Aos 38 anos, o paracanoísta Fernando Rufino é um dos principais nomes do esporte brasileiro. Conhecido como Cowboy, o atleta foi medalhista de ouro nas paraolimpíadas de Tóquio 2020/21.
Campeão mundial de canoagem, Rufino concedeu entrevista exclusiva ao Esportelândia durante evento que celebra a promoção do esporte, realizado na cidade de São Paulo, e falou sobre a disputa dos Jogos Olímpicos e a expectativa para Paris 2024.
Vaga nas Olimpíadas garantida para Fernando Rufino
No final de agosto, o Brasil se destacou no Campeonato Mundial de Canoagem Paralímpica, com uma impressionante dobradinha no pódio.
Fernando Rufino alcançou a conquista da medalha de ouro na categoria VL2M200m, realizada em Duisburg, na Alemanha.
Com isso, Cowboy garantiu uma vaga nas Olimpíadas de Paris, que acontecerá em 2024. O paratleta Fernando Rufino expressou sua emoção e contou ao Esportelândia um pouco da evolução da modalidade esportiva no mundo. Além disso, projetou uma progressão do Brasil na competição.
Se Deus quiser, faremos boas provas lá. Sinto a evolução do esporte; está mais difícil. Este mundial foi mais desafiador do que as Olimpíadas de Tóquio, e tenho certeza de que isso demonstra a evolução do esporte.
A emoção foi intensa. Sentimos na pele o que é ser um atleta de alto rendimento, com treinamento rigoroso e uma vida muito regrada.
Você ama outros esportes além de canoagem? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
Mente sã, corpo são
Ao ser questionado sobre o papel fundamental da psicologia no esporte, Fernando Rufino enfatizou a necessidade de não depender apenas da condição física na busca pelo sucesso.
O campeão mundial destacou a importância de contar com um psicólogo treinado para enfrentar as pressões e demandas que surgem na vida de um atleta.
O atleta é formado tanto pelo seu físico quanto pela sua mente. A parte física deve estar preparada e em sintonia com a parte psicológica.
Se o corpo está presente, mas a mente está em outro lugar, não haverá sucesso.
E muitas vezes, um atleta pode ser incrível nos treinos, mas se intimida durante a competição. Portanto, é essencial trabalhar a parte psicológica para obter um desempenho consistente.
Ver essa foto no Instagram
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Tudo sobre Canoagem: história, modalidades, provas e regras
- Evandilson Neto destaca início surpreendente na canoagem
- Filipe Vieira relata dificuldades na canoagem: “vendia rifa”
- Paris sofre com problema inusitado para Olimpíadas de 2024
- Brasil tem ‘novo Michael Phelps’ que está assombrando no Parapan 2023
Na realidade, não fui eu quem optou pelo jornalismo, mas sim foi o jornalismo que me escolheu. Sem sombra de dúvidas, essa profissão é como um vasto oceano a ser explorado em suas profundezas; somente assim é possível compreender e apreciar toda a sua magnitude.