Raiwbon 6. Durante a conversa, Herdsz, como também é conhecido, apontou o que é importante para ser um profissional no e-sports. Confira!

O evento da Brasil Game Show 2023

Entre os dias 11 e 15 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, aconteceu a 14ª edição da Brasil Game Show 2023, a maior exposição de jogos eletrônicos na América Latina. O evento atrai pessoas de todas as regiões do Brasil desde sua estreia, em 2009 e ao longo dos anos, obteve sucesso em distribuir mais de 450 toneladas de alimentos.

Neste ano, os participantes tiveram a oportunidade de experimentar jogos que ainda não haviam sido lançados, testar simuladores de corrida, encontrar e interagir com profissionais do mundo dos e-sports e da criação de conteúdo. Desse modo, a BGS continuou se destacou pela inovação nas experiências oferecidas aos visitantes.

Herdsz conta a preparação de um profissional do e-sports na BGS

O universo do entretenimento e dos jogos eletrônicos cresceu muito com o passar dos anos, assim virou até profissão. Fato que se concretizou com grandes lançamentos no meio virtual como Rainbow 6, Dota, Valorant, entre outros. Porque possibilitou além de jogadores profissionais, a criação de conteúdo através do jogos.

Neste sentido, um dos grandes destaques do mundo do e-sports é Gustavo Herdina. Com o nome no mundo do Rainbow 6, Herdsz, o jogador se profissionalizou e conquistou o Campeonato Mundial com a W7M, sua equipe. 

Com tamanha bagagem e carreira, Carlos Soares, repórter do Esportelândia, questionou Gustavo sobre a preparação dele, visto que ele pode ser uma grande inspiração para os futuros jogadores. Herdsz rapidamente destacou a importância dos treinamentos e o suporte de profissionais que atuam no meio competitivo:

Você treinar todos os dias, acho que junto com o treinamento, tem que ter um acompanhamento de um psicólogo do esporte, tem muito hoje em dia, então acho que é muito importante.

Eu tive problema de tendinite, sempre falo para o pessoal cuidar também da parte física. A gente trabalha ficando muito tempo sentado, jogando, e com certeza não é a melhor coisa pra nossa saúde. Então, procurar também fazer exercício físico e manter uma rotina, que é algo que influencia bastante dentro do jogo também”.

A importância do lado mental no mundo competitivo

Além de sua preparação diária, um jogador profissional precisa ter e desenvolver atributos que o ajudam a melhorar individualmente e coletivamente. Alguns pontos destacados são a velocidade de raciocínio, a comunicação com a equipe.

Herdsz também tocou no assunto do lado mental, sendo assim Carlos Soares pediu para Gustavo Herdina contar os detalhes do suporte e como influência nas competições de Rainbow 6. O jogador abriu o jogo e opinou que a maior parte das competições e do jogos são mentais e por isso o acompanhamento se torna importante:

80% do jogo é o mental. A skill bruta, todo mundo tem, entre aspas, até se você for em um Tier 2, times da Série B, eles também têm players muito bons individualmente. Mas acho que o mental  diferencia um cara mediano de um cara realmente bom, penso que o mental é totalmente importante dentro do game”.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: