Os videogames cativando um público em constante expansão devido à diversão que proporcionam. Subsequentemente, com a interseção entre o universo dos jogos eletrônicos e a tecnologia, surgiu uma nova modalidade esportiva, conhecida como os e-sports. Isso ocorreu após o lançamento de jogos como Valorant, Counter Strike, entre outros.

Neste cenário, os eventos que celebram esse mundo também cresceu, um deles é a Brasil Game Show, também chamada de BGS 2023. O Esportelândia realizou uma entrevista com Rodrigo De Carli, igualmente reconhecido como “F0rsaken”, profissional de Valorant e um dos principais nomes de conteúdo na área. O jogador compartilhou dicas valiosas para quem quer começar no mundo dos e-sports. Confira!

A Brasil Game Show 2023

A BGS desempenha o papel de principal exposição de jogos eletrônicos na América Latina, atraindo entusiastas de todas as partes do Brasil. Desde sua primeira edição em 2009, o evento estabeleceu-se como um dos mais destacados no panorama global. Além disso, a feira já coletou e distribuiu mais de 450 toneladas de mantimentos durante suas diversas realizações.

A 14ª versão da BGS ocorreu entre os dias 11 e 15 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Este acontecimento se configura como uma festa em homenagem ao universo dos videogames e oferece inúmeras atrações, como a presença de convidados estrangeiros, estreias, competições de e-sports e concursos de caracterização.

Os participantes têm a chance de testar jogos que ainda não foram lançados, experimentar simuladores de corrida, encontrar profissionais do mundo dos jogos eletrônicos e interagir com as principais empresas do setor. Também é proporcionado espaço para estúdios independentes.

O início de F0rsaken nos games e na produção de conteúdo

Com um grande destaque em jogos como Valorant e CS, Rodrigo De Carli se tornou um dos principais profissionais na criação de conteúdo e do entretenimento voltado para o mundo dos jogos virtuais. Desse modo, F0rsaken, seu nome no universo gamer, alcançou mais de 200 mil seguidores em suas plataformas digitais e sendo uma influência do e-sports.

Com toda a bagagem no meio virtual, Carlos Soares, repórter do Esportelândia, perguntou a Rodrigo De Carli sobre o início de sua caminhada, o interesse pelos mundo dos jogos eletrônicos. O criador de conteúdo creditou seu pai e sua irmão pela iniciação no meio: 

A primeira vez que eu joguei alguma coisa na minha vida, eu tinha uns três anos de idade. Minha irmã já jogava em casa, daí eu sempre estava perto, mas que eu comecei a jogar foi por ali, por causa do meu pai mesmo”.

Obviamente com o passar dos anos, F0rsaken se destacou muito ao joga Valorant, jogo de tiro criado pela Riot, e com isso sua fama como streamer só aumentou. Desse modo, Carlos Soares indagou o jogador sobre como foi feita a escolha pelo game:

Como eu joguei FPS muito tempo na minha vida, joguei CS, chegou em uma fase que eu estava meio enjoado. Daí como iria sair o Valorant, que é novo, eu falei: ‘pô, Riot é uma empresa conhecida e tudo mais, tem tudo pra ser sucesso que é hoje'. Aí eu comecei a fazer live e tudo mais e foi indo, aí estamos até hoje”.

A experiência na BGS 2023 e dicas para começar a criar conteúdo

Com o avanço do mundo online, a internet possibilitou a expansão do universo dos jogo eletrônicos e do e-sports. Desse modo, novas modalidades de carreiras e eventos para esse universo foram surgindo, dentre elas a BGS e a criação de conteúdo como streamer.

Neste sentido, a maior feira da América Latina pode proporcionar a primeira experiência das pessoas com o meio, além disso, o contato com referencias da área. Assim, ao ser questionado sobre o evento, F0rsaken destacou a interação e a importância de se passar o sentimento em relação ao meio:

Eu vejo muitos pais vindo com filho ou filha pequenos. Segunda BGS que eu venho, ano passado também foi estourado de gente, estão vindo cada vez mais pessoas. E é isso aí, eu gosto bastante de vir na BGS, é muito da hora de encontrar a galera”.

Por ser uma grande referência do meio de criação de conteúdo, a opinião de Rodrigo De Carli é sempre requisitada. Sendo assim, pelo seu currículo e bagagem nas plataforma digitais, Carlos Soares pediu para F0rsaken dar algumas dicas para o público que pretende começar na área. O profissional destacou a importância de não se pressionar e ir jogando:

A primeira coisa é aprender a gostar do jogo. Esquecer um pouco a ranqueada, tirar essa pressão nas costas de que tem que ser bom em uma semana. Só joga o jogo, eventualmente você vai melhorar e segue a vida. Mas tem que jogar bastante”.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: